62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
ASSOCIAÇÕES DE CATADORES DE RESÍDUOS RECICLÁVEIS COMO ESPAÇO NÃO-FORMAL NO ENSINO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Lorena Azevedo de Lima 1
Elaine Fontes Queiroz de Amorim 1
Ana Paula Sá Menezes 3
Isac Nunes Lima 2
1. Faculdade de Biologia - UFAM
2. Faculdade de Ciências Contábeis - FSDB
3. Profa. MSc /orientadora - Depto. de Ciências Biológicas - UFAM
INTRODUÇÃO:

O ensino de Educação ambiental é fundamental na formação do indivíduo, não apenas no que diz respeito aos conhecimentos dos conceitos ambientais e processos científicos a eles relacionados, mas também na formação da cidadania e a formação de sua criticidade, com vistas à mudança de comportamento e atitudes, ao desenvolvimento da organização social e da participação coletiva. As aulas em espaços não-formais que favorecem a observação e a problematização dos fenômenos de uma forma mais concreta, defendem esta proposta. Neste artigo abordaremos o uso de associações de catadores de resíduos recicláveis como espaço não-formal no ensino de educação ambiental. Este voltado para professores de ensino fundamental, médio e superior, alunos de educação ambiental e pesquisadores da área, mostrando o quanto é importante uma educação de qualidade, na qual possa confrontar a teoria e a prática, o legal e o real, trocas de experiências. O Estudo de Caso que ora apresentaremos se deu na Associação ALIANÇA na cidade de Manaus-AM, devido à experiência e sucesso da visita feita em janeiro de 2010, pelos alunos de graduação de Biologia da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), durante a disciplina de Educação Ambiental.

METODOLOGIA:

Inicialmente verificamos se a associação escolhida estava disponível para uma visita.  Com o auxílio de um questionário contendo dez perguntas, que por sua vez foi elaborado em sala de aula pela turma, pôde-se iniciar a pesquisa.  O questionário estava destinado a responder informações que relatassem a estrutura administrativa, condições de trabalho, questão socioeconômica, questão sociopolítica e socioambiental, enfim, tudo que envolvesse a educação ambiental. Em sala de aula pode-se iniciar uma discussão em grupo, permitindo que os estudantes expusessem suas opiniões oralmente a respeito da realidade de uma associação de catadores de lixos recicláveis e de seus associados, bem como fazer questionamentos e reflexões sobre o trabalho realizado. A partir da visita puderam-se propor estratégias de ensino como: a discussão em classe, a exploração do ambiente local e o mutirão de idéias ao professor que pretenda buscar uma associação de catadores de resíduos recicláveis como espaço não-formal no ensino de educação ambiental.

RESULTADOS:

A partir do questionário pode-se observar que o papelão é o principal resíduo que a associação de catadores Aliança coleta e este é utilizado como matéria prima em processos fabris pela industria PCE da Amazônia. A associação disponibiliza a população carente uma alternativa financeira e sustentável.  Conta com o apoio de colaboradores que realizam as atividades de coleta, separando e armazenando papelão encontrado no centro da cidade, auxiliando na redução de lixo urbano e cuja renda semanal varia entre cem a cento cinquenta reais por cada associado. A associação não possui EPI (Equipamentos de Proteção Individual). Os catadores utilizam apenas carrinhos coletores de papelão. O Depósito da associação apresenta-se em condições precárias e subumanas. Desde sua fundação, a associação luta pra ser mantida mesmo em condições precárias tanto na infraestrutura do depósito quanto na situação de expor seus colaboradores a doenças. Além disso, o fato da população não ter o conhecimento do trabalho dos catadores, estes passam por pré-conceito e repulsa pelos trausentes.

CONCLUSÃO:

Ao visitar uma associação de catadores, o aluno poderá ter uma nova visão a respeito de ação ambiental para com a sociedade. E o quanto essa ação está sendo ou não reconhecida por todos. O professor constará que expondo o aluno há um espaço não-formal, como uma associação de catadores, proporcionará reflexões e questionamentos que visam muitas vezes a uma mudança de pensamento de ações e de práticas.  Proporcionará também ao aluno, a oportunidade de obter uma visão mais ampla e uma certa criticidade, onde passe a compreender que todos somos agentes atuantes e responsáveis pelo mundo em que vivemos e que nossos atos acarretam conseqüências positivas e negativas para o ambiente e para a humanidade. Deparando com as condições de trabalho que é submetido um catador de lixo, sobre sua história de vida e exclusão social, compreenderá que a ação dos catadores de melhorar suas condições de vida a partir da coleta de resíduos recicláveis tem contribuído para a inclusão do processo da reciclagem em todos os âmbitos da sociedade, atuando como alternativa para a promoção da Educação Ambiental rumo ao desenvolvimento sustentável da região. 

Palavras-chave: Educação Ambiental, Espaço não-formal, Associação de Catadores.