62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 11. Documentação e Informação Científica - 1. Documentação e Informação Científica
ANÁLISE DA USABILIDADE DO PORTAL DE PERIÓDICOS DA CAPES COM BASE NOS ATRIBUTOS DE JAKOB NIELSEN
Luciana Ferreira da Costa 1
Francisca Arruda Ramalho 2
1. MSc. em Ciência da Informação. Profa. do Depto. de Ciência da Informação da UFPB
2. Dra. em Ciência da Informação. Profa. do Depto. de Ciência da Informação da UFPB
INTRODUÇÃO:
Atentando à dupla perspectiva epistemológica da Ciência da Informação, a perspectiva social da informação e a perspectiva tecnológica da informação, e reconhecendo o relevante papel do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para o Brasil, na promoção da disseminação do conhecimento científico, esta investigação objetivou analisar a usabilidade do Portal de Periódicos da CAPES com base nos cinco atributos de usabilidade de Jakob Nielsen: Facilidade de Aprendizado, Eficiência de Uso, Facilidade de Memorização, Baixa Taxa de Erros e Satisfação Subjetiva. A pesquisa foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), vinculada ainda ao Grupo de Pesquisa Leitura, Organização, Representação, Produção e Uso da Informação. Concluída a pesquisa, o Comitê de Ética da UFPB a aprovou por unanimidade com recomendação para publicação através do Protocolo n° 0205/2009.
METODOLOGIA:
Caracteriza-se enquanto um Estudo de Usuários no âmbito da Ciência da Informação em diálogo interdisciplinar com as Ciências da Computação/Engenharia de Software/Engenharia de Usabilidade quando trata dos Estudos de Usabilidade, além das Ciências do Comportamento. Tem como descritiva a natureza da pesquisa, utilizando-se do método direto, sob abordagem metodológica qualitativa com aporte quantitativo. Tem como sujeitos da pesquisa usuários da área do conhecimento que mais utiliza o Portal na UFPB, a área de Saúde, delimitados os docentes permanentes vinculados aos Programas de Pós-Graduação do Centro de Ciências da Saúde da UFPB, no total de 94% (48 docentes) do universo investigado (53 docentes). Utilizamos os seguintes métodos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, questionário e entrevista. Como método de análise de dados, utilizamos a análise descritiva por categorias gerais e específicas, a partir de parâmetros de análise construídos de acordo com a escala de Likert do tipo de concordância.
RESULTADOS:
Como lastro teórico, pauta-se no estudo da evolução das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC's) e a sua relação com as redes de comunicação e conhecimento. Discute as origens, as definições e as abordagens dos Estudos de Usuários e dos Estudos de Usabilidade. Conceitua e levanta a função dos portais de informação no processo de comunicação da informação científica. Como resultados, evidencia o contexto de uso do Portal fora da Biblioteca Central da UFPB, local de promoção do acesso ao Portal na instituição, através do acesso local ou do acesso remoto pelos docentes investigados, que se caracterizam enquanto uma população madura, experiente no uso de sistemas de informações computadorizados, de predomínio feminino. Sobre a qualidade do uso do Portal, todos os atributos de usabilidade estão qualificados em níveis acima da média, considerados bons, com exceção da identificação da taxa regular de erros. Dos cinco atributos, a Satisfação Subjetiva figurou como a mais satisfatória, uma vez que recebeu média 3,9, numa escala de 0,0-5,0 pontos.
CONCLUSÃO:
Concluí-se que o Portal apresenta boa usabilidade qualificada através da evidenciação do bom desempenho e da boa satisfação dos docentes investigados, revertendo-se a investigação em um modelo prospectivo exploratório de análise da usabilidade de sistemas interativos. Nessa perspectiva, ressalta-se relevante contribuição teórico-metodológica à Ciência da Informação. E nisto, sobressai-se: o ineditismo, na comprovação desta investigação se apresentar enquanto a primeira realizada em nível de pós-graduação stricto sensu acerca da usabilidade do Portal de Periódicos da CAPES; a promoção do diálogo interdisciplinar entre a Ciência da Informação e a Engenharia de Usabilidade, na relação dos Estudos de Usuários com os Estudos de Usabilidade; o desenvolvimento de uma nova técnica, quanto à elaboração de parâmetros de análise prospectiva do uso de sistemas interativos; bem como a possibilidade do emprego da técnica adotada em novas pesquisas, enquanto modelo prospectivo exploratório da usabilidade de sistemas interativos, ou a sua adequação para tanto. Cabe ressaltar, ainda, que esta pesquisa recebeu o Prêmio ANCIB 2009 da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Ciência da Informação, colocada em 1° lugar na categoria Dissertação.
Palavras-chave: Usabilidade, Ciência da Informação, Portal de Periódicos da CAPES.