62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSAGENS DE SULFATO DE AMÔNIO NO TEOR DE MACRONUTRIENTES NA CULTURA DO MAMOEIRO (Carica papaya L.), CULTIVAR GOLDEN.
Klebson Santos Brito 1
Adriano Barboza Moura 1
Guilherme Bastos Lyra 1
Gilson Moura Filho 1
Marcos Antônio Liodorio dos Santos 1
Anderson Ravanny de Andrade Gomes 1
1. CECA - UFAL
INTRODUÇÃO:
A produção de frutas tropicais no Brasil tem um destaque no cenário, com o mamão ocupando o quarto lugar na produção de fruteiras no país (2005). Mesmo com produtividade alta, a produção de mamão no Brasil ainda não atingiu seu máximo potencial produtivo físico e econômico, devido a fatores como irregularidades de chuvas em determinadas regiões, manejo inadequado e desconhecimento ou falta de informação a respeito de irrigação e adubação nesta cultura. Apesar da grande maioria das lavouras comercias serem irrigadas e adubadas, existe a necessidade de informação a respeito da demanda de água e nutrientes na cultura do mamão, seu efeito na produtividade e a viabilidade do investimento empregado. O conhecimento da variação de níveis de macronutrientes durante o crescimento do mamão mostra indicações a respeito do nível crítico destes nutrientes e conseqüentemente interferindo no nível final de produtividade. O objetivo desse trabalho foi acompanhar os níveis de macronutrientes do pecíolo do mamoeiro Golden desde o início do plantio até a colheita em função de quatro doses de sulfato de amônio.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Fazenda Caliman Agrícola S.A., localizada no município de Linhares, Espírito Santo. No período de 20/10/04 a 30/06/06. O espaçamento foi de 3,6 X 2,0 X 1,8m. Aplicou-se o delineamento estatístico, em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, sendo quatro doses de sulfato de amônio (99, 188, 288, 377 kg ha-1), nas parcelas, e três épocas de amostragem foliar (início, pico e final de produção). O experimento foi irrigado durante o período experimental com cinco lâminas diferentes, a lâmina que apresentou melhor produtividade foi a referente à evapotranspiração de 1,1 da ETo. Dentro dessa lamina foi analisada cada dosagem de sulfato de amônio. Foram coletadas amostras de pecíolo em três períodos (inicio do ciclo produtivo, máxima produtividade e final do experimento) 22/07/05, 03/01/06 e 20/06/06, respectivamente, para a determinação dos teores de macronutrientes no pecíolo (N, P, K, Ca, Mg e S). A análise estatística incluiu a análise de variância (p<0,05) e de regressão linear entre os macronutrientes e as doses de sulfato de amônio aplicadas.
RESULTADOS:
A máxima produtividade física foi igual a 94,83 t ha-1, com lâmina máxima de 1549,83 mm em vinte meses de experimento. Fez-se a regressão linear da relação entre as dosagens de sulfato de amônio e cada um dos macronutrientes utilizados neste estudo (N, P, K, Ca, Mg e S). Pode-se afirmar que nenhum desses macronutrientes se ajustaram ao modelo utilizado à 5% de probabilidade de erro.
CONCLUSÃO:
Conclui-se que não houve interação entre as dosagens de sulfato de amônio e os macronutrientes em questão. Os modelos não obtiveram ajustes significativos (p <0,05).
Instituição de Fomento: FINEP/ UENF
Palavras-chave: Macronutrientes, Mamoeiro, Produtividade.