62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
UTILIZANDO A MONITORIA PARA A APRENDIZAGEM E RENOVAÇÃO DO PENSAMENTO E PRÁTICA CIENTÍFICA
Claudio Bastos Spda 1
Heloize da Cunha Charret 1
Marlucia Coutinho de Oliveira 1
1. Depto.de Ciências da Natureza,Escola SESC de Ensino Médio - ESEM, RJ
INTRODUÇÃO:

A pesquisa em ensino de ciências tem demonstrado que os estudantes se apropriam melhor dos conceitos científicos quando são colocados em situações de investigações científicas, ou seja, quando são levados a resolver problemas usando a metodologia científica para tal.

Apesar de nem todos os alunos se mostrarem receptivos à propostas de trabalho científico, sempre existem aqueles que vêem nestas propostas a abertura para um mundo novo.

Neste trabalho analisamos um projeto de formação de monitores e ciências baseado justamente na capitalização da empolgação de alguns alunos em prol do desenvolvimento de todos.

Nossas análises enfocam a dimensão formativa do trabalho desenvolvido pelo monitor de ciências, além da estrutura do projeto, principalmente no que diz respeito ao processo seletivo dos monitores.

METODOLOGIA:

O presente trabalho se desenvolveu no âmbito do projeto social da Escola SESC de Ensino Médio, uma escola residência que acolhe jovens de todo o Brasil, atendendo desta forma um público bastante heterogêneo no que diz respeito à bagagem acadêmica.

Analisamos a formação de monitores pelos seguintes aspectos: competências e habilidades trabalhadas;

Formação de visão crítica a respeito da sustentabilidade; Caráter multiplicador inerente ao projeto.

Para a realização das analises observamos a natureza dos projetos desenvolvidos pelo monitor, de suas tarefas cotidianas no espaço do laboratório, bem como o processo seletivo que o agrega ao projeto.

Também são relevantes as informações sobre a variação do número de monitores de ciências ao longo do ano letivo, bem como o montante das horas de trabalho apresentadas pelos mesmos ao longo de suas atividades.

RESULTADOS:

Os projetos de trabalho oferecidos aos alunos vão desde a construção de artefatos voltados para práticas sustentáveis até a manutenção de sistemas vivos, proporcionando assim o desenvolvimento de habilidades tais como: disciplina, organização, segurança no ambiente do laboratório, raciocínio lógico e mecânico, responsabilidade para com todo e qualquer organismo vivo, além do inquestionável desenvolvimento nos conteúdos relacionados as diferentes ciências.

O trabalho do monitor inclui conta com metade da carga horária voltada para a manutenção do laboratório e montagem de experimentos que serão utilizados nas aulas curriculares. Esta dimensão do ofício do monitor proporciona um grande desenvolvimento nas técnicas de pesquisa científicas, além do amplo domínio de conteúdos acadêmicos.

O número de monitores ao longo do ano evoluiu de 10 monitores no início do ano de 2009 para 45 ao fim deste. Parece-nos que o processo seletivo seja o principal responsável por esse aumento, já que o projeto se baseia na formação durante o trabalho e o estudante não presta um prova formal para ser um monitor, basta que ele queira. Como o monitor desenvolve projetos instigantes muitos colegas acabam por desejar se envolver também com o espaço do laboratório, encontrando sempre as portas abertas.

CONCLUSÃO:

Nossas análises indicam que os alunos envolvidos com o projeto de monitoria, não só adquirem uma competência investigativo-científica, como também se tornam eles próprios formadores de seus pares, passando a funcionar na instituição e em suas comunidades de origem como divulgadores de ciência.

Além do incontestável benefício para a formação dos estudantes, graças aos projetos de monitoria o laboratório ganhou uma nova dimensão, já que este se tornou ponto de encontro de estudantes e docentes envolvidos com inúmeras aplicações inovadoras das ciências, fomentando também a interdisciplinaridade de uma forma bastante concreta.

 Além disso, diversos projetos desenvolvidos pelo laboratório passaram a contemplar  setores da comunidade acadêmica, tais como o projeto do biodiesel, do aquecedor solar , e a minicomposteira. Verificamos que esta particularidade, não só legitima as atividades do laboratório escolar, mas, sobretudo eleva a autoestima do monitor, que se sente, desta forma, contribuinte e responsável pelo desenvolvimento da comunidade a qual pertence.

Apesar de ter sido implantado em um laboratório, os projetos desenvolvidos pelos monitores se pretendem independentes da infraestrutura deste ambiente, já que são em sua maioria, voltados para práticas sustentáveis de baixo custo.

Instituição de Fomento: Serviço Social do Comércio - Departamento Nacional
Palavras-chave: Formação de monitores, Interdisciplinaridade, Sustentabilidade.