62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ALUNOS ESPECIAIS
Monica Dorigo Correia 1
Hilda Helena Sovierzoski 1
Jenner Barretto Bastos Filho 1
1. Universidade Federal de Alagoas, Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemátic
INTRODUÇÃO:

A educação ambiental vem sendo difundida em todas as áreas da educação, desde o ensino fundamental até os cursos de pós-graduação nas últimas duas décadas, existindo grande preocupação com a qualidade de vida do ser humano e do planeta. Em muitos casos os alunos especiais ficam a margem deste processo e dos movimentos ambientalistas, devido suas necessidades mais urgentes. Entretanto, estas pessoas fazem parte das comunidades onde vivem e como cidadãos possuem o direito de atuarem como defensores na luta em defesa do meio ambiente. Ainda hoje a educação ambiental difundida no ensino fundamental e médio é trabalhada pelos professores de biologia, incluindo aspectos didáticos em sala de aula e atividades práticas voltadas para diversos temas ambientais. A noção de meio ambiente apresentada em geral baseia-se num enfoque global e integrado, sendo denominada de "Educação Ambiental Formal". Ao longo dos dois últimos séculos ocorreu uma significativa mudança das condições de tratamento das pessoas especiais, porém com relação a prática da educação ambiental, poucas atividades vem sendo desenvolvidas direcionadas para estes alunos. O presente trabalho objetiva demonstrar a importância da interação entre os alunos especiais e as práticas pedagógicas associadas à educação ambiental.

METODOLOGIA:

Foram criados doze grupos de alunos da disciplina de Projetos Integradores III, do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Alagoas, ao longo dos anos de 2007 e 2009, para atuarem em atividades didáticas e pedagógicas junto aos alunos especiais, portadores de diferentes deficiências mental e física, com déficit de atenção, em instituições de Maceió. As atividades desenvolvidas envolveram diversos aspectos da educação ambiental, com temas sobre a importância da preservação do meio ambiente e da melhoria da qualidade de vida. Foram abordados aspectos relacionados com os ecossistemas de Alagoas, a fauna e a flora, doenças tropicais, incluindo formas de contágio e prevenção. As atividades foram realizadas em sala, com aulas expositivas incluindo apresentações orais, utilizando materiais didático-pedagógicos produzidos a partir de materiais reciclados, como plásticos, papéis e papelões, com os quais foram confeccionados cartazes, painéis, flanerógrafos de tamanhos grandes para facilitar a visualização. Após estas apresentações foram desenvolvidas atividades motoras, com a distribuição de desenhos e jogos para serem coloridos pelos alunos especiais, com elementos relacionados aos temas abordados, visando uma melhor compreensão das informações apresentadas.

RESULTADOS:

A atividade prática de transmissão dos conteúdos, associada à experiência em sala de aula para os futuros professores de biologia, demonstrou ser muito rica. Este tipo de metodologia proporcionou aos alunos de licenciatura envolvidos o contato com os vários aspectos relacionados à futura atuação com professores do ensino básico e fundamental. Também foi bastante enriquecedora a "quebra" dos preconceitos ainda existentes com relação às pessoas especiais, justamente por se tratarem de Instituições que trabalham com portadores de deficiências. Com relação aos alunos especiais foi observado que vários deles apresentaram uma ligeira compreensão sobre os temas ambientais apresentados, uma vez que respondiam as simples perguntas que foram realizadas durante e ao final das aulas expositivas e práticas. As atividades motoras entre alunos tiveram ótima aceitação, incluindo os desenhos e jogos, sem demonstrarem restrições para colorirem as ilustrações oferecidas. Foi possível constatar que o desenvolvimento destas atividades pelos graduandos da licenciatura em biologia com alunos especiais demonstrou ser uma ótima atividade direcionada à educação ambiental, favorecendo assim a melhoria da qualidade de vida e a preservação dos nossos ambientes. 

CONCLUSÃO:

O trabalho desenvolvido demonstrou ser de grande importância para os graduandos e futuros professores de biologia, incluindo inúmeras experiências no contato destes com a realidade dos alunos especiais. Verificou-se a necessidade da realização de metodologias de ensino que envolva Instituições desta natureza, muitas das quais carentes deste tipo de atividade. O desenvolvendo do conhecimento teórico, absorvido durante o curso de graduação em biologia na universidade, incluindo os diferentes aspectos da educação ambiental, foi colocado em prática junto aos alunos especiais. A metodologia aplicada com relação aos conteúdos programáticos, tanto com relação às apresentações orais, quanto às atividades motoras, serviram de estímulo para o desenvolvimento das idéias relacionadas ao aprendizado da educação ambiental.

Palavras-chave: Educação Ambiental, Aluno Especial, Aprendizado.