62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 5. Direito - 2. Direito Ambiental
MUDANÇAS CLIMÁTICAS: UMA ANÁLISE SOBRE ATRIBUIÇÃO DA RESPONSABILIDADE PELO AQUECIMENTO GLOBAL
Martasus Gonçalves Almeida 2, 1
Germana Parente Neiva Belchior 2, 1
1. Faculdade Christus
2. Projeto Casadinho (CNPQ-UFC-UFSC)
INTRODUÇÃO:
As mudanças climáticas que assolam o Planeta já é uma realidade indiscutível nas sociedades internacionais. O ponto divergente, entretanto, é sobre qual a dimensão do impacto negativo no meio ambiente que o aquecimento global está ocasionando na qualidade de vida não apenas do ser humano, mas de todos os seres vivos. A crise ambiental que se estruturou ao longo dos anos acarreta um comprometimento com a própria sobrevivência humana, formando o que o alemão Beck denomina de sociedade de risco. Dessa forma, medidas preventivas e precaucionais, quanto à elevação da temperatura mundial, devem ser almejadas e realizadas solidariamente pelo ser humano. Com base em tal entendimento, o objetivo deste trabalho consiste em investigar se o público alvo da pesquisa atribui a responsabilidade do crescente aquecimento global às atitudes pessoais ou se referidas mudanças climáticas são decorrentes de fatores naturais do meio ambiente.
METODOLOGIA:
A metodologia utilizada, inicialmente, foi uma pesquisa bibliográfica, descritiva e exploratória, para verificar os resultados já publicados sobre o tema, no intuito de compará-los com os obtidos com o público pesquisado e verificar possíveis mudanças no comportamento socioambiental do ser humano no que concerne ao tema proposto. A pesquisa de campo foi realizada em uma Instituição de Ensino Superior (IES) particular de Fortaleza, capital do Ceará, com a aplicação de um questionário estruturado entre os funcionários, os alunos e os professores dessa rede de ensino. Ressalta-se que a IES possui duas sedes, mas as respostas obtidas foi a da Dom Luis, que engloba os cursos de Direito, Ciências Contábeis, Sistema de Informações e Administração. A aplicação dos questionários teve início em 29 de outubro de 2009 a 30 de novembro do mesmo ano, resultando em 156 entrevistados, dos quais 154 responderam a pergunta direcionada ao tema que foi: "Você acredita que as constantes mudanças climáticas e o aquecimento global ocorrem por: a) ações da própria natureza, b) ações exclusivas do homem, c) ações conjuntas do homem e da natureza, d) não faço a menor ideia."
RESULTADOS:
Do total de entrevistados, 60% do sexo feminino e 40% do masculino, apenas dois se abstiveram de responder a pergunta pontual ao tema. Sessenta e quatro por cento dos entrevistados atribuíram a responsabilidade do aquecimento global e das mudanças climáticas que assolam o planeta a fatos ocasionados por atitudes nocivas do homem em concordância com as alterações ambientais, oriundas da própria natureza. Insta ressaltar que, nas demais perguntas realizadas, verifica-se que há o interesse em amenizar a crise ambiental, ora existente, como forma de garantir uma melhor qualidade de vida para as gerações futuras e as atuais, por ações conjuntas dos Estados, da sociedade e das organizações de proteção ao meio ambiente. Comparativamente, com o estudo bibliográfico realizado, comprova-se uma divergência dos resultados, haja vista as pesquisas anteriormente publicadas nos meios científicos atribuírem a ação exclusiva do homem, como o principal responsável pelas modificações climáticas que ocasionam a elevação da temperatura global.
CONCLUSÃO:
Extrai-se da pesquisa de campo realizada em uma IES particular de Fortaleza que o aquecimento global, como fenômeno das mudanças climáticas mundiais, consiste em uma responsabilidade reflexiva, ou seja, do homem, como titular do direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado e sujeito ativo do dever de protegê-lo dignamente, e da natureza, que, com o decorrer das constantes nocividades sofridas, eleva a temperatura mundial, ocasionando o fenômeno do aquecimento global. A matriz das mudanças climáticas é fruto do descaso do homem em relação ao meio ambiente, o que só fortalece a necessidade de uma ética ambiental galgada em um dever moral de preservação do meio ambiente.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Crise ambiental , Mudanças climáticas, Aquecimento global.