62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 11. Psicologia Social
LIÇÕES DE ESCRITA ENTRE OS XAKRIABÁ
Stênio Marcus Silveira Castro Filho 1
Carlos Henrique de Souza Gerken 1
1. Depto. de Psicologia, Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho é uma continuidade da parceria desenvolvida, desde 2001, entre a UFSJ a e UFMG através do Grupo de Pesquisas em Educação Indígena - GEDUC. O grupo estuda o atual processo de escolarização da etnia indígena Xakriabá, o qual tem sido construído a partir do Programa de Implantação das Escolas Indígenas de Minas Gerais (PIEI/MG), implementado em 1997. Os Xakriabá compreendem a maior população indígena do estado de Minas Gerais, localizados numa área demarcada no município de São João das Missões, região norte do estado. O objetivo dessa pesquisa é a compreensão, por meio da inserção em campo, das concepções e dos valores construídos em torno das práticas de letramento por jovens que cumpriram a última etapa do ensino médio da escola indígena. Dessa forma, através dos apontamentos das negociações culturais existentes no processo de ensino-aprendizagem da população em questão, esperamos contribuir para a avaliação do impacto do processo de letramento produzido pela introdução sistemática do processo de escolarização indígena, o que é fundante para a avaliação dos sistemas diferenciados de ensino.
METODOLOGIA:
Pautamo-nos por uma atuação em campo fundamentada pela pesquisa participante que Brandão (1981) indica como minimizadora do hiato entre o sujeito do conhecimento e seu objeto de estudo. Também nos orientamos pela perspectiva etnográfica que segundo Ezpeleta e Rockwell (1986) parte da confrontação entre a teoria e a realidade observada, identificando a reconstrução dos valores sob os quais os sujeitos determinam suas práticas. As análises dos dados seguiram as categorias de prática e evento de letramento propostas por Street (2003) e de acesso e disponibilidade propostas por Kalman (2004). Fez-se um recorte da população no qual nos restringimos à aldeia Barreiro Preto, onde foram realizadas duas jornadas em campo de aproximadamente sete dias cada, nos períodos de 25 de outubro a 01 de novembro de 2008 e 28 de abril a 03 de março de 2009 e nas quais ficamos hospedados em casas de moradores da aldeia. A coleta de dados foi feita por entrevistas abertas, que com a permissão dos sujeitos, foram registradas por gravador de áudio. Também foram feitas filmagens e fotografias de materiais escritos de uso cotidiano dos jovens. Esses dados foram colhidos nas casas e na escola da aldeia, onde participamos das atividades cotidianas dos Xakriabá.
RESULTADOS:
Conseguimos gravar 13 entrevistas com 14 participantes, sendo 7 alunos, 4 ex-alunos, 2 professores e um pai de uma ex-aluna. Pudemos observar cerca de 9 alunos em momentos de aula. Visitamos além das residências, a escola e sua biblioteca, a Casa de Medicina e a Casa da Comunidade. Participamos de uma conferência municipal realizada na aldeia e de outras atividades, como casamentos, festividades e momentos de lazer dos Xakriabá. Conseguimos um contato privilegiado com uma das alunas, com a qual tivemos a oportunidade de nos encontrar nas duas idas a campo e que nos forneceu acesso a um material escrito produzido por ela, um memorial de todo o seu processo de escolarização, apresentado à escola como trabalho final de conclusão de seu curso no ensino médio. Além disso, ela nos concedeu 2 entrevistas que registraram o seu processo de preparação e aprovação no vestibular do curso de graduação de professores indígenas oferecido pela UFMG. Assim, esses dados revelaram alguns dos eventos de letramento que fazem parte do cotidiano dos alunos e que classificamos em cinco dimensões: os usos escolares da linguagem escrita, os usos da escrita mediados pelo computador, os usos domésticos, os usos profissionais e, por fim, o uso da escrita em contextos de participação social e política.
CONCLUSÃO:
O processo de letramento dos alunos do terceiro ano da aldeia Barreiro Preto apresenta uma complexidade de práticas que vêm transformando as demandas daquela cultura em relação aos usos da linguagem escrita e pelas quais podemos perceber os valores e concepções culturais e políticas que tal processo apresenta. As cinco dimensões observadas nos eventos de letramento Xakriabá revelaram os valores culturais cotidianos que orientam a construção da educação indígena na aldeia e que têm buscado o resgate da identidade indígena. A territorialidade da aldeia, compartilhada como espaço e símbolo do pertencimento à etnia Xakriabá, se mostrou como um dos valores mais presentes nas falas dos entrevistados. Somam-se a esses elementos a entrada dos alunos Xakriabá no curso de graduação indígena oferecido pela UFMG, o que constitui mais uma peça da transformação cultural que ali ocorre, assumindo conseqüentemente mais um importante aspecto a ser investigado. O esforço por compreender tal fenômeno, por meio da descrição das práticas culturais presentes no desenvolvimento da mediação que a linguagem escrita proporciona aos Xakriabá, pode fornecer subsídios para o estudo das estratégias cognitivas que naquele contexto estão se construindo no processo social de uso da leitura e da escrita.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Educação indígena, Letramento, Cultura oral.