62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE CLONES DE BATATA-DOCE ( Ipomoea batatas (L.) Lam.), SUBMETIDOS A DIFERENTES NÍVEIS DE FERTILIDADE DO SOLO, EM RIO LARGO ALAGOAS.
Samuel de Souza França 1
Paulo Vanderlei Ferreira 1
Jair Tenório Cavalcante 1
Clemens Rocha Fortes 1
Ronaldo Bernardino dos Santos Júnior 1
Anderson Teixeira Tenório 1
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas/UFAL
INTRODUÇÃO:
A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam) é considerada uma das doze mais importantes culturas do mundo. È uma hortaliça tuberosa muito popular e cultivada em todo território brasileiro. A planta é rústica, de ampla adaptação, alta tolerância à seca e de fácil cultivo. Considerando todas as hortaliças, a batata-doce é a quarta em área cultivada no País, superada apenas pela batatinha, cebola e melancia. Os maiores produtores brasileiros são os estados do Rio Grande do Sul (em torno 30% de produção), Paraíba, Pernambuco, Santa Catarina, Bahia, Rio Grande do Norte e Paraná. O Brasil apresenta um rendimento médio em torno de 10 t/ha, considerado baixo, visto que a produtividade obtida pelo CNPH-EMBRAPA, em Brasília, é em torno de 25 a 30 t/ha. Em Alagoas, a área ocupada com a cultura da batata-doce é da ordem de 2.11ha e um rendimento médio de 8,5 t/ha.
METODOLOGIA:
Trabalho conduzido em 2009 na área experimental do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA/UFAL), objetivando avaliar o desempenho de clones de batata-doce desenvolvidos pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas do CECA/UFAL em diferentes níveis de fertilidade do solo. Foram avaliadas duas variedades cultivadas na região, a Sergipana branca e a Coquinho como testemunhas e cinco clones de batata-doce. CL-01, CL-03, CL-09 e CL-10. Sendo analisadas as seguintes variáveis: Número de Raízes Comerciais (NRC), em unid., Rendimento de Raízes Comerciais (RRC), em t/ha e Rendimento Total das Raízes (RTR), em t/ha. E submetidos a três níveis de fertilidade do solo: Solo Natural (SN), Solo Corrigido (SC) e Solo Corrigido + Adubação Mineral (SC + AM). Utilizou-se o delineamento em blocos casualisados no esquema fatorial 7 x 3, com 3 repetições. A Colheita foi realizada aos 130 dias após o plantio.
RESULTADOS:
As variáveis apresentaram CV entre 18,88 a 37,60, valores elevados, porém aceitáveis por se tratarem de estruturas subterrâneas, onde o controle ambiental é dificultado; Não houve interação significativa entre genótipos x níveis de fertilidade do solo com todas as variáveis; Para a variável NRC, a variedade Sergipana branca apresentou a maior média 2,40 unid., não diferindo dos Clone 06, a variedade Coquinho e o Clone 10, já em relação aos níveis de fertilidade do solo, o tratamento SC+AM apresentou o maior valor 2,40 unid., diferindo dos demais tratamentos; Na variável RRC, a variedade Sergipana branca também apresentou a maior média, 10,74 t/ha e não diferiu estatisticamente da variedade Coquinho, Clone 06 e o Clone 01. No tocante aos níveis de fertilidade do solo o tratamento SC+AM, expressou o maior resultado, 10,95 t/ha, diferindo dos demais; Quanto aos níveis de fertilidade do solo, o tratamento SC+AM, foi superior, 3,25 t/ha, diferindo dos outros tratamentos; E por fim o RTR, onde a variedade Sergipana branca apresenta a maior média 13,34 t/ha, diferindo apenas do Clone 09 com 8,52 t/ha e do Clone 03, com 8,35 t/ha. O tratamento SC+AM apresentou o melhor resultado, com 14,19 t/ha, diferindo estatisticamente dos outros tratamentos.
CONCLUSÃO:
No tratamento SC+ AM, as variedades Sergipana branca e Coquinho, os Clones 06 e Clones 01 apresentaram nesta ordem, os melhores desempenhos, tanto no rendimento de raízes comerciais como no rendimento total de raízes. Os tratamentos SN e SC, não apresentam valores animadores, demonstrando que para obterem-se resultados satisfatórios, devem-se adotar as técnicas de produção adequadas, utilizando o tratamento SC+ AM; Dos clones desenvolvidos pelo Setor de Melhoramento Genético de Plantas do CECA/UFAL, o Clone 06, se destacou, com melhor desempenho na maioria dos aspectos avaliados, sendo um material muito promissor para a cultura da batata doce no Estado Alagoas.
Instituição de Fomento: CNPq
Palavras-chave: clones, melhoramento de plantas, produtividade.