62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
"BASTA UM FRUTO PODRE PARA ESTRAGAR TODO O BALAIO?" UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA ENSINAR SOBRE FUNGOS, BASEADA NOS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS (3MP)
Mary Angela Leivas Amorim 1
Carla Vargas Pedroso 1
1. Centro de Educação, Universidade Federal de Santa Maria/UFSM
INTRODUÇÃO:
Durante a disciplina Didática II, ofertada ao curso de Ciências Biológicas, da Universidade Federal de Santa Maria, os acadêmicos devem elaborar um Módulo Didático (MD), ou seja, sequências de atividades didáticas, que são dirigidas por um dado assunto/tema. O material produzido é apresentado ao final da disciplina e, caso necessário, é reformulado para ser implementado em escolas de educação básica, mediante as disciplinas de Estágio Curricular Supervisionado das Ciências Biológicas no Ensino Fundamental ou no Ensino Médio. Nesse sentido, o presente estudo, aborda o relato de um MD para o ensino de fungos, no ensino médio. Objetivamos com o MD produzido, trabalhar a diversidade de fungos, visando a aplicação de conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais (COLL, 2000) e, mediante o uso de diferentes estratégias de ensino, tais como: Atividade Didática baseada em Jogo Didático (ADJD), Atividade Didática baseada em Questão Prévia (ADQP), Atividade Didática baseada em História em Quadrinhos (ADHQ), Atividade Didática baseada em Texto de Divulgação Científica (ADTDC), Atividade Didática baseada em Experimento (ADE), Atividade Didática baseada em Vídeo (ADV), Atividade Didática baseada em Exposição do Professor (ADEP) e Atividade Didática baseada em Mapa Conceitual (ADMC).
METODOLOGIA:
Após, a elaboração implementamos o MD em uma turma de 3º ano do ensino médio, de uma escola pública da localidade de Santa Maria (RS, Brasil). A proposta teve uma duração treze horas-aula e foi estruturada segundo os Três Momentos Pedagógicos (3MP), propostos por Delizoicov e Angotti (1991). No primeiro momento pedagógico, chamado de Problematização Inicial (PI), ocorre à apresentação de questões e/ou situações problema, que permitem mapear as pré-concepções dos alunos, fazê-los sentir a necessidade de adquirir outros conhecimentos, e desestabilizá-los quanto as suas convicções sobre o assunto a ser tratado. O segundo momento, denominado Organização do Conhecimento (OC), visa à sistematização da informação necessária para a compreensão do tema em estudo e da PI. Este momento serve para o aluno perceber a existência de outras visões e explicações para as situações problemas, permitindo compará-las com as suas. Na Aplicação do Conhecimento (AC) ocorre a síntese do assunto, a retomada das questões da PI, para verificar as alterações das respostas dos alunos, e aplicam-se novas situações, que podem ser explicadas pelo mesmo conhecimento.
RESULTADOS:
Compondo a PI, usamos: 1. ADJD - Os alunos organizaram diversas fotos de fungos, segundo critérios estabelecidos por eles; 2. ADQP - Apresentamos aos alunos 3 situações do cotidiano, e pedimos que eles explicassem estes fatos (Exemplo: Em sua opinião, por que os fungos conseguem "mofar" roupas, sapatos e armários? Por que fungos não conseguem crescer em conservas com grande quantidade de açúcar?) 3. ADHQ - Pedimos que os alunos contassem como imaginavam que era a produção do vinho e pão, antigamente, mediante a produção da HQ. Na OC, para ensinar as características gerais dos fungos, trabalhamos com: 4. TDC - da Ciência Hoje das Crianças (2003); 5. ADE - para os alunos compreenderem em que situações os fungos apodrecem os alimentos, a necessidade de guardar bem os alimentos e métodos de conservação; 6. ADV - Para trabalhar sobre a reprodução dos fungos, usamos um vídeo de 5'26, do you tube. 7. ADE - Abordamos sobre fermentação, problematizando com a questão: Quando fazemos pão, porque dizemos que a massa esta no ponto, quando a bolinha de pão flutua em copo com água? 8. ADJD - JD de memória sobre a importância ecológica dos fungos na reciclagem da matéria orgânica e doenças. Na AC, selecionamos 38 palavras relacionadas a fungos e pedimos aos alunos, que as organizassem em um MC.
CONCLUSÃO:
Ao final da execução do MD, aplicamos um questionário para verificar o quão foi significativa a proposta, para os alunos. Esta avaliação era composta de questões sobre cada recurso didático, sobre a relação professor-aluno e a clareza das explicações. De modo geral, a avaliação final, realizada pelos alunos, indiciou que eles gostaram da proposta, principalmente, porque como dito: "as aulas foram criativas", "foram trabalhados assuntos do dia-a-dia" (conservação de alimentos, produção do vinho e do pão na história, mofo e micoses) e eles executaram a maioria das atividades (exemplo, a ADE, ADJD e ADMC). Cabe ressaltar também que, o MD sofreu algumas alterações na execução, em decorrência, das curiosidades dos alunos. Entretanto, consideramos este fato significativo, principalmente, para a acadêmica-estagiária, pois possibilitou a vivência da prática docente e evidenciou a relevância do ato de planejar as aulas, tendo em vista que, ela teve mais tempo para elaborar a versão inicial do MD, do que para efetuar as mudanças, de modo a adequá-lo a turma. Além disso, as mudanças foram significativas na relação entre a professora regente, a acadêmica e a orientadora, pois estas puderam trocar experiências e planejar conjuntamente.
Palavras-chave: Três Momentos Pedagógicos, Módulo Didático, Ensino Médio.