62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 8. Psicologia - 7. Psicologia do Ensino e da Aprendizagem
sentido de vida em estudantes pré-vestibulandos 
Rômulo Lustosa Pimenteira de Melo 1
Thiago Francisco de Andrade 1
Hermesson Daniel Medeiros da Silva 1
Joilson Pereira da Silva 2
1. Univ. Estadual da Paraíba - UEPB
2. Universidade Federal de Sergipe
INTRODUÇÃO:

Na adolescência o jovem se depara com responsabilidades que não lhe eram atribuídas anteriormente, como a escolha profissional. Neste momento, o vestibular destaca-se como evento de bastante significância, pois se caracteriza como um concurso que seleciona, classifica e na maioria das vezes elimina. Estas circunstâncias podem levar o jovem a enfrentar situações de sofrimento psíquico. Assim, necessário se faz lançar mão de recursos que possam amenizar tais eventos. Destarte, o sentido de vida, como proposto por Viktor Frankl, vem demonstrando uma importante relação com uma melhor administração dos eventos estressantes. Frankl entende o sentido de vida como a motivação primaria do ser humano, que proporciona um suporte para suas escolhas e dificuldades. Dessa forma, resultaria em um maior envolvimento do jovem com seus objetivos e metas de vida. Tendo em vista a complexidade do momento de vida em que os adolescentes candidatos ao vestibular se encontram, ressalta-se a importância de estudos sobre essa população. Assim sendo, este estudo teve como objetivo identificar os níveis de sentido de vida dos jovens pré-vestibulandos, para melhor entender como eles lidam com o processo seletivo.

METODOLOGIA:

O estudo possui uma abordagem quantitativa, sendo composto de uma amostra acidental de 309 jovens de 3º ano do ensino médio (n=161) e cursinhos pré-vestibular (n=148) das principais escolas públicas e privadas da cidade de Campina Grande (PB). Destes verificou-se que 61,5% eram do sexo feminino, 188 eram estudantes de escolas e cursinhos particulares. No tocante à idade, observou-se uma variação entre 15 e 41 anos (M=20,32; DP=6,12). Para a coleta de dados utilizou-se um instrumento que avalia o sentido de vida (PIL-Test-12) com alternativa de respostas tipo Likert variando de 1 (Discordo Totalmente) a 7 (Concordo Totalmente) e um outro para descrição sócio-demográfica da amostra. A coleta de dados ocorreu um mês antes do inicio dos processos seletivos. Por se tratar de estudantes, houve inicialmente um primeiro contato com os diretores das instituições para que os mesmos autorizassem a participação dos alunos na pesquisa. No segundo momento foram entregues diretamente aos alunos os questionários juntamente com o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A estes, era pedido que respondessem de imediato. Em seguida o instrumento era devolvido somente aos pesquisadores de forma a garantir o sigilo e o anonimato dos dados recolhidos.

RESULTADOS:

A análise dos dados foi realizada por meio do programa estatístico para as ciências sociais aplicadas (SPSS para Windows). O índice Kaiser-Meyer-Olkin (KMO=0,83) apontou a adequacidade da amostra para a realização da análise fatorial. O instrumento apresentou solução unifatorial (fator realização existencial) com um índice de confiabilidade interna (Alfa de Cronbach) de α = 0,799. Os resultados indicam que grande maioria da amostra apresenta baixos níveis de sentido de vida (84,5%), ou seja, 261 estudantes demonstram vazio existencial. 44 estudantes (14,4%) apresentam níveis intermediários de sentido de vida e apenas 1,3% (quatro alunos) apresentam níveis altos de realização existencial. Fato que pode estar interferindo nas escolhas e motivação dos estudantes. O teste de Mann-whitney sugere que há diferença significativa entre os alunos do 3º ano e cursinhos pré-vestibular [U=9346, p=0,004], sendo os primeiros os que apresentam os índices mais elevados, sugerindo que o fato dos alunos de cursinho estarem novamente se preparando para o vestibular pode estar afetando sua percepção de sentido de vida tornando-os mais vulnerável ao estresse e assim interferindo na sua capacidade para o estudo.

CONCLUSÃO:

O estudo encontrou baixou níveis de sentido de vida na grande maioria dos estudantes (84,5%). Este fato, conhecido como vazio existencial se manifesta, principalmente, através do tédio e indiferença, que resultam na perda do interesse pelas atividades e na falta de iniciativa para melhorar ou modificar sua vida. Também foi identificada diferença significativa nos níveis de Sentido de Vida entre os estudantes do 3º ano e cursinho pré-vestibular. Assim, percebe-se a necessidades de novos estudos com essa população para identificar possíveis relações do construto com aspectos ligados à motivação, estresse, ansiedade, entre outros. Estudos como esses são de vital importância para formulação de intervenções, que possam minimizar os efeitos danosos do processo seletivo Vestibular nos adolescentes.

Palavras-chave: Adolescência, vestibular, Sentido de Vida.