62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
DELIMITAÇÃO E QUANTIFICAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA BACIA DO RIO CORRENTE (BA), UTILIZANDO IMAGENS ALOS ASSOCIADAS A SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS (SIG).
Irina Alves da Silveira 1
Otávio Augusto de Araujo Pessoa 1
Roberto Arnaldo Trancoso Gomes 1
1. Universidade de Brasília, Departamento de Geografia/ UNB- GEA
INTRODUÇÃO:

A conservação das Áreas de Proteção Permanente (APP) possui grande relevância, não só para a manutenção da flora e da fauna, mas também, para a preservação de recursos naturais de fundamental importância para as atividades humanas. Porém, verifica-se em grande número dos casos, que existe sério conflito entre a utilização antrópica dos recursos e a preservação destes. O presente trabalho tem como objetivo a delimitação e quantificação das APP na sub-bacia do rio Formoso, localizado na bacia do rio Corrente, a oeste do estado da Bahia. Para tanto, foram levadas em consideração as APP relacionadas às áreas de nascente, bordas de chapada, solo hidromórfico e drenagem.

METODOLOGIA:
Foram vetorizadas as APP e o uso do solo a partir das imagens ALOS, com resolução de 2,5 metros. A sub-bacia do rio Formoso possui uma área de, aproximadamente, 68875,0 hectares. Do total dessa área, aproximadamente 38112 ha são referentes às APP, onde 47% corresponde a APP de drenagem, 3% a APP de nascente, 28% a APP de solo hidromórfico e 22% a APP de borda de chapada.
RESULTADOS:
Foi constatado que 5% do total da área destinada às APP está sendo usado de forma irregular, sendo que: na área de APP de drenagem, 4,8% do uso inapropriado é devido à pecuária e áreas que possuem vegetação alterada; na APP de nascente, o uso indevido é referente a 2,8%, prevalecendo a pecuária e agricultura, juntamente com vegetação alterada; na APP de solo hidromórfico este valor é de 4,9%, sendo a pecuária o principal tipo de uso irregular, e na APP de borda de chapada, 1,38%, sendo a agricultura e a pecuária as principais atividades irregulares.
CONCLUSÃO:
Pode-se concluir que na sub-bacia do rio Formoso é possível constatar a existência de uso irregular nas áreas destinadas à preservação permanente. Nesse sentido, constatou-se que a pecuária e a agricultura são as principais atividades realizadas de forma irregular.
Instituição de Fomento: CNPQ
Palavras-chave: área de preservação permanente, sensoriamento remoto, sistema de informação geográfica.