62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
CALCULANDO O IMPACTO DA PEGADA DE ÁGUA ENTRE OS ALUNOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC
Simone da Silveira Sá Borges 4
Dejane Pereira Cavalcante 1
Édipo Silva de Oliveira 1
Ana Virgínia Soares de Souza 1
Itaquê Pinheiro de Araújo 2
Geovany Rocha Torres 3
1. Deptº de Físico-Química e Química Analítica - UFC
2. Deptº de Matemática - UFC
3. Pró-Reitoria de Extensão - UFC
4. Profª Dra. / Orientadora - Deptº de Físico-Química e Química Analítica - UFC
INTRODUÇÃO:
A pegada de água é um indicador que estima o volume de água utilizada de forma direta ou indireta por uma pessoa ou população e está relacionada aos bens e serviços produzidos e consumidos em um país durante o período de um ano. Assim como outros indicadores ambientais, entre eles a pegada de carbono e a pegada ecológica, para o cálculo da pegada de água também são considerados os fluxos de água que entram ou saem do país, além de considerar a soma das seguintes parcelas relacionadas ao consumo de água: parcela alimentar, que é a água utilizada para produzir os alimentos de origem vegetal ou animal; parcela doméstica, que é a água usada no consumo da residência, como em jardins, piscinas e limpezas em geral; e parcela industrial, que é a água utilizada para produzir os bens de consumo industrializados. Adicionalmente, a pegada de água além de considerar as águas superficiais, também inclui dados referentes aos fluxos de águas subterrâneas e águas poluídas utilizadas em diferentes atividades. O objetivo deste trabalho é estimar o volume de água utilizada pelos alunos do Centro de Ciências da UFC em suas atividades diárias na universidade e em suas residências.
METODOLOGIA:
Em maio de 2009, foram realizadas entrevistas com cinquenta estudantes, dez de cada um dos seguintes cursos: Matemática, Química, Física, Biologia e Geografia. O cálculo da pegada de água desses estudantes foi dividido em três partes. Primeiramente, cada estudante respondeu a um questionário idêntico ao disponibilizado no site www.waterfootprint.org com trinta perguntas sobre os hábitos de consumo e higiene semanais. Em seguida, as respostas de cada estudante foram colocadas nesse site para que a pegada de água fosse calculada. Finalmente, esses dados foram disponibilizados em tabelas e gráficos e os comentários coletados durante as entrevistas transformados em diagnósticos.
RESULTADOS:
Os valores da pegada de água, em metros cúbicos por pessoa ao ano, são obtidos pela soma das parcelas que a compõem (Alimentar, Doméstica e Industrial), e são referentes aos cursos dos estudantes entrevistados. Para o curso de Matemática foram obtidos os seguintes valores: parcela alimentar (1115); parcela doméstica (328); parcela industrial (71); resultando numa Pegada de Água de 1514. Para o curso de Física foram obtidos os seguintes valores: parcela alimentar (1121); parcela doméstica (876); parcela industrial (44); resultando numa Pegada de Água de 2041. Para o curso de Biologia foram obtidos os seguintes valores: parcela alimentar (1370); parcela doméstica (333); parcela industrial (56); resultando numa Pegada de Água de 1759. Para o curso de Química foram obtidos os seguintes valores: parcela alimentar (990); parcela doméstica (324); parcela industrial (36); resultando numa Pegada de Água de 1350. Para o curso de Geografia foram obtidos os seguintes valores: parcela alimentar (1102); parcela doméstica (314); parcela industrial (24); resultando numa Pegada de Água de 1440. Comparativamente aos resultados obtidos, considera-se que a pegada de água média por pessoa é de 1243 metros cúbicos. O Curso que mais se aproximou da média foi o curso de química, e o que mais se distanciou foi o curso de física.
CONCLUSÃO:
Os dados e os comentários coletados durante as entrevistas com os estudantes revelaram certo descaso relacionado ao desperdício de água, principalmente em relação à limpeza de suas residências e à higiene pessoal. Verificou-se que os estudantes ainda necessitam de esclarecimentos para que possam mudar de atitudes e adquirir novos hábitos que promovam uma vida sustentável.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Ceará - UFC
Palavras-chave: Resíduos, Água, Sustentabilidade.