62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
A PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO REFERENTE À RELAÇÃO TRABALHO X LAZER NOS ESTUDOS DO LAZER NO BRASIL (1980-2000)
Vanessa da Silva Guilherme 1
Andrei Panhan Manconi 1
Elza Margarida de Mendonça Peixoto 1
1. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE LONDRINA / UEL
INTRODUÇÃO:
Há no Brasil um conjunto de estudos dedicados à compreensão da problemática do lazer, que temos reconhecido genericamente como estudos do lazer. A análise desta produção permite afirmar que se trata de um conjunto de abordagens dos problemas relativos à fruição do tempo livre do trabalho a partir de áreas de conhecimento e referenciais teóricos diversificados, acompanhadas ou não de proposições. Uma pequena parcela desta produção enfrenta, diretamente, a intrincada e complexa relação trabalho x lazer. Neste estudo, pretendemos apresentar os resultados quanto à análise do estado da arte, na discussão que os estudos do lazer fazem da relação trabalho x lazer no período de 1980-2000. Para tanto, apresentamos a discussão dos resultados obtidos referentes (a) à proporção aproximada de trabalhos dedicados a discutir a relação trabalho x lazer em relação ao conjunto dos estudos do lazer; (b) o período histórico no qual os estudos do lazer vão dedicar atenção à problemática lazer x trabalho; (c) às conclusões quanto às concepções de trabalho que têm orientado os estudos do lazer brasileiros, com destaque para os limites e as problemáticas ainda não abordadas.
METODOLOGIA:
Nesta pesquisa foi realizada revisão bibliográfica. Para tanto, realizamos a identificação e o levantamento da produção pré-existente, a catalogação desta produção por autor, título, período de publicação e imprenta; a compilação, análise e produção de sínteses explicativas das informações referentes à problemática delimitada, configurando um quadro preliminar geral do estado da arte. Foram selecionados e compilados 20 textos que continham nos títulos as palavras chave "trabalho" e "lazer". Posteriormente, os trabalhos localizados foram lidos, com a preocupação de identificar: a proporção aproximada de trabalhos dedicados a discutir a relação trabalho x lazer em relação ao conjunto dos estudos do lazer; o período histórico no qual os estudos do lazer vão dedicar atenção à problemática; as noções de trabalho que têm predominado nestes estudos. A partir destes relatórios, foram elaboradas as sínteses explicativas sobre as conclusões quanto às concepções de trabalho que têm orientado os estudos do lazer brasileiros, com destaque para os limites e as problemáticas ainda não abordadas.
RESULTADOS:
Foram localizados 126 trabalhos que continham em seus títulos as palavras chaves trabalho x lazer. Dentre estes foram selecionados 20 trabalhos distribuídos entre os anos de 1980 e 2000. Esta produção estende-se do período histórico do governo do Presidente João Batista de Figueiredo, no qual se inicia a chamada abertura lenta, gradual e irrestrita, até primeiro governo do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Até então, a análise da produção evidencia: (1) referências ao trabalho a partir da recuperação da origem etimológica da palavra, em um movimento de análise descolado das condições objetivas nas quais o trabalho se processa; (2) apropriação fragmentada de comentaristas de Marx e Engels acerca das análises sobre o papel do trabalho na ontologia humana; (3) esforço de apreensão das transformações nos processos de produção e suas repercussões na vida de trabalho, mas a análise sobre o trabalho é abstraída de sua materialidade. (4) os esforços de apreensão do papel ontológico do trabalho na formação dos homens estão prejudicados pela desconsideração da ontologia como a pergunta radical sobre o que é o ser e como ele se produz, possível de ser respondida apenas pela recuperação dos processos históricos de produção do homem.
CONCLUSÃO:
Reconhecemos avanços em parte desta produção, na medida em que ampliam-se os esforços para uma análise da relação lazer x trabalho à luz do referencial teórico marxista. Destaca-se, entretanto, a necessidade de apropriação direta da fonte, e a devida superação da opção pelos comentaristas como meio mais fácil e rápido de apreensão da obra matriz do marxismo. Reconhecemos a urgência do aprofundamento da dimensão ontológica do trabalho, de modo a que se configure uma efetiva teoria do lazer, superando-se a propagada relação trabalho x lazer, pela efetiva explicitação e explicação das condições objetivas nas quais este se processa. Nesta direção reconhecemos a obra de Marx e Engels e a teoria marxista sobre o trabalho, inscrita no contexto mais amplo da seríssima análise que os autores fazem do modo de produção da existência no capitalismo. A nosso ver, as contribuições postas na obra de Marx e Engels são centrais para qualquer esforço que se pretenda radical e rigoroso de análise da problemática relação lazer/trabalho em sua complexidade histórica.
Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq
Palavras-chave: Produção do conhecimento, Trabalho, Lazer.