62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
A CONCEPÇÃO DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DE SÃO LUÍS - MA SOBRE O ENSINO DE FÍSICA, PESQUISADA DURANTE A SNCT 2009.
Jailton Romão Viana 1
Antonio José Silva Oliveira 1, 2
Antonio Pinto Neto 1, 3
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO (UFMA), DEPARTAMENTO DE FÍSICA (DEFIS)
2. Co- Orientador
3. Orientador
INTRODUÇÃO:
Quando falamos de Física vemos que em grande parte dos alunos do Ensino Fundamental e Médio assustam-se ao ouvir este nome, pois os mesmos consideram a disciplina como um conjunto de fórmulas matemáticas que se deve decorar para que possa atingir média suficiente para sua aprovação. Com isso, os alunos não conseguem associar os conceitos físicos com os fenômenos que ocorrem no dia-a-dia, principalmente com as tecnologias do mundo moderno. Essa dissociação torna os conteúdos da disciplina extremamente chatos, desestimulando o interesse dos alunos, transformando essa matéria na grande vilã dos estudantes, ocasionando um grande número de reprovações. O presente trabalho tem como objetivo realizar um estudo a respeito das concepções de alunos do Ensino Fundamenta e Médio do Município de São Luís - MA sobre como a disciplina de Física ministrada nas escolas.
METODOLOGIA:
Os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET) de Física da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em conjunto com o Laboratório de Divulgação Científica (LDC) "Ilha da Ciência" demonstravam experimentalmente fenômenos e princípios físico por meio de utilização de equipamentos que se encontravam em exposição na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) 2009 no município de São Luís - MA. Após as demonstrações foram aplicados questionários de caráter subjetivo aos alunos do Ensino Fundamental e Médio que se dispuseram a responder. Tivemos a participação de 56 alunos com nível de escolaridade variando entre a 8ª serie do Ensino Fundamental (atual 9º ano) ao 3º ano do Ensino Médio, com idade entre 14 e 21 anos. As perguntas realizadas no questionário foram; 1) Você gosta de estudar Física? Por quê?; 2) O que a Física estuda?; 3) Qual a importância da Física no seu dia-a-dia?; 4) O que seu professor deveria fazer para tornar as aulas de Física mais interessantes?; 5) O que achou dos experimentos aqui demonstrados?; 6) Qual a relação entre a Física e a tecnologia? É importante ressaltar que as perguntas elaboradas de forma subjetiva de modo que fosse possível a análise do nível de expressão escrita dos alunos.
RESULTADOS:
Na primeira pergunta, a maioria dos alunos responderam que gostam de Física, colocando-a como uma disciplina interessante e que possibilita o entendimento de fenômenos naturais; já os alunos que responderam que não gostam de Física alegaram o fato de que a disciplina utiliza-se de muitos cálculos e fórmula matemáticas complicadas. Na segunda pergunta, muitos disseram que a Física estuda fenômenos físicos e/ou naturais. Algumas respostas chamaram a atenção pelo fato de associarem a Física apenas ao estudo dos movimentos. O preocupante nisto é que essas respostas foram dadas por alunos do primeiro ano do Ensino Médio. Isto nos leva a crer que eles passam o ano todo estudando apenas a cinemática. A terceira questão obteve respostas mais preocupantes, pois alguns alunos afirmaram que a Física não tem nenhuma importância no seu dia-a-dia; outros disseram que servem apenas para passarem no vestibular. O que chama a atenção nestas respostas é que foram dadas por alunos do terceiro ano do Ensino Médio, que deveriam, em tese, ter um maior conhecimento acerca da importância da Física. Na quarta questão, grande parte dos alunos alegaram a falta de aulas prática, experimentos e/ou uso de laboratório que demonstrassem a veracidade das teorias apresentadas nas aulas. Essa ausência acontece devido a inexistência de laboratórios de Física na grande maioria das escolas de São Luís e, as poucas que possuem, os professores não os utiliza, trabalhando apenas os conteúdos teóricas. Na quinta questão, a maioria dos alunos acharam interessantes os experimentos demonstrados no evento, mas poucos deram respostas criativas em relação a sua importância. A sexta questão chama a atenção pelo fato de que muitos dos alunos não sabem a relação da Física com a tecnologia, nem o impacto que isso tem em sua vida.
CONCLUSÃO:
Com esta pesquisa podemos concluir que muitos dos alunos não gostam de Física pelo fato de envolver cálculos e fórmulas matemáticas. Vale ressaltar a falta de associação entre os conceitos e princípios da Física com a tecnologia e o cotidiano do aluno. Para alguns alunos, a educação no Ensino Médio de hoje visa mais a entrada na faculdade do que uma formação de cidadão ativo na sociedade. Esta pesquisa proporcionou também uma análise na expressão escrita dos alunos. Percebemos que o nível está muito fraco, pois há muito erros ortográficos, além das concordâncias nominais e verbais. Isso é preocupante, pois a linguagem escrita é ensinada deste as primeiras séries da educação. A utilização de experimentos didáticos auxilia no Ensino de Física, pois desperta o interesse e a curiosidade dos alunos no assunto. Isso pode ser observado tanto nas respostas dos questionários quanto no interesse demonstrado pelos alunos em compreender as leis e princípios da Física utilizados nos experimentos apresentados durante o evento.
Instituição de Fomento: UFMA, Sesu/Mec (PET)
Palavras-chave: Ensino Fundamental e Médio, Concepção de Alunos, Ensino de Física.