62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 2. Geografia Regional
AVALIAÇÃO DOS ASPECTOS AMBIENTAIS NA UNIDADE DE CONSERVAÇÃO URBANA LUIZOTE DE FREITAS NA CIDADE DE UBERLÂNDIA-MG.  
Geraldo Alves Faria Neto 1
Paulo Sergio da Silva 2
1. Universidade de Uberaba - Uniube - Graduando em Administração
2. Prof. Dr. Universidade Federal de Uberlândia-UFU/ESTES -Orientador
INTRODUÇÃO:

O principal objetivo da criação de unidades de conservação está relacionado ao fato de que este tipo de ação proporciona a manutenção e a preservação de parte de biomas de um determinado espaço geográfico e busca o equilíbrio entre a fauna e flora com a atividade antrópica. Áreas de elevado valor natural, legalmente constituída pelo Poder Público para sua preservação. O Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza-SNUC instituído no Brasil no ano 2000 através da Lei Nº 9.985 cada vez mais está consolidando de modo ordenando as áreas protegidas em níveis federal, estadual e municipal. Este trabalho consistiu em fazer uma revisão sobre o plano de manejo da unidade de conservação Luizote de Freitas na cidade de Uberlândia-MG, com vistas em atualizar dados da fauna e flora, bem como avaliar o uso . O projeto foi realizado pela UFU em parceria com a UNIUBE e a Prefeitura Municipal via Secretaria de Meio Ambiente. Os objetivos norteadores foram a) Analiasar o termo de referência sobre a unidade de conservação; b) Revisar o plano de manejo da UC; c) Atualizar dados sobre a unidade de conservação; d) obter percepção da comunidade de entorno sobre a sua importância.

METODOLOGIA:

Os procedimentos adotados para o desenvolvimento deste trabalho partiram primeiramente da revisão sobre o plano de manejo da Unidade de Conservação urbana Luizote de Freitas na cidade de Uberlândia-MG, com a finalidade de conhecer os representantes da flora, fauna, solo, hidrografia e de seu uso. Posteriormente realizamos os trabalhos de campo na área da unidade para conferir as informações e avaliar a situação em que se encontra o parque, coletamos amostras de água para análise da potabilidade, estabelecemos contatos com moradores do seu entorno para obter a percepção sobre a unidade de conservação. Após os dados coletados correlacionamo-os ao plano existente e finalmente elaboramos um relatório final entregue para a Secretaria de Meio Ambiente afim de que pudessem tomar as devidas providências em relação à área protegida.

RESULTADOS:
Os resultados alçados foram: a) A unidade de conservação apresenta flora e fauna preservada, apesar de relatos da comunidade indicar que algumas pessoas retiram árvores no local e que algumas espécies da fauna desapareceram ao longo dos anos; b) O córrego do óleo possui uma das nascentes na unidade de conservação e está preservada; c) A análise de DQO e DBO da água coletada demonstra índices altos e fora dos padrões de aceitação da OMS, sendo imprópria para o contato com os moradores; d) A percepção obtida junto aos moradores indicou-nos uma elevada importância que a comunidade dá em relação ao aspecto "verde" que a unidade conservação proporciona para o bairro, e) A comunidade também se mostrou muito preocupada em relação à falta de segurança no seu entorno, onde problemas com a iluminação e vigilância levam atos de vandalismo destruindo os alambrados, pescando, atacando os animais, poluindo o lago e usando a área verde para a marginalidade.
CONCLUSÃO:

Após um ano de trabalho junto à unidade de conservação Luizote de Freitas na cidade de Uberlândia-MG, da realização de vários trabalhos de campo, de investiduras para buscar informações mais precisas sobre a área, contatos com moradores do entorno e com a gestão pública, chegamos a duas considerações importantes, por um lado satisfeitos com a atualização do plano de manejo, porém muito preocupados em relação ao futuro do parque. A unidade de conservação necessita de toda uma reestruturação de ordem física, ou seja, reforma nos alambrados e guarita, recuperação de equipamentos no interior e limpeza do lago, recuperação de trilhas, melhoria na iluminação pública e vigilância. Nossa proposição final indica que a área deve desempenhar outra função além do aspecto verde, deve servir de proposta de uso público para fins de lazer, recreação e ações de educação ambiental, porém, essa abertura deverá ser vinculada ao fato de que a segurança aos visitantes e qualidade ambiental da água seja atendida. A proposta foi encaminhada para o poder executivo fazer suas considerações sobre as condicionantes indicadas e posteriores adequações.

Palavras-chave: Unidade de Conservação, Meio Ambiente, Manejo.