62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA PRÁTICA A SER REFLETIDA NOS CURSOS DE LICENCIATURA DE MATEMÁTICA E FÍSICA DO CESC/ UEMA EM CAXIAS-MA
Lidiana Oliveira da Silva 1
Cacilda Figueiredo Neri de Aguiar 1
Edileusa Silva de Abreu 1
1. Departamento de Educação, CESC/UEMA
INTRODUÇÃO:

O presente trabalho é resultado de pesquisa acerca da avaliação da aprendizagem, buscando conhecer os instrumentos/técnicas avaliativos mais utilizados pelos professores dos cursos de licenciatura em Matemática e Física do CESC/UEMA, investigar o grau de satisfação dos discentes com relação aos procedimentos avaliativos adotados, além de verificar se os critérios avaliativos são explicitados no momento da avaliação. Assim, o objetivo geral dessa pesquisa é diagnosticar a prática avaliativa dos professores dos cursos em pauta.

            A avaliação da aprendizagem nos cursos de licenciatura, necessita de atenção, visto que os acadêmicos serão os futuros profissionais que poderão multiplicar com seus alunos os mesmos procedimentos avaliativos a que foram submetidos  durante o seu curso de formação.

            Avaliar, torna-se um dos grandes desafios da prática docente na sala de aula, devendo esta ação estar comprometida com a socialização dos saberes produzidos nos espaços escolares, sendo capaz de diagnosticar as necessidades, direcionado-as em função dos princípios educativos. Os professores precisam ser conduzidos para estas práticas e incentivados a refletirem sobre novas metodologias e o uso da avaliação, a quebrarem a rotina de muitos anos e estabelecerem troca de experiências.

METODOLOGIA:

           A pesquisa percorreu com enfoque quanti-qualitativo, tendo como ponto de partida a busca por dados e referenciais bibliográficos para a tessitura do referencial teórico. Em seguida, partiu-se para a observação sistemática dos processos avaliativos afim de subsidiar os dados coletados na pesquisa de campo. O instrumento utilizado para  aproximação da realidade foi o questionário semi-aberto, com o intuito de coletar dados que sejam analisados junto ao referencial teórico.

           A investigação foi realizada no Centro de Estudos Superiores de Caxias/CESC, com uma amostra de 63 alunos dos cursos de Matemática e Física dos seguintes períodos: 3º, 7º e 9º. A amostra da referida pesquisa representa 60% do universo.

RESULTADOS:
           A partir da análise dos dados, verificou-se que os acadêmicos definem que a avaliação deverá verificar a aprendizagem, conscientizá-los de suas dificuldades e potenciais, apoiar no  desenvolvimento da aprendizagem, além de revelar se as metodologias e práticas dos professores estão favorecendo a aquisição de novos conhecimentos. Os dados revelaram ainda, que as técnicas de avaliação mais utilizadas são: provas, atividades em grupo e apresentação de trabalhos, os critérios avaliativos são esclarecidos e os alunos, ocasionalmente, influenciam na escolha das técnicas avaliativas.

Como sugestões, os pesquisados enfatizam que os professores devem levar em conta a participação dos alunos durante as aulas, além de realizarem atividades práticas, a fim de que possam demonstrar em situações do cotidiano a utilização dos conteúdos apreendidos. No entanto, ressaltam a importância da utilização de provas para verificar o nível de conhecimento e aprendizagem.

No que concerne à prática avaliativa dos seus professores, os alunos se mostram satisfeitos, uma vez que 65% responderam de forma satisfatória. No entanto, apesar disso, 24% dos alunos do curso de Matemática se mostram pouco satisfeitos. Acreditam ainda, que quando forem exercer a profissão docente, utilizarão as mesmas técnicas avaliativas dos seus professores, por propiciarem resultados satisfatórios.

CONCLUSÃO:
            Com base nos resultados obtidos, percebe-se uma distinção de opiniões entre os acadêmicos, pois embora aspirem mudanças no processo avaliativo, demonstram ter uma concepção tradicional de avaliação, como instrumento de poder revelado nas  notas ao final de cada período.

Na verdade, observa-se que a mudança na escola, na universidade, consequentemente na avaliação, torna-se difícil, pois, como explica Luckesi (2005), para cumprir seu verdadeiro significado a avaliação tem a função de subsidiar a construção da aprendizagem bem sucedida. A condição necessária para que isso aconteça, é a de que a avaliação deixe de ser utilizada como recurso de autoridade, que decide sobre os destinos dos educandos e assuma o papel de auxiliar no crescimento cognitivo.

Nesse processo de mudança, de transformação, o desafio que se impõe é buscar a influência de novos paradigmas no processo educativo e avaliativo, nas propostas pedagógicas e no fazer docente, o que, sem dúvida, diminuirá a dicotomia entre a ação de educar e a ação de avaliar, revelada nesta pesquisa.

Instituição de Fomento: Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão - FAPEMA
Palavras-chave: Avaliação da Aprendizagem, Ensino , Formação de Professores.