62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
PRÁTICAS MARÍTIMAS MODERNAS NO LITORAL DO MUNICÍPIO DE TIBAU DO NORTE/RN
Socorro Michelle Lins Rebouças 1
Ingrid Carneiro de Lima 2
1. Depto. de Turismo, Faculdade de Ciências Econômicas - FACEM/UERN
2. Profa.Ma./Orientadora - Depto. de Turismo, Faculdade de Ciências Econômicas - FA
INTRODUÇÃO:
As Práticas Marítimas Modernas refere-se às relações que os homens estabelecem com o mar. Estas práticas no Brasil foram influenciadas pelas práticas marítimas ocidentais (práticas terapêuticas, de recreação e de lazer). Essas práticas iniciaram o processo de ocupação/expansão e valorização dos espaços litorâneos brasileiros, chegando ao Nordeste. A inserção das práticas marítimas modernas (banho de mar, veraneio e turismo) contribuiu para aproximação do homem com o mar, e nesse contexto a vilegiatura ganha destaque na sociedade brasileira, inclusive no litoral de Tibau. O Município de Tibau do Norte localiza-se no oeste potiguar, descoberto no final do século XIX pelas práticas terapêuticas e de lazer. Esse último emite um expressivo fluxo de visitantes à cidade, sendo este responsável por sua expansão urbana, oriundo ao fenômeno marítimo existente. Dessa forma, a pesquisa consiste em identificar a prática marítima moderna predominante na cidade de Tibau, tendo em vista sua relevância no que tange aos aspectos socioeconômicos e espaciais.
METODOLOGIA:
A pesquisa configurou-se nas seguintes técnicas utilizadas para obtenção dos resultados: consistiu-se em pesquisa bibliográfica (livros, artigos científicos, teses e dissertações) e documental sobre o assunto e auxiliar na elaboração do referencial teórico, utilizando-se principalmente dos autores Dantas (2002; 2009) e Felipe (2002) para explicar todo processo histórico das práticas marítimas modernas que fundamentam esta pesquisa. Para o desenvolvimento da etapa de campo, optou-se pelo trabalho de caráter exploratório com análise quantitativa,bem como observação direta, registro fotográfico e entrevistas. A obtenção desse resultado partiu da aplicação de 206 entrevistas aleatórias em pontos representativos do uso e ocupação dos visitantes e moradores da zona litorânea de Tibau, realizados nos dias 03, 10, 17 e 24 do mês de janeiro de 2010. A partir das entrevistas estruturadas e observação in loco, foram gerados dados para a produção de mapa retratando pontos utilizados pelos visitantes e ocupantes dos espaços pelas casas de segunda residência que caracterizam e justificam a predominância da vilegiatura no município de Tibau.
RESULTADOS:
As observações e análises conduziram aos seguintes resultados: o Município de Mossoró é responsável pelo maior fluxo de visitantes da cidade de Tibau, representando 66% da amostra, que integralizam-se aos 20% de outras cidades circunvizinhas,caracterizando-se em fluxo regional. Observou-se a permanência desse fluxo de visitantes ser decorrente de uso de segundas residências, o que caracteriza a prática de veraneio, fenômeno peculiar da localidade. O lazer constituiu-se em principal motivação que justifica o deslocamento para esta localidade, prática que se estende a todo litoral da cidade. A preferência pela cidade de Tibau determinou-se devido à proximidade com o local de origem, e por considerarem Tibau à praia de Mossoró. O fenômeno foi identificado e caracterizado principalmente na temporada de férias escolares de dezembro a fevereiro, onde se intensificam os fluxos e os mossoroenses praticamente se mudam para Tibau.
CONCLUSÃO:
O trabalho contribuiu para a compreensão da expansão do fenômeno marítimo no litoral de Tibau. Percebeu-se que a cidade se constitui em decorrência da vilegiatura, antes caracterizadas com práticas marítimas tradicionais, onde os fluxos determinam o fenômeno marítimo e à valorização das zonas de praia. Estes fluxos caracterizam-se principalmente em locais, regionais, inter-regionais, os quais induzem transformações espaciais, sociais, econômicas e culturais na localidade. Os atores da maritimidade constituem-se pela sociedade mossoroense, quer sejam membro da elite ou não, todos imbricados numa mesma motivação, o lazer. A identificação desta prática permitirá ao gestor local criar estratégias de desenvolvimento socioeconômico, ordenado e da atividade marítima na cidade, uma vez que constatou-se problemas que se referem a estes aspectos em período de alta estação. A sazonalidade também se mostra um fator de grande preocupação para a comunidade em virtude da sociedade em geral dá maiores importância à atividade de veraneio.
Palavras-chave: Maritimidade, Veraneio, Tibau do Norte/RN.