62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
FORMAÇÃO DOCENTE E GESTÃO DEMOCRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A FORMAÇÃO DO IFRN E DA ESCOLA DA REDE ESTADUAL DE MACAU-RN
Leandro Gregório do Nascimento 1
Arildo de Mendonça Paulo 1
Erivan Beserra de Arruda 1
Hosana Maria de Sousa Cunha 1
Júlio César Ferreira de Santana 1
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares 1
1. IFRN-MACAU
INTRODUÇÃO:

A pesquisa aborda a temática da formação de professores e de gestores, expressa pela política de formação docente da licenciatura em Biologia operacionalizada pelo IFRN, no Campus de Macau e cujo objetivo consiste em promover reflexões e apontar alternativas teóricas e práticas para a ampliação da atuação profissional dos cursos de licenciatura, realçando a atuação nas atividades da gestão escolar no contexto das Práticas escolares.

METODOLOGIA:

A pesquisa está vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUAGENS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL (GELFOPIS), certificado pelo CNPQ, juntamente à linha de pesquisa formação docente profissional e inclusão social do IFRN. Metodologicamente, fez-se uso de procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental e pesquisa virtual. Na análise dos dados, delineou-se um quadro geral sobre as práticas de formação docente e de gestão democrática no Brasil até focalizar as mesmas no âmbito do IFRN em Macau-RN e da escola campo de investigação. O campo empírico foi a Escola Estadual Clara Tetéo, localizada no município onde se encontra o IFRN. Os sujeitos colaboradores do estudo foram duas professoras na área da Biologia da Escola citada e os alunos da turma do segundo período do curso de Biologia do IFRN em Macau-RN.  

RESULTADOS:

A literatura crítica (DEMO, FRIGOTO, CABRAL NETO) das políticas educacionais e da formação do professor assinalam que as mudanças que vêm sendo implementadas nas políticas educacionais brasileiras são orientadas pelo ideário neoliberal. Nesse contexto de reformas, em que o Estado descentraliza poderes e encargos das esferas centrais de poder para as locais, torna-se necessário fazer com que a escola assuma uma relativa autonomia e se responsabilize pelos resultados que vier a obter. No nosso entendimento as oportunidades de formação docente precisam focar os princípios da descentralização, autonomia e participação enquanto construções escolares, para além de serem demandas enaltecidas por uma exigência legal. Isso é o que verdadeiramente fomentará o envolvimento da comunidade, notadamente dos professores, nas tomadas de decisão, na definição e efetivação do horizonte político e pedagógico sobre as quais estarão pautadas as ações educativas desenvolvidas na unidade de ensino.

 

CONCLUSÃO:

Como resultados, esboçou-se um quadro geral sobre as disciplinas curriculares do IFRN na licenciatura de biologia: prática de ensino, políticas educacionais, filosofia, história e sociologia, relevantes para a organização do pensamento democrático e para a vivencia da gestão democrática escolar, identificando suas possibilidades e limites no que concerne a formação profissional de professores biólogos. A partir da investigação realizada, construiu-se um desenho curricular das disciplinas em questão, focalizando, inclusive, os aspectos organizacionais do seu funcionamento destas disciplinas. Constatou-se, que a presença das disciplinas mencionadas no currículo do curso de Biologia no IFRN, configuram-se pela forma interdisciplinar e tem sido mediada em função da parceria com a escola Clara Tetéu por meio do programa PIBID-CAPES, tornando-se forte essa oportunidade de formação. Diferentemente da lógica tradicional de formação permeada por pontos fracos em sua operacionalização de formação docente no cenário nacional neoliberal devido às próprias fragilidades da estrutura organizacional, pedagógicas, institucionais e financeiras ocorrentes.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Políticas Educacionais, Formação docente, Gestão democrática.