62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 10. Geociências
CÁLCULO DO ÍNDICE DE VEGETAÇÃO PARA O MUNICÍPIO DE OROCÓ-PE
Bruna Patrícia Barbosa de Alencar 1
Annelise da Silva Lopes 1
Ivaldo Rodrigues de Araujo 1
Hernande Pereira da Silva 2
Hilo Douglas Bezerra da Silva 3
1. Curso de Tecnologia em Gestão Ambiental/IFPE (Bolsistas)
2. Prof. DSc. Departamento de Meio Ambiente, Saúde e Segurança /IFPE (Orientador)
3. Engenheiro Agrícola e Ambiental formado pela UFRPE (Pesquisador)
INTRODUÇÃO:

A vegetação é um fator de extrema importância para o ecossistema, pois dependo do adensamento vegetacional de uma região o seu índice pluviométrico será maior e regular e com uma boa cobertura vegetal o solo torna-se menos susceptível a erosão. Diante disso, a realização do cálculo de NDVI (Índice de Vegetação por Diferença Normalizada) utilizando técnicas de sensoriamento remoto oferecerá um parâmetro da cobertura vegetal para o município de Orocó localizado no Estado de Pernambuco, que possui como vegetação predominante a caatinga Hiperxerófila com trechos de Floresta Caducifólia. A técnica do sensoriamento remoto aparece como uma tecnologia que permite a realização de levantamentos a custos relativamente baixos, minimizando a quantidade de trabalho de campo e fornecendo dados com maior rapidez. O NDVI identifica a presença de vegetação na superfície terrestre e caracteriza sua distribuição espacial. Segundo Tucker (1979) o NDVI é um modelo numérico, linear ou não, que guarda uma relação direta e satisfatória com a fitomassa foliar verde. Com isso, este trabalho tem os objetivos de calcular o índice de vegetação aplicando técnicas de tratamento de imagens e geoprocessamento no município de Orocó-PE e de realizar a aplicação de tal procedimento no software SPRING 4.3.3.

METODOLOGIA:

Inicialmente foi obtida a imagem no GEOSERE/UFRPE do satélite LANDSAT 5 no site do INPE. A imagem é do mês de setembro de 2009. Esta data foi escolhida por causa da realização de uma análise recente da cobertura vegetal e por apresentar baixa cobertura de nuvens o que permitiu maior clareza durante a interpretação da imagem de NDVI. Depois de obtida a imagem ela foi importada para o software SPRING 4.3.3 onde foi criado um projeto, banco de dados, planos de informação referentes às categorias "imagem", "Numérico", "Temático" e do tipo shapefile. O arquivo shape correspondente a delimitação do município de Orocó e foi usado para que fosse feito o recorte da imagem, eliminando as áreas que não interessavam ao estudo e o mesmo foi importado do ZAPE (2001). A imagem foi tratada com a uma correção radiométrica aos canais R4-G3-B2, através da opção de contrastes do SPRING nos valores máximos e mínimos, em seguida com o resultado do tratamento, o cálculo do NDVI foi realizado com duas rotinas de programação em LEGAL previamente criadas. A primeira de valores numéricos que se apresentam em uma escala de medida linear entre -1 e 1. A segunda de fatiamento onde os valores numéricos de cada pixel foram relacionados a cores previamente definidas para cada faixa dos valores de NDVI.

RESULTADOS:

O resultado para o cálculo do índice de vegetação demonstrou valores compreendidos entre -1 e -0.2 para corpos d'água; já aqueles com valores compreendidos entre -0.2 e -0.1 representavam nuvens; valores entre -0.1 e 0.07 foram para áreas sem vegetação; valores entre 0.07 e 0.11 foram relacionados as áreas inférteis (vegetação verde muito esparsa), cobertura não sadia ou sobre algum déficit hídrico; e os valores variando entre 0.11 e 1 indicavam um valor crescente do  índice de vegetação. Os valores relacionados à vegetação corroboraram com período da imagem que é do mês de setembro, ou seja, de estiagem, sem interferência pluviométrica. Pois interferiria no resultado final, já que com a influência da água a vegetação tende a ser mais densa, o que pode não caracterizar uma realidade exata de biomassa. Diante disso, a distribuição espacial da vegetação para o município de Orocó apresenta-se concentrada e com pouca incidência o que pode levar a um processo de empobrecimento do solo e de erosões.

CONCLUSÃO:

De uma forma geral, a utilização da programação LEGAL no SPRING se mostrou satisfatória para a realização do presente estudo, por facilitar o processo de cálculo do NDVI uma vez que foram criadas rotinas de programação que reduziram o número de atividades a serem executadas. A utilização da imagem do satélite TM/Landsat 5 também se mostrou eficaz quanto a geração do mapa de NDVI, desde que sejam feitas as devidas correções radiométricas.

Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq; Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco - IFPE
Palavras-chave: Orocó, Spring, NDVI.