62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
ASPECTOS SÓCIO-ESPACIAIS E CULTURAIS, A CONSTRUÇÃO DE UM TERRITÓRIO ALTERNATIVO NA COMUNIDADE DE NOVA ESPERANÇA ILHA DE SÃO JOÃO DE PILATOS EM ANANINDEUA - PARÁ.
Joyce Tamara Cavalcante de Souza 1
Gisele Elaine da Silva Ferreira 1
João Silva Barbosa Junior 1
Michel Pinheiro Carvalho 1
1. Universidade Federal do Pará/UFPA
INTRODUÇÃO:
O trabalho em questão objetiva analisar os aspectos sócios espaciais e culturais na comunidade Nova Esperança a qual se localiza na ilha de São João Pilatos, no município de Ananindeua, região metropolitana de Belém - Pará. Evidenciando que a ilha em questão não possui eletricidade e que foi invadida por moradores próximos, o trabalho se atentou a discutir o porquê da escolha dessa área pelos moradores, as principais expressões culturais da ilha e o caráter econômico da mesma, bem como verificar possíveis impactos ambientais que os mesmo possam estar desenvolvendo no local.
METODOLOGIA:
A realização deste trabalho contou com pesquisas bibliográficas de obras relacionadas ao tema, além do levantamento de fotos aéreas e ortofotocartas, que possibilitaram um conhecimento prévio da área de estudo. O método de comportamento em campo foi de inicio tomar o depoimento do informante chave antes de se iniciar a pesquisa em campo. Partindo então a analisar a comunidade via informante através da coleta de dados. Foram utilizadas fotografias, gravações e anotações. Ocorrendo assim uma interação com a comunidade via pesquisa em questionário e informalmente. A pesquisa foi realizada durante dois dias de convivência com os moradores da comunidade Nova Esperança, dentre muitos fatores foi analisada as características socioeconômicas, físicas e culturais da comunidade. Analisaram-se ainda os fatores que contribuíram para a saída dos moradores da cidade em direção a ilha.
RESULTADOS:
A área onde está situada a ilha de São João de Pilatos fica distante 3 km do bairro do Curuçambá, município de Ananindeua área metropolitana de Belém do Pará. Três causas podem ser apontadas como co-responsáveis pela saída dos moradores da cidade: em especial a falta de tranqüilidade e sossego, conseqüente da vida estressante das grandes áreas metropolitanas, e como fator agravante a falta de segurança e o alto índice de criminalidade; outra causa seria o alto custo de moradia das grandes capitais, assim como a especulação imobiliária levando em consideração a grande dificuldade em se obter um imóvel próprio devido ao elevado preço; E como terceira causa a disponibilidade de recursos naturais presentes na ilha, como o Rio Maguari que banha a ilha e fonte de alimentos, além da existência de bastante material vegetal para fabricação de carvão, e argila para fabricação de telhas. Não foram identificados grandes impactos ambientais com relação à cobertura vegetal, entretanto em relação ao lixo produzido na ilha identificou-se uma falta de eliminação adequada, pois boa parte foi avistada no porto próximo.
CONCLUSÃO:
Portanto, o presente trabalho demonstrou de que forma a comunidade de Nova Esperança estabelece sua afetividade com a ilha São João de Pilatos. Desse modo, entende-se a importância de se compreender o espaço vivido, analisando de uma forma antropológica e geográfica as categorias de análise de compreensão do espaço geográfico. Assim, para se compreender se espaço é necessário analisar de que forma a sociedade se relaciona com o mesmo, objetivando estabelecer uma relação harmônica entre a sociedade e a natureza.
Palavras-chave: Aspectos sócio-espaciais , Território alternativo, Meio ambiente.