62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
AVALIAÇÃO DOS EFEITOS DE FUNGICIDAS, ÓLEOS ESSENCIAIS E ECOLIFE® SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE colletotrichum gloeosporioides EM BASTÃO DO IMPERADOR
Tiago Alexandre da Silva 1
Geórgia Souza Peixinho 1
Edna Peixoto da Rocha Amorim 1
Julio César da Silva 1
David Vitor dos Santos 1
Lais Peixoto da Rocha Soares 1
1. Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas-UFAL
INTRODUÇÃO:

O mercado de flores vem crescendo e ajudando a economia exponencialmente. O que antes era visto como beleza, hoje traduz um conjunto de sinônimos como: negócio rentável e altamente competitivo, mercado com grandes perspectivas, impulsionador da economia, dentre outros.  O Nordeste do país pode ser considerado uma região privilegiada para a produção de flores tropicais e plantas ornamentais, pois é grande a disponibilidade de recursos naturais favoráveis como clima, solo e recursos hídricos. As condições de cultivo do gênero Etlingera, relacionadas aos fatores de precipitação, umidade e temperatura, favorecem a ocorrência de problemas fitossanitários. Destacam-se as doenças causadas por fungos e nematóides, sendo a antracnose (Colletotrichum gloeosporioides) em Etlingera elatior, que incide nas brotações jovens, ápices, folhas e ramos jovens e causa redução na produtividade e qualidade das flores, a responsável pelo aumento do custo de produção e limite do cultivo de espécies de maior valor comercial.  Para atender a demanda dos produtores e promover o desenvolvimento sustentável dessa cadeia produtiva, este trabalho teve por objetivo avaliar o efeito de fungicidas, óleos essenciais e Ecolife® sobre o crescimento micelial de Colletotrichum gloeosporioides.

METODOLOGIA:

Os experimentos foram conduzidos no laboratório de Fitopatologia, no Centro de Ciências Agrárias (CECA), da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), em Rio Largo. Inicialmente foi realizado um teste de patogenicidade com o isolado de C. gloeosporioides em inflorescências de bastão do imperador através das técnica de deposição de disco de inóculo. A inibição do crescimento micelial de C. gloeosporioides foi avaliado em placas de Petri contendo o meio BDA suplementado com os seguintes produtos químicos e óleos essenciais: ASM (20g e 60g i.a.); BABA (15g e 30g i.a); ASM (20g) + mancozeb (240g i.a.); ASM (20g) + oxicloreto de cobre (ll0g i.a); mancozeb (240g); Tiofanato metílico (100g i.a/); Óleo de citronela e eucalipto (1,25 e 2,5), Ecolife® (0,5 e 1%), quitosana (0,5%) e 0% para todas as testemunhas. Discos do patógeno foram transferidos paras as placas com os produtos e incubados por sete dias em condições naturais (+ 28°C). Para avaliação mediu-se o crescimento micelial do patógeno com o auxilio de uma régua milimetrada. Foram utilizados um delineamento inteiramente casualizado com 16 tratamentos e quatro repetições.

RESULTADOS:

O isolado de Colletotrichum gloeosporioides manifestou patogenicidade nas inflorescências  de bastão do imperador, após cinco dias da inoculação, 100% das hastes apresentaram sintomas de manchas necróticas e depressões com acérvulos subepidérmicos, enquanto as testemunhas permaneceram sadias. Os óleos de citronela e eucalipto citriodora, os fungicidas mancozeb e tiofanato metílico  e o indutor de resistência ASM associado com o fungicida mancozeb e oxicloreto de cobre, em todas as concentrações, inibiram o crescimento micelial "in vitro" em 100%, diferindo significativamente ao nível de 5% de probabilidade em relação à testemunha.O produto comercial a base de biomassa cítrica, ecolife®, na concentração de 1%  inibiu o crescimento em 82,8%, porém não diferiu do indutor ASM 20 que não diferiu de ASM 60 e Ecolife®, na concentração de 0,5%.

CONCLUSÃO:
Os óleos de citronela e eucalipto citriodora, os fungicidas mancozeb e tiofanato metílico e o indutor de resistência ASM associado com o fungicida mancozeb e oxicloreto de cobre, em todas as concentrações testadas e o Ecolife foram capazes de inibir o crescimento micelial de C. gloeosporioides.
Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: Doença de planta, Fungo, Controle.