62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
TEORIA E PRÁTICA PEDAGÓGICA DA EDUCAÇÃO FÍSICA: COMPREENDENDO A RELAÇÃO SER HUMANO E NATUREZA
Soraya Corrêa Domingues 1
Andrize Ramires Costa 1
Heloisa dos Santos Simon 1
Marcelo Rocha Radicchi 1
Elenor Kunz 1
1. Universidade Federal de Santa Catarina/UFSC
INTRODUÇÃO:
Este trabalho está entre os que estudam a prática pedagógica, formação de professores da Educação Física, entendendo as relações entre o ser humano e natureza proposta pela Educação Ambiental. É uma análise da prática pedagógica na Formação de professores em Educação Física sobre o trato com o conhecimento da temática Ambiental, buscando responder: como alterar as atuais relações humanas de destruição da natureza pela Formação de Professores? O objetivo geral é buscar a compreensão a partir de dados da prática pedagógica e dos conceitos específicos, sua possível relação com a abordagem crítica emancipatória da Educação Física, compreendendo formas teórico-metodológicas de ensino, pesquisa e extensão que proporcione à formação de professores uma proposta pedagógica para tratar do conhecimento sobre cultura, corpo e movimento a partir de parâmetros da Educação Ambiental.
METODOLOGIA:
Este trabalho analisa o objeto de pesquisa, a formação de professores em Educação Física com relação a Educação Ambiental, a partir da análise da prática pedagógica e aprofundamento teórico dos conceitos específicos. A análise da prática pedagógica foi realizada no acompanhamento a partir de dados da Disciplina Atividade Curricular em Comunidade Cultura Corporal e Meio Ambiente nos seguintes documentos: relatórios técnicos científicos e diários de campo. A análise teórica conceitual foi feita a partir de leitura de livros sobre Educação Ambiental, Natureza, Ensino da Educação Física, Formação de Professores, assim como análise de leis e documentos oficiais de fóruns e encontros sobre a temática ambiental do Brasil.
RESULTADOS:
Há possibilidades de trabalhar na formação de professores de Educação Física com a temática ambiental, a partir da abordagem crítico emancipatória, que permite aproximações entre os princípios da Educação Ambiental e o conhecimento específico da Educação Física. Alguns resultados foram observados: A Educação Ambiental pode ser trabalhada na Educação Física a partir da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão; a organização do trabalho pedagógico na formação de professores é alterada a partir do desenvolvimento de tal temática na articulação entre ensino de graduação e pós-graduação e comunidade em geral; há uma possibilidade de superação da fragmentação do conhecimento pela aproximação da prática docente; e um ambiente pedagógico que proporcione uma compreensão da relação ser humano e natureza pelas propostas de atividades teóricas e práticas no mundo do trabalho da Educação Física.
CONCLUSÃO:
Por fim este trabalho indica que pode haver articulação entre os princípios da Educação Ambiental, a partir da organização do trabalho pedagógico no processo de Formação de Professores em Educação Física considerando o aspecto da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão como ponto de partida para construção de uma Educação Ambiental na Educação Física superando limites como a fragmentação do conhecimento e a negligência do trato com o conhecimento Ambiental. Na Educação Física a abordagem crítica emancipatória pode ser um caminho para alterar a atual relação entre o ser humano e natureza, buscando uma formação nos cursos de Educação Física com aproximações na realidade, ou seja, a prática docente, e o desenvolvimento de ambientes pedagógicos que permita ao ser vivente, o livre se movimentar, a conscientização de ser e estar no mundo de sua condição de transformador da natureza. Destacando autores da Educação Física que aborda os conteúdos específicos partir da valorização da cultura produzida cotidianamente, inclusive, o esporte.
Instituição de Fomento: CAPES
Palavras-chave: Educação Ambiental, Formação Profissional, Educação Física.