62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 6. Odontopediatria
AVALIAÇÃO DAS CONDIÇÕES BUCAIS EM CRIANÇAS INFECTADAS PELO HIV ATENDIDAS EM UM POSTO DE ASSISTÊNCIA MUNICIPAL DE MACEIÓ-AL.
Thaís de Araújo Lima 1
Wanessa Tenório Passos 1
Daniela Maria Carvalho Pugliesi 2, 1
1. Centro Universitário CESMAC\Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde-FCBS\AL
2. Profa. Dra./Orientadora
INTRODUÇÃO:
O HIV é um retrovírus humano que causa a Síndrome da Imunodeficiência Humana Adquirida (AIDS). Ele é transmitido através da relação sexual, contato sanguíneo e pela via vertical, ou seja, da mãe HIV positiva para o filho durante a gestação, momento do parto ou na amamentação. Considera-se AIDS pediátrica quando a infecção pelo HIV ocorre em crianças de 0 a 13 anos de idade, onde as significativas anormalidades funcionais decorrentes dessa infecção tornam as crianças mais susceptíveis às infecções oportunistas, inclusive na cavidade bucal. As manifestações bucais estão geralmente entre os primeiros sintomas da infecção pelo HIV em crianças, sendo imprescindível que o cirurgião-dentista esteja familiarizado com os sinais e sintomas das lesões bucais, pela sua utilidade na avaliação e prognóstico das crianças soropositivas, e pelas orientações preventivas que contribuirá diretamente para melhorar a qualidade de vida dessas crianças. Sendo assim, esta pesquisa objetivou avaliar as condições bucais (presença de cárie, doença periodontal e lesões estomatológicas) em crianças infectadas e expostas pelo HIV atendidas em um Posto de Assistência Municipal de Maceió-AL (PAM-Salgadinho), nos semestres de 2008.2 e 2009.1.

 

METODOLOGIA:

Este projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa do CESMAC, sob o protocolo 427/08. Para sua realização, foram selecionadas 47 crianças, de ambos os gêneros, na faixa etária de 0 a 13 anos e que já receberam acompanhamento médico pela pediatria-infectologista no PAM-Salgadinho. Foi realizado um exame bucal para avaliar os parâmetros clínicos da doença cárie e periodontal e a presença de lesões estomatológicas comumente associadas à presença do vírus HIV, a fim de estabelecer o diagnóstico das condições bucais. Para o exame das lesões de cárie, foi realizada uma limpeza das superfícies dentais com escova de Robinson e pedra-pomes, e com o ambiente seco e iluminado, os dentes foram examinados e a presença de cárie avaliada. O exame da condição gengival foi realizado utilizando-se uma sonda periodontal estéril, objetivando verificar a presença de inflamação gengival e a eficiência no controle do biofilme caseiro. Sendo em seguida analisada a presença de lesões estomatológicas. Os dados foram armazenados em fichas, acrescido de dados referentes ao estado de saúde geral e odontológico relatados pelos pais/responsáveis pela criança, bem como informações contidas nos exames laboratoriais (contagem de linfócitos CD4 e carga viral), sendo em seguida analisados estatisticamente.

RESULTADOS:

Foram examinadas 47 crianças com a seguinte distribuição de faixa etária: 13 crianças menores de 2 anos; 10 crianças entre 2 e 4 anos; 8 crianças entre 4 e 6 anos e 16 crianças maiores que 6 anos. Os resultados mostraram que as manifestações bucais estiveram presentes em 61,6% dos casos. Nessa pesquisa a Candidíase prevaleceu com 19,1%, sendo o tipo pseudomembranoso mais prevalente. Este fato constitui um importante achado diagnóstico, pois pode auxiliar a detectar a doença de maneira mais precoce, intervindo assim positivamente na melhora da qualidade de vida do paciente, como também serve como marcador da progressão da doença e da imunossupressão. A gengivite estava presente em 57,5% dos pacientes e estava quase sempre associado a muito biofilme aderido, sendo a conscientização sobre a importância da higienização difícil, por eles apresentarem nível sócio-econômico desfavorecido e\ou ser órfão, o que também foi apontado em outros trabalhos. 57,4% das crianças avaliadas apresentaram a doença cárie instalada e esta apresenta um caráter multifatorial, e no caso de um paciente soropositivo, acrescenta a imunodepressão e agravantes, como o uso prolongado de medicamentos açucarados, alteração de fluxo salivar, dieta rica em carboidratos e déficit na higiene oral.

 

CONCLUSÃO:

Com base nos resultados obtidos nesse estudo, fica demonstrada que a participação do cirurgião-dentista é fundamental na detecção precoce das lesões bucais que acometem os pacientes soropositivos, visando à melhora na qualidade de vida dos mesmos e que em virtude da alta prevalência de cárie e gengivite (57,4% e 57,5%, respectivamente), se faz necessária a criação de programas educativos e preventivos direcionados aos pais e/ou responsáveis, sobre a higienização bucal, controle da dieta e cuidados bucais após o uso rotineiro dos medicamentos que essas crianças fazem uso.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Alagoas - FAPEAL
Palavras-chave: HIV, AIDS, Lesões bucais.