62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 2. Medicina - 7. Saúde Materno-Infantil
DIFERENTES ESTRATÉGIAS DE ABORDAGEM NAS VISITAS DOMICILIARES DE DOIS PROGRAMAS EM PROL DA ASSISTÊNCIA MATERNO-INFANTIL EM MANAUS, AMAZONAS, BRASIL.
Mariana Gama da Costa 1
Sâmia Amorim Correa 1
Stênio Gabriel Moreno Penedo 1
Marcilio Sandro de Medeiros 1, 2
1. Curso de Medicina, Esc. Ciências da Saúde, Universidade do Estado do Amazonas- UEA
2. Prof. Msc./Orientador
INTRODUÇÃO:

Vários estudos têm apontado a importância dos cuidados em saúde serem iniciados em nível domiciliar, pois possibilita a detecção ou intervenção precoce das enfermidades ainda no período pré-patogênico, facilitando o trabalho de vigilância e promoção da saúde. Alguns estudiosos apontam as intervenções comunitárias como responsáveis pela redução da morbi-mortalidade de crianças menores de seis anos pelo mundo. Nessa perspectiva inserem-se dois programas observados durante as atividades práticas da disciplina Saúde Comunitária e do Trabalho do oitavo período do curso de Medicina/UEA. O primeiro programa foi o de Agente Comunitário de Saúde (ACS) do Ministério da Saúde que faz a integração das ações de diversos profissionais, com vistas à ligação efetiva entre a comunidade e as unidades básicas de saúde. O segundo foi a Pastoral da Criança, uma ação social da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) que trabalha com o desenvolvimento de crianças de zero até os seis anos de idade, no contexto familiar e comunitário por meio de medidas preventivas. O objetivo da pesquisa foi identificar as diferentes estratégias de abordagem a nível domiciliar em prol da assistência materno-infantil na cidade de Manaus.

METODOLOGIA:

O estudo insere-se no campo da pesquisa participante que utilizou questionário de observação semi-estruturado para a coleta de dados durante pesquisa de campo no segundo semestre de 2009. O questionário foi constituído de treze perguntas distribuídas em oito blocos contendo informações sobre: profissional e voluntário da saúde; família visitada; forma de recrutamento; tipo de abordagem; estratégia de interlocução; nível de receptividade; cuidado à saúde; e forma de registro dos dados. O tamanho da amostra totalizou vinte e duas observações: Pastoral da Criança no Bairro de Santa Etelvina - Zona Norte (N=9) e Programa Agente Comunitário no Bairro Vila da Prata - Zona Oeste (N=13). As mesmas ocorreram em diferentes localidades em virtude de questões ligadas a disponibilidade dos profissionais e voluntários da saúde, reformas das unidades e reorganização da atenção básica no município. Os dados foram decodificados e analisados no software Epi Info versão 6.04d, posteriormente transportados para planilha eletrônica onde foram obtidas porcentagens. O estudo foi autorizado pela Coordenação da Pastoral da Criança e pela Comissão de Ética em Pesquisa da Secretaria Municipal de Saúde de Manaus (COEP/SEMSA).

RESULTADOS:

A cobertura da atenção básica em Manaus é de 42,6% na qual 1.098 ACS realizam visitas domiciliares. A Pastoral da Criança está presente em 6 municípios do Amazonas. A equipe é composta por 448 voluntários que atuam em 48 paróquias e 121 comunidades. No que concerne a pesquisa, verificou-se que a maioria dos profissionais e voluntários da saúde são do sexo feminino e  atuam em média a nove anos. Em relação à forma de recrutamento, 54% das visitas foram planejadas por meio de indicação médica. A maioria das visitas, 54%, são realizadas sem a necessidade de identificação do profissional, uma vez que já são conhecidos pelas famílias.Vale ressaltar que todos da Pastoral da Criança estavam identificados com a camisa do programa como é preconizado pelo Ministério da Saúde. No geral, observaram-se dificuldades nas estratégias de interlocução, no que tange o diálogo referente aos cuidados à saúde, o que pressupõe falta de capacitação. Diferentemente da estratégia oficial, a Pastoral registra os dados diretamente no "Caderno do Líder" e realiza atividades antropométricas coletivamente e com outros membros família durante a "Celebração da Vida", coincidindo com os achados de outra pesquisa realizada na cidade de Rio Grande (RS).

CONCLUSÃO:

O estudo não teve a pretensão de comparar ou avaliar ambos os programas. Até porque o tipo de vínculo, disponibilidade e funções dos profissionais e voluntários da saúde que atuam em ambas as estratégias são diferenciadas, conforme destaca outro estudo. A finalidade maior foi reconhecer as diferentes estratégias de abordagem realizada a nível domiciliar em prol da assistência materno-infantil. Entendemos que a Pastoral da Criança apresenta-se como uma importante iniciativa da sociedade civil, atuando de forma complementar ao programa oficial do Ministério da Saúde.

Palavras-chave: Assistência, Visita Domiciliar, Manaus.