62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 2. Química Ambiental
AVALIAÇÃO DO DESPERDÍCIO DE ÁGUA DE REFRIGERAÇÃO DOS DESTILADORES USADOS EM LABORATÓRIO DE GRADUAÇÃO.
Dejane Pereira Cavalcante 1
Luiz Bruno de Sousa Sabino 1
Keyve Mayane Bezerra 1
Maria das Graças Gomes Castilho 4, 1
Geovany Rocha Torres 2
Simone da Silveira Sá Borges 3
1. Depto.de Físico-Química e Química Analítica - UFC
2. Pró-Reitoria de Extensão - UFC
3. Profª Dra. / Orientadora - Deptº de Físico-Química e Química Analítica - UFC
4. Profª/ Dra.
INTRODUÇÃO:
Em 2025, metade da população mundial deverá sofrer com a escassez de água, segundo perspectivas da Organização das Nações Unidas. Um quadro preocupante, que tem provocado discussões, fazendo com que instituições públicas e privadas se movimentem em busca de soluções para a redução do desperdício deste recurso natural. Nas Universidades, a água é utilizada em diversas atividades relacionadas ao ensino, pesquisa, extensão e administração, principalmente em laboratórios, onde é fundamental para o desenvolvimento dos experimentos.O uso da água em sua forma destilada corresponde a grande parte do total, de água consumida na Universidade, sendo que sua obtenção, através dos destiladores, contribuindo objetivamente com o aumento do índice de desperdício de água à nível local. Este trabalho tem como objetivo contribuir para a gestão de água em laboratórios da Universidade Federal do Ceará (UFC), avaliando a quantidade de água utilizada no processo de resfriamento de destiladores nos laboratórios de ensino de graduação dos Departamentos de Química Analítica e Físico-Química e Química Orgânica e Inorgânica, indicando alternativas simples e ecológicas, quanto ao reaproveitamento deste bem.
METODOLOGIA:
Foram monitorados, quanto à produção mensal de água destilada e vazão de água de refrigeração, 03 destiladores, de mesmo modelo, da marca A e 03 destiladores da marca B que atendem a 08 laboratórios, durante os meses de maio a junho de 2009. Para os cálculos, considerou-se o fato de que os destiladores funcionam três horas diariamente. O volume de água destilada e de refrigeração foi estimado por semana e posteriormente por mês. Os destiladores das marcas A e B produzem água destilada para todos os laboratórios do ensino de graduação e pesquisa dos referidos Departamentos.
RESULTADOS:
Os dados obtidos permitiram calcular a produção mensal de água destilada e a quantidade de água usada no processo de resfriamento para cada destilador. Em seguida foi feita uma média geral para a água destilada produzida e a água de resfriamento. A marca A apresentou, em média, uma produção mensal de 518 L de água destilada e, usou 23.000 L de água de refrigeração. A marca B produziu, em média, 108 L de água destilada utilizando 3.000 L de água de refrigeração. A água destilada produzida (626 L) é utilizada nos laboratórios e a água de refrigeração (26.000 L) é descartada na rede de esgoto.
CONCLUSÃO:
Poderiam ser utilizadas soluções simples para reutilização da água de refrigeração, soluções tais como: lavagem de vidrarias de laboratórios; jardins; coleta em cisternas para posterior uso. É fundamental que os gestores das unidades que utilizam equipamentos que fazem uso da água para seu funcionamento, conscientizem-se no sentido de promover ações de minimização e reutilização deste recurso natural.
Instituição de Fomento: Universidade Federal do Ceará - UFC
Palavras-chave: Água, Gestão Ambiental, Sustentabilidade.