62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
SABERES E PRÁTICAS DOCENTES: O PROGRAMA PIBID-CAPES E A FORMAÇÃO DOCENTE NA PERSPECTIVA DA FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM MACAU-RN
Shefma Andreza Matias Paulo 1
Elaine Cristina Pinheiro da Silva 1
Jane Cléia Oliveira Evangelista 1
Jéssica Nayane Gomes de Sousa 1
Maria de Jesus Lins de Melo 1
Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares 1
1. IFRN - MACAU
INTRODUÇÃO:

A presente pesquisa investiga sobre os saberes e as práticas de ensino na oportunidade de cursos de formação inicial de professores. Sendo assim, tem o fito de analisar o aporte teórico que investiga sobre a formação docente profissional e, em seguida, sistematizar uma proposta curricular de formação inicial para o professor realçando saberes, conceitos, fundamentos, princípios e objetivos, que enfatizam as atividades de ensino, pesquisa, extensão, reflexão, flexibilidade e crítica, enquanto princípios viabilizadores da formação profissional docente. Para tanto, faz o estudo extensivo a realidade do Curso de Licenciatura em Biologia no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN, mas especificamente, no campus Macau-RN. A importância do estudo sobre essa temática se refere ao fato de que em sintonia com o pensamento da formação docente ancorada nos preceitos da integração teoria-prática, reflete-se o modelo metodológico para uma formação centrada na interdisciplinaridade e na superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem, seja na estrutura curricular de formação na licenciatura do IFRN-Macau, seja na estrutura curricular da Escola Estadual Professora Clara Tetéo, espaço tomado como campo empírico.

METODOLOGIA:

A pesquisa está vinculada ao GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISA EM LINGUAGENS, FORMAÇÃO PROFISSIONAL DOCENTE E INCLUSÃO SOCIAL (GELFOPIS), certificado pelo CNPQ, na linha de pesquisa formação profissional docente e inclusão social. Utilizou-se metodologicamente os procedimentos de pesquisa bibliográfica, análise documental, pesquisa etnográfica e pesquisa virtual. Na análise dos dados, traçou-se discussões e práticas em torno do currículo escolar que redimensionem os conhecimentos pertinentes ao campo da Biologia, bem como os conhecimentos veiculados no currículo da escola colaboradora, em função de uma aprendizagem significativa. 

RESULTADOS:

Para Imbernón (2004), a formação centrada na escola envolve todas as condições necessárias para desenvolver os programas de formação, pois é o campo empírico que por excelência proporciona respostas às demandas da própria escola, como a elevação da qualidade do ensino e da apren­dizagem em sala de aula, bem como deve ser o campo empírico para responder as necessidades das instituições superiores. Quando se fala de formação centrada na escola, entende-se que a ins­tituição escolar transforma-se em lugar de formação prioritária diante de outras ações formativas. A formação centrada na escola é mais que uma simples mudança de lugar da formação (TARDIF, 2000). Considerar a escola como espaço privilegiado para a formação profissional docente é ir além de uma formação composta por um conjunto de técnicas e procedimentos, que impõe valores, atitudes e crenças. Não é, portanto, uma simples transfe­rência física, nem tampouco um novo agrupamento de professores para formá-los, e sim um novo enfoque para redefinir os conteúdos, as estratégias, os protagonistas e os propósitos da formação. Esse é o principal interesse do Programa PIBID junto as ações de formação do curso de biologia no campus do IFRN-Macau.

CONCLUSÃO:

Constatou-se que a lógica da formação centrada na interdisciplinaridade e na superação de problemas identificados no processo de ensino-aprendizagem possibilita a dinâmica da perspectiva sócio-histórica do currículo, enaltecendo a significação dos ensinos e das aprendizagens presentes no processo da formação inicial. Entretanto, para a concretude da formação profissional docente faz-se necessário aplicar de forma sistematizada conteúdos e habilidades, visando ao aperfeiçoamento e à aquisição de novos saberes, num constante repensar e refazer na construção de saberes da formação e da prática docente, atentando para as diversidades locais. Urge então oferecer subsídio à orientação e à operacionalização pedagógica das todas as disciplinas do Curso de Biologia a partir de elaborações e desenvolvimentos de projetos integradores e interdisciplinares de estudo e de trabalho no IFRN-Macau, bem como compartilhar as práticas operacionalizadas na academia e na rede de Educação Pública Estadual. O Projeto PIBID-CAPES, por valorizar e incentivar os encaminhamentos citados, pode possibilitar contribuições para o debate e a realização da formação docente sobre a práxis profissional desses professores.

Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Saberes docentes, Formação docente, Prática de Ensino Integradora.