62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 2. Microbiologia Aplicada
ESTUDOS DA UTILIZAÇÃO DO SORO DE LEITE: FORMULAÇÃO DE MEIO ECONÔMICO PARA PRODUÇÃO DE BACITRACINA.
Amanda de Araújo Alencar 1
Amanda Emmanuelle Sales 2
Amanda Mota Vieira 2
Galba Maria de Campos Takaki 1, 3
Carlos Alberto Alves da Silva 1, 3
1. Mestrado em Desenvolvimento de Processos Ambientais-UNICAP
2. Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas - UNICAP
3. Cursos de Engenharias Ambiental e Química -UNICAP
INTRODUÇÃO:
O soro do leite é obtido através do processamento da indústria de produção de queijos, sendo um líquido remanescente após a precipitação e remoção da caseína do leite. O descarte desse resíduo acarreta um grande problema de poluição ambiental, sendo também um desperdício de material protéico e outros nutrientes, uma vez que retém cerca de 60% dos nutrientes do leite. A bacitracina é um antibiótico constituído por um grupo de diversos polipeptídeos, produzidos por Bacillus licheniformis ou B. subtilis. Caracteriza-se por apresentar um efeito sobre bactérias, onde seu mecanismo de ação consiste na interferência da biossíntese da parede celular bacteriana. Quimicamente é identificada como uma estrutura com anéis heptapeptídicos ligados a cadeias pentapeptídicas. Este trabalho teve como objetivo a utilização do soro de leite na elaboração de uma meio de produção de baixo custo para bacitracina.
METODOLOGIA:
A cinética de produção foi realizada utilizando-se o Bacillus licheniformis (UCP 1016) em meio denominado controle: ácido glutâmico, K2HPO, K2PO4, MgSO4 . 7H2O, MnSO4 . 7H2O, FeSO4 . 7 H2O, e em meios denominados alternativos de produção, cuja composição foi mantida, substituindo o ácido glutâmico pelo soro de leite em diferentes concentrações (5% e 10%) e a adição de uma fonte suplementar de carbono (glicose a 3g, 5g, 8g e 10g). A produção da bacitracina ocorreu em shaker orbital a 28 e 37ºC, 150 rpm, 96 horas, com acompanhamento diário. Foram retiradas amostras a cada 4 horas para a realização da curva de crescimento microbiano, determinação do pH e atividade antibiótica pelo método de Difusão em Ágar (disco), utilizando o Micrococcus flavus (UFPEDA 323) como microrganismo teste.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos demonstram que o crescimento microbiano aumentou quando os meios alternativos apresentaram glicose na sua composição e a detecção da atividade antibiótica foi evidenciada 24 horas após o início do crescimento microbiano. A bacitracina produzida em meios de soro de leite foi detectada através de halos característicos da produção, tendo a concentração de 10g de glicose, produzido o maior halo de inibição (16 mm), respectivamente. Verificou-se que a produção do antibiótico apresentou resultados superiores nos meios cultivados à 37º C, do que a 28°C.
CONCLUSÃO:
Os resultados obtidos revelaram que o B. licheniformis possui capacidade para utilização de soro de leite como substrato, para formulação de um meio de baixo custo para produção da bacitracina, constituindo uma alternativa viável para a produção de substâncias de interesse econômico a partir desse resíduo industrial, evitando assim seu descarte no meio ambiente.
Instituição de Fomento: CNPq, CAPES, FACEPE e UNICAP
Palavras-chave: Bacillus licheniformis, soro de leite, bacitracina.