62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E EDUCAÇÃO SOCIAL: REFLEXÕES, APONTAMENTOS E DEBATES
Renner Arnour de Souza Oliveira 1
Jadiel de oliveira Soares 1
Marcos Augusto Bezerra Gadelha 1
Vander Luis de Araújo Bezerra 1
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares 1
1. IFRN-MACAU
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa tem o objetivo de investigar sobre formação de professores na perspectiva da educação social, mas especificamente, os saberes emancipatórios necessários para o enfrentamento pedagógico de espaços escolares e não-escolares que constituem-se em conhecimentos transversais nos processos de ensino-aprendizagem. Essa temática tem-se desvelado relevante notadamente em função dos contextos desenfreados de exclusão social que se observa no capitalismo contemporâneo. A importância do estudo sobre essa temática se refere ao fato de que a escola regular tem, historicamente, desenvolvido a cultura do "saber tradicional" em detrimento da construção do "saber e do fazer emancipatórios". Essa pesquisa aponta para a necessidade de compreender os conteúdos sociológicos, antropológicos, filosóficos, histórico, psicológicos e políticos inerentes a formação de atores sociais sujeitos de sua práxis e autonomia nas práticas sociais.

METODOLOGIA:

A referida pesquisa está vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUAGENS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL (GELFOPIS), certificado pelo CNPQ, formação Inclusão social do IFRN. Para consubstanciar a investigação, utilizou-se metodologicamente de procedimentos como a pesquisa bibliográfica, a análise documental, a pesquisa virtual e pesquisa de campo. O campo empírico privilegiado foi o curso de Biologia do Campus IFRN-Macau. Os sujeitos colaboradores foram quatro professores que lecionam disciplinas no contexto dos fundamentos curriculares.

RESULTADOS:

Considerando a formação docente na perspectiva da educação social tem-se o pensamento de FREIRE e MATURANA como filosofia embasadora. O processo de formação humana, ou de hominização, como diria Paulo Freire, é de natureza social e sofre interferência das condições existenciais que demarcam os aspectos materiais, subjetivos, culturais, históricas, entre outros, em que homens e mulheres se constituem humanos. Tomamos dentre as muitas concepções de educação que simpatizamos o pensamento de Humberto Maturana (1999), em que a educação é percebida como um processo de interação que ocorre o tempo todo, confirmando o conviver em sociedade e ressaltando seus efeitos de longa duração, suas características conservadoras, além de sua constituição como via de mão dupla onde quem educa é, ao mesmo tempo, educado, como propõe a Pedagogia Freireana. Isso implica em uma temática ampla, para além da instituição escola, e a contextualiza no âmbito das práticas educativas sobre as quais nos referimos.

CONCLUSÃO:

Constatou-se no escopo do curso de Biologia do campus Macau que a pesquisa sobre os saberes e os processos da Formação Profissional docente e da Educação Social (escolar e não-escolar) no sentido de pensar conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais para a formação cidadã nas diferentes modalidades de ensino (EJA, Cursos de Licenciatura, Ensino Médio, Educação Básica), tem sido desenvolvida. Entendemos que esse encaminhamento é necessário, para fomentar debates emancipatórios na estrutura curricular do curso de licenciatura. A investigação, portanto sobre Formação Profissional docente e Educação Social favorece as contribuições para o processo formativo do curso de licenciatura em Biologia no IFRN-Macau, assim como no atendimento da Educação Básica da Rede Municipal desse município, ampliando o alcance das estratégias formativas das práticas pedagógicas desse Instituto Federal de Ensino em função de desvelar a necessidade de teorias e práticas que tornem possível uma Educação que potencialize o Desenvolvimento Humano na realidade local de Macau-RN.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Formação docente, Educação social, Formação para a emancipação.