62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
AULAS INTERDISCIPLINARES NO ENSINO DE FÍSICA: COMO A FÍSICA DA AUDIÇÃO HUMANA PODE BENEFICIAR O APRENDIZADO DO ALUNO DO ENSINO MÉDIO?
Mannoella de Araújo Neves 1
Manoela Franco da Silva 1
1. Instituto Federal do Pará
INTRODUÇÃO:
Este trabalho é parte integrante das atividades do Projeto "Ciências em Ação" (PIBID/CAPES), que desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão, sendo o presente trabalho uma atividade de pesquisa em ensino de física, realizado em uma escola pública da rede federal em Belém-PA. Essa pesquisa foi realizada com base no artigo "Física: Som e Audição Humana" de Laura Rita Ruia (UFRGS) e Maria Helena Steffanib (UFRGS), através do qual desenvolvemos um trabalho buscando melhorar o rendimento escolar dos alunos que possuem dificuldades em aprender física. Relacionamos a física com a biologia para que o aluno perceba que o conteúdo estudado tem sua relevância, o que geralmente não é percebido por parte do aluno. A acústica possui aplicações na biologia do funcionamento do aparelho auditivo, o que leva a aprender mais sobre o funcionamento da audição humana. O objetivo desse trabalho é mostrar a importância da interdisciplinaridade para o aprendizado de Física. Esta disciplina geralmente apresenta-se como uma matéria que exige muita matemática e pouco se relaciona com outras disciplinas ou com o cotidiano dos alunos. Essa concepção pode e deve ser mudada. Existem infinitas formas de abordar conteúdos de física e o desenvolvimento desse trabalho é uma delas.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado com as turmas de segundo ano do ensino médio. Cerca de 40 alunos participaram. A aula foi realizada na sala do laboratório de física, os recursos foram o quadro magnético e o data show com a apresentação da aula em slides. Adotamos como metodologia aulas teóricas com conceitos físicos e posteriormente explicamos o funcionamento biológico do aparelho auditivo fazendo com que o aluno identificasse o fenômeno físico relacionado ao conceito biológico estudado. Foram abordados os seguintes tópicos: produção e propagação do som, características físicas do som, som não audível, reflexão sonora, refração, difração, efeito Doppler e qualidades fisiológicas do som. A aula foi dividida em dois momentos: No primeiro foram apresentados os conceitos físicos do som (acústica) e no segundo momento identificamos esses conceitos ao longo do caminho do ato de escutar.
RESULTADOS:
Foi possível perceber o quanto os alunos obtiveram a compreensão do assunto ao relacionar a física com a biologia do aparelho auditivo. Em aulas anteriores a essa poucos alunos participavam ou questionavam sobre o assunto estudado. Durante a aula interdisciplinar observamos que a maior parte dos alunos participou significativamente. Outro fator importante que percebemos foi o grande interesse por parte dos alunos e a curiosidade que a aula despertou neles ao relacionarmos as duas disciplinas.
CONCLUSÃO:
De acordo com a análise da avaliação em sala (durante o desenvolvimento da aula), concluímos que os estudantes que participaram obtiveram um aprendizado mais efetivo do que os demais estudantes. Isso pode ser explicado pela idéia de que a maioria dos estudantes do ensino médio não está muito interessada em áreas como a física. Geralmente os alunos preferem a área biológica. A partir disso, ao relacionar física com a biologia da audição, mostramos aos alunos a integração que há entre essas áreas do conhecimento. Esse recurso foi capaz de despertar o interesse dos alunos em aprender física. Pudemos verificar que a relação da física com a biologia é um recurso didático que contribui para a melhoria da prática docente no ensino médio.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade, Som, Audição.