62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
"To be or not to be", VIAJANDO PELO MUNDO DE SHAKESPEARE NUMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR.
Klenie Syanra Ramos da Silva 1
Astrid Lídia Santiago 1
Paulo Henrique Amorim França 1
Mônica Medeiros de Albuquerque e Mello 1
1. Escola de Referência em Ensino Médio Ginásio Pernambucano (EREMGP)
INTRODUÇÃO:

Frente à grande contribuição e importância que William Shakespeare deu a Literatura Inglesa no séc. XVI, e o sucesso de suas obras em todo o mundo, é sabido que o aluno de Ensino Fundamental e Médio, principalmente de escolas públicas, não tem conhecimento nem acesso às obras do escritor. Além disso, o número reduzido de carga horária de Língua Inglesa nas escolas e a falta de recursos didáticos adequados impedem que tal estudo seja abordado, e o aluno (talvez) só terá acesso ao mundo de Shakespeare nos cursos universitários de línguas e especializações. Assim, reconheceu-se a necessidade de propor um estudo da temática, através da Parte Diversificada do Currículo, a fim de explorarmos a vida e obra do escritor inglês, bem como sugerir reflexões e relação de identidade de cada indivíduo com as personagens, num paralelo entre a literatura no séc. XVI, retratada por Shakespeare, à nossa realidade atual em forma de teatro num estudo interdisciplinar feito entre Língua Inglesa, Literatura, Arte, História, Filosofia e Sociologia.

METODOLOGIA:

O trabalho foi desenvolvido com alunos do 2º Ano do Ensino Médio, cuja apresentação do tema à turma foi através de uma dinâmica de socialização e, em seguida, a sequência das seguintes atividades: Breve explanação sobre a literatura inglesa no séc. XVI; pesquisa na Internet sobre a biografia de William Shakespeare (sua origem, principais obras, seus gêneros literários, seus amigos, curiosidades sobre sua vida, sua contribuição para o teatro inglês da época, etc.); socialização das pesquisas para o grande grupo, com trocas de informações e debates; assistir ao filme: Shakespeare Apaixonado (ou Elizabeth), fazendo observações sobre os costumes da época e conhecendo mais o autor através de um paralelo entre a pesquisa e o filme; divisão de grupos para pesquisa e leitura de algumas obras: Romeu e Julieta, Hamlet, Otelo, Sonhos de uma Noite de Verão, A megera Indomável, etc.; análise e debate de obras a partir de filmes assistidos pelo grande grupo; apresentação de seminários sobre as obras estudadas; resumo e elaboração de uma peça teatral em Língua Inglesa, sobre uma obra de Shakespeare escolhida pela turma; confecção de folder propaganda sobre a peça a ser apresentada; apresentação da peça teatral "Romeu and Juliet".

RESULTADOS:

Com as atividades de leitura e pesquisas na internet sobre as obras, foi observado no educando o prazer não só de ler e conhecer um dos maiores autores de todos os tempos, como explorar os conflitos da alma com profunda sensibilidade, através da reflexão e relação com as personagens, permeando e solidificando sempre as premissas estabelecidas na Proposta Pedagógica da Escola: os quatro pilares propostos - aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. Também é importante destacar que todo o desenvolvimento do trabalho procurou contemplar a vivência da interdisciplinaridade entre as disciplinas acima citadas, garantindo a contextualização. Além disso, o desenvolvimento das habilidades lingüísticas em LI, através da oralidade, promoveu a possibilidade dos estudantes de ingresso no programa "ACCESS TO THE FUTURE", desenvolvido em parceria com o Consulado Americano e a ABA (Associação Brasil América)

CONCLUSÃO:

Além de ter sido feita uma análise da vida e obra de William Shakespeare, destacando sua importância para a Literatura Inglesa do Séc. XVI, e na divulgação dessa produção para o mundo, relacionando-a à literatura mundial e ao desenvolvimento do senso estético, também foi contemplado o estudo do estilo do autor por determinados gêneros literários (drama e comédia),  e sua influência na atualidade. Além disso, foi possível promover a experiência de trabalhar interagindo e, de forma contextualizada, com outras disciplinas na Parte Diversificada, contribuindo para a formação de valores éticos e filosóficos acerca dos temas das peças estudadas (Hamlet, Otelo, etc), bem como a representação da vida social na arte. 

 

Palavras-chave: Língua, Arte, Interdisciplinaridade.