62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
METODOLOGIA E CONSTRUÇÃO DOS VOCABULÁRIOS DA SÉRIE SINALIZANDO A FÍSICA
Taimara Passero 1
Fabiano César Cardoso 1, 2
Everton Botan 1
1. Instituto de Ciências Naturais, Humanas e Sociais - UFMT.
2. Prof. Dr./Orientador.
INTRODUÇÃO:
O projeto Sinalizando a Física (www.ufmt.br/sinop/sinaisdafisica) aponta em trabalhos anteriores a falta de material didático para o ensino das Ciências Naturais, em especial da Física, a estudantes surdos, estabelecendo discussões  no que diz respeito a educação de surdos, educação inclusiva e a elaboração de materiais didáticos, tais como vocabulários de Mecânica, Óptica, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo, que se propõem a contribuir na demanda de sinais necessários ao ensino e aprendizagem dos conceitos físicos pelos alunos surdos/audição difícil não só no que se remete à compreensão das teorias, mas também dos saberes essenciais para se compreender o universo do qual fazemos parte. Desta forma, como é possível ensinar Ciências Naturais, aos alunos surdos/audição difícil, se não dispusermos de sinais em Libras para estabelecer o diálogo científico? A partir deste questionamento e com a finalidade de propiciar ferramentas ao ensino e aprendizagem da Física através da Libras aos estudantes surdos buscamos neste trabalho divulgar as pesquisas realizadas pelo projeto explanando sobre a metodologia, assim como os motivos pelos quais adotamos ou modificamos determinados sinais, utilizada na elaboração dos vocabulários.
METODOLOGIA:
A abordagem metodológica utilizada durante a elaboração dos vocabulários de Física (Mecânica, Óptica, Termodinâmica, Eletricidade e Magnetismo) diz respeito à revisão de literatura, envolvendo textos que discutem educação inclusiva, educação de surdos, Língua Brasileira de Sinais (Libras) e conceitos físicos referentes às temáticas abordadas pelos vocabulários. Ainda, realizou-se pesquisas nos dicionários de Libras e língua de sinais estrangeiras, tanto os presentes na rede mundial de computadores quanto os impressos, principalmente nos trabalhos de Capovilla e Raphael (2001), Caccamise e Lang (1996) e nos portais do Ines (Instituto Nacional de Educação de Surdos), Feneis (Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos), e Acessibilidade Brasil. A escolha pelos sinais, quando existentes os termos ou sinônimos em Língua Portuguesa, ocorreu segundo critérios que envolveram tanto a facilidade e o conforto de serem executados quanto sua relação conceitual com os respectivos termos físicos. Quanto aos sinais que não estavam presentes na literatura, a equipe elaborou novos sinais tendo como referência a Libras, as línguas de sinais estrangeiras e, novamente, a correspondência com os conceitos e fenômenos físicos.
RESULTADOS:
O desenvolvimento do projeto Sinalizando a Física indicou claramente a ausência e necessidade de literatura especializada em ensino de Física em Libras. Necessidade esta, expressa pela estreita relação entre o exercício da cidadania, a qualidade de vida, a distribuição justa de renda e conhecimento científico e tecnológico, conforme aponta os relatórios da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OECD). Da mesma forma, as atividades de pesquisa e ensino do projeto possibilitaram a sensibilização de futuros professores de Ciências Naturais em relação à educação inclusiva, em especial a educação de surdos, além de permitir a elaboração e disponibilização de vocabulários de Física em Libras voltados ao Ensino Médio. Assim, abrem-se possibilidades para a formação docente da equipe envolvida, além de se estimular a Universidade a corresponder às expectativas da comunidade estudantil surda.
CONCLUSÃO:
A metodologia utilizada no projeto Sinalizando a Física, quer seja a revisão bibliográfica, cerne do trabalho, quer sejam os momentos de criação e elaboração de novos sinais a partir de outros existentes e dos significados dos conceitos físicos, forneceu e ainda fornece, possibilidades de novas atividades e discussões a respeito do Ensino de Física em Libras, além da qualificação e formação continuada voltada a acadêmicos do curso de Licenciatura Plena em Ciências Naturais e Matemática, da Universidade Federal de Mato Grosso, Câmpus Universitário de Sinop, e demais profissionais da educação, como professores e interpretes, dentre outros. Ainda, permitiu a elaboração de ferramentas que poderão se mostrar importantes e úteis ao ensino de Física: vocabulários com sinais para conceitos físicos em Libras. Estes sinais, por sua vez, devem ser compreendidos não como imposições de uma comunidade ouvinte ou como definitivos, mas como sugestões, pontos de partida, para novas e maiores discussões.
Instituição de Fomento: UFMT/VIC e Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (FAPEMAT).
Palavras-chave: Ensino de Física, Língua Brasileira de Sinais, Vocabulários de Física.