62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
ESTRATÉGIAS DE AÇÕES POLÍTICO-PÚBLICAS EDUCACIONAIS DA CLASSE TRABALHADORA FACE À SOCIEDADE DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO DIGITAL
Romana Maria Moreira 1
1. Dptº de Administração Escolar e Planejamento educacional, UFPE
INTRODUÇÃO:

A globalização do mundo científico, tecnológico e da economia são fatores visíveis e determinantes no processo de mudança social. Diante desse panorama exemplificamos o Programa Integrar lançado pela Confederação Nacional dos Metalúrgicos da (CNM/CUT), executado no estado de Pernambuco em 2001, com o projeto Ação Planejada, Mundo do Trabalho, e Políticas Públicas, inserido no discurso da incorporação da tecnologia digital à produção e organização para o trabalho. O enfoque são as oficinas de informática, componentes de um currículo equivalente ao Ensino Fundamental. Nesse sentido os objetivos contemplados foram: abordar o histórico da informática reconhecendo sua materialização como uma nova ordem econômica, divisa de poder; discutir parâmetros de políticas públicas na perspectiva da formulação de uma cidadania ativa; estabelecer novo conceito de educação como base formativa de enfrentamento aos desafios de modernização tecnológica; propor formulações de princípios para subsidiar a atuação do educador gestor em políticas públicas priorizando aspectos que desenvolvam as condições humanas de forma ética. A relevância focalizada é a importância da necessidade de uma visão política atualizada do educado gestor no processo de informatização da sociedade em diversos campos de atuação.

METODOLOGIA:

Como procedimento de investigação foi analisada a metodologia do Programa Integrar, no que diz respeito a clareza teórica e prática, a partir de análise de documentos, observação empírica, procurando compreender as bases de sua concepção de educação. Para tanto recorremos aos fundamentos de Frigotto (1994), Machado (1994), Freitas (1995), Brzezinski (1996), dentre outros. Concebemos especial atenção à metodologia das oficinas de informática, no que diz respeito à proposta de articulação entre ação e pensamento realizada em vários momentos, a saber: a utilização de ferramentas computacionais com elaboração de textos, tabelas, gráficos e mapas produzidos em microcomputadores, relacionando temas vinculados às políticas públicas que contemplem as demandas das comunidades, e sugerindo alternativas para o futuro. Em um outro momento, observamos a discussão entre os participantes sobre textos e teses contidos no caderno de estudos intitulado Informática e Sua Relação com a Cultura e Sociedade. Neste momento, as reflexões feitas sobre aspectos culturais e sócio-político-econômicos são identificadas no desenvolvimento de argumentos críticos e construtivos dos participantes. 

RESULTADOS:
As oficinas de informática constam de 160 horas como um área técnica de conhecimento que incluso em ações, distintas, articuladas, em que participantes são os mesmos que freqüentam os Cursos Regulares, Laboratórios e Oficinas Pedagógicas, e Formação de Formadores, contabilizando um total de 700 horas, cuja certificação é assegurada pelo Ministério de Educação e MEC, expedida de acordo com a lei 9.394, de 20/12/1996, e equivalente ao Ensino Fundamental.  O projeto Ação Planejada, Mundo Trabalho e Políticas Públicas foi realizado entre os meses de agosto a setembro de 2001 mobilizando 40 comunidades nos municípios de Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, Recife, e Olinda. Uma das estratégias dos coordenadores do programa foi a convocação da AEC, Associação de Escolas Comunitárias (AEC) que contou com 58 educadores populares envolvendo aproximadamente 2417 cursistas distribuídos em 71 turmas, que facilitaram a socialização do conhecimento
CONCLUSÃO:

Não há como negar a importância da modernização tecnológica digital a ser assumida pela sociedade. A concentração do modelo de crescimento econômico vigente exige mão de obra especializada.  Identificamos que nessa perspectiva a relação entre trabalho e educação é dimensionada por interesses que consideram o ser humano não sujeito, mas objeto desse desenvolvimento. Portanto, a globalização do mundo científico tecnológico digital, e da economia, não esta desligada de valorações. Estas são determinantes no plano da política e da economia. As insurgências da classe trabalhadora focalizam-se nos processos relacionados às lutas de classes, de modo a estabelecer críticas às características do novo contexto mundial, sob a bandeira da lógica do mercado, difundido pelo sistema político social neoliberal/capitalista como a única via eficaz e eficiente para efetivar uma sociedade com estabilidade social. Com isso, a efetivação da postura política da classe trabalhadora por uma cidadania ativa aprofunda o reconhecimento da educação de estar atenta à sua finalidade precípua de "formar cidadãos capazes enfrentar os desafios postos pela modernização tecnológica sem, contudo, tornarem-se instrumentos dos novos padrões de exploração do trabalhador pelo capital" (BRZEZINSKI, 996, p.4).

Palavras-chave: Políticas Públicas, Tecnologia digital, Educação.