62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 8. Botânica
ESPÉCIES VEGETAIS TÍPICAS DA CAATINGA UTILIZADAS NO TRATAMENTO DE INFECÇÕES DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Maria Francisca Alves de Andrade 1
Francisco Carlos Pinheiro da Costa 1
Helton Charllys Batista Cardôso 1
Maria do Socorro Pereira 2
Rômulo Romeu da Nóbrega Alves 3
1. Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
2. Profª. Drª. - Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
3. Prof. Dr. - Universidade Estadual da Paraíba
INTRODUÇÃO:
O Semiárido nordestino é uma região caracterizada por uma vegetação xerofítica, onde podem ser destacadas principalmente as Leguminosas, euforbiáceas e cactáceas. Apesar do conhecimento sobre a resistência da vegetação as condições adversas do ambiente por meio de diferentes estratégias adaptativas, pouco se sabe sobre o aproveitamento econômico da sua biodiversidade. No entanto diversas utilidades desta diversidade podem ser descritas pelo conhecimento popular. Para que se possa usufruir deste conhecimento é preciso antes de tudo interagir com a população na tentativa de buscar e transformar o conhecimento empírico, da sabedoria popular, em conhecimento científico. Na tentativa de superar as inconsistências do conhecimento popular dando-lhe confiabilidade e ao mesmo tempo valorizando-o, o objetivo deste trabalho foi o de investigar a utilização medicinal de espécies vegetais típicas da caatinga no tratamento das infecções do sistema respiratório.
METODOLOGIA:
A pesquisa foi realizada com a utilização de questionário de perguntas objetivas relacionadas as concepções de uso e eficácia de plantas da Caatinga no tratamento das infecções. A coleta de dados foi realizada por estudantes do curso de Licenciatura Plena em Ciências da Universidade Federal de Campina Grande, Campus de Cajazeiras, no período de novembro a dezembro de 2009. Tendo como população pesquisada; moradores do município de Uiraúna no estado da Paraíba.
RESULTADOS:
A breve estimativa dos resultados apontaram, respectivamente, a aroeira (Myracrodruom urundeuva Fr. All), o cumarú (Amburana cearensis (Allemão) A.C.Sm.), a maliça (Mimosa debilis Humb. & Bonpl. Ex Willd), o muçambê (Cleone spinosa Jacq), o angico (Anadenanthera macrocarpo (Benth.) Brenan.) e o juazeiro (Ziziphus joazeiro Mart); como as espécies vegetais mais utilizadas no tratamento de infecções e demais problemas do sistema respiratório. Chás, preparados, com freqüência, a partir de cascas e raízes, mostraram-se a forma de uso mais empregada. A aroeira, o cumarú e a maliça demonstraram ter, para a população entrevistada, um grande valor medicinal, visto serem estas as espécies mais citadas. O uso destes recursos pela medicina popular é indicado no combate a: gripe, sinusite, bronquite, inflamações da garganta e crises alérgicas. Apesar da prática comum quanto a utilização destes recursos, os entrevistados demonstraram não ter conhecimento com relação a valores quantitativos a serem administrados durante o tratamento. A inexistência de uma posologia adequada aponta para o uso indiscriminado de tais recursos fitoterápicos.
CONCLUSÃO:
O uso de espécies vegetais típicas da caatinga, pela população de Uiraúna - PB revelou-se uma pratica comum e efetiva, no combate a infecções do sistema respiratório, tendo papel significativo para a cultura de utilização de recursos naturais locais, bem como da medicina popular. Conclui-se ainda que apesar das inconsistências observadas nos métodos de preparo e utilização, o uso destes recursos fornece a população, resultados significativos que lhes permitem avaliar de forma positiva o tratamento das infecções por meio de fitoterápicos.
Palavras-chave: Caatinga, Infecções , Medicina popular.