62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 3. Fisiologia Vegetal
INFLUÊNCIA DE DIFERENTES DOSAGENS DE SULFATO DE AMÔNIO NO TEOR DE MICRONUTRIENTES NA CULTURA DO MAMOEIRO (Carica papaya L.), CULTIVAR GOLDEN.
Klebson Santos Brito 1
Adriano Barboza Moura 1
Guilherme Bastos Lyra 1
Gilson Moura Filho 1
Marlon da Silva 1
Adolpho Emanuel Quintela da Rocha 1
1. CECA - UFAL
INTRODUÇÃO:
O mamão vem ocupando o quarto lugar na produção de frutos tropicais do Brasil (2005). Mesmo alcançando esse patamar, a cultura de mamão ainda encontra várias dificuldades para atingir o seu potencial máximo de produção, devido a fatores como irregularidades de chuvas em diversas regiões, manejo incorreto e o desconhecimento de técnicas de cultivo como irrigação e adubação. Há uma necessidade de se conhecer a demanda hídrica e nutricional da cultura, sendo assim possível melhorar a produtividade e assim reduzir custos. O conhecimento do teor de micronutrientes e sua variação ao longo do crescimento do mamoeiro são extremamente importantes, pois possibilitam estimar a demanda de cada micronutriente nas diversas fases do ciclo de desenvolvimento do mamoeiro, assim podendo estimar o nível crítico de cada elemento em questão. O objetivo desse trabalho foi avaliar os níveis de micronutrientes do pecíolo do mamoeiro Golden desde o início do plantio até a colheita em função de quatro doses de sulfato de amônio.
METODOLOGIA:
O experimento foi realizado na Fazenda Caliman Agrícola S.A., localizada no município de Linhares, Espírito Santo, no período de 20/10/04 a 30/06/06. O espaçamento foi de 3,6 X 2,0 X 1,8m. Aplicou-se o delineamento estatístico, em blocos casualizados, em esquema de parcelas subdivididas, sendo quatro doses de sulfato de amônio (99, 188, 288, 377 kg ha-1), nas parcelas, e três épocas de amostragem foliar (início, pico e final de produção). O experimento foi irrigado durante o período experimental com cinco lâminas diferentes. A lâmina que apresentou melhor produtividade foi a referente à evapotranspiração de 1,1 da ETo. Dentro dessa lamina foram analisadas as quatro doses de sulfato de amônio. Foram coletadas amostras de pecíolo em três períodos (inicio do ciclo produtivo, máxima produtividade e final do experimento) 22/07/05, 03/01/06 e 20/06/06, respectivamente, para a determinação dos teores de micronutrientes no pecíolo (Fe, Mn, Zn, Cu e B). A análise estatística incluiu a análise de variância (p<0,05) e de regressão linear entre os micronutrientes e as doses de sulfato de amônio aplicadas.
RESULTADOS:
A máxima produtividade física foi igual a 94,83 t ha-1, com lâmina máxima de 1549,83 mm em vinte meses de experimento. Fez-se a regressão linear da relação entre as dosagens de sulfato de amônio e cada um dos micronutrientes utilizados neste estudo (Fe, Mn, Zn, Cu e B). O Cu se ajustou ao modelo ao nível de 5% de probabilidade de erro, em que os coeficientes de ajuste foram significativos (p<0,05).
CONCLUSÃO:
Conclui-se que não houve interação entre as dosagens de sulfato de amônio e os micronutrientes em questão, com exceção do Cu, que teve uma interação significativa, ao modelo (p <0,05) no final da produção.
Instituição de Fomento: FINEP/ UENF
Palavras-chave: Micronutrientes, Mamoeiro, Produtividade.