62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 4. Botânica - 5. Micologia
A IMPORTÂNCIA DA FAMÍLIA EUPHORBIACEAE PARA O TRATAMENTO DE MICOSES CUTÂNEAS
Fernanda Maria Sobreira 1
Alberto Grangeiro A. Neto 1
Nureyev Ferreira Rodrigues 1
Helton Charllys Batista Cardoso 1
Abrão Amério da Silva 1
Maria do Socorro Pereira 1
1. Unidade Acadêmica de Ciências Exatas e da Natureza/CFP/UFCG
INTRODUÇÃO:
A família Euphorbiaceae reúne espécies de larga importância econômica, algumas delas sendo utilizadas na alimentação, na produção de madeira e na medicina popular. Muitos de seus gêneros produzem grande variedade de compostos secundários de interesse farmacológico. Dentre estes, destacam-se: os gêneros Croton e Jatropha indicados no tratamento de infecções e afecções cutâneas, e o gênero Phyllanthus indicado no combate a afecções urinárias, da pele e no tratamento de cálculo renal. Ficando evidenciada a eficácia de suas espécies no combate a micoses, a partir de observações oriundas do saber tradicional. Com base em tal pressuposto, o presente trabalho, teve o objetivo de buscar, no conhecimento popular, informações mais detalhadas sobre as espécies da família Euphorbiaceae usadas no tratamento de micoses cutâneas na região do Semiárido Paraibano.
METODOLOGIA:
A metodologia empregada para o desenvolvimento deste estudo baseou-se na obtenção de informações por meio de entrevistas, a partir de um questionário pré-estruturado, onde foram elencadas questões, quanto: ao uso de espécies vegetais mais indicadas no tratamento de micoses; as estruturas vegetais utilizadas; a disponibilidade e manipulação; a forma de utilização e seu valor comercial. As entrevistas foram realizadas junto aos municípios que compõe a Microrregião de Cajazeiras - PB e cidades adjacentes.
RESULTADOS:
Os dados catalogados apontaram que as espécies Croton campestris A.St.-Hil. (Velame) e Jatropha gossypiifolia L. (Pinhão roxo) são amplamente utilizadas pela medicina popular no Semiárido Paraibano. A seiva e a maceração das folhas, com aplicação local, foram às formas de uso mais comuns encontradas no combate às micoses citadas pela população. A alta frequência das espécies nos ecossistemas regionais, possibilitam a obtenção e utilização destas no tratamento alternativo das afecções cutâneas causadas por fungos; inviabilizando sua comercialização, em especial na zona rural. Estudos recentes têm demonstrado a eficiência das espécies dos gêneros citados no tratamento não somente das micoses, mas também de outras doenças, visto que suas propriedades medicinais não se restringem apenas a efeitos antimicrobianos.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos com base nos dados qualitativos apontados pela pesquisa permitiram verificar que as espécies Croton campestris e Jatropha gossypiifolia, da família Euphobiaceae, são as espécies mais utilizadas no tratamento de micoses cutâneas, assim evidenciando as suas propriedades antimicrobianas. É importante ainda enfatizar que além de obtermos informações relevantes quanto ao conhecimento local sobre o uso medicinal das espécies, pode-se também promover a valorização do conhecimento tradicional.
Palavras-chave: Euphorbiaceae, Tratamento, Micoses.