62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 3. Saúde Coletiva - 4. Saúde Pública
ANÁLISE DO APORTE NUTRICIONAL PROMOVIDO POR UM PROGRAMA GOVERNAMENTAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL
Larissa Grace Nogueira Serafim de Melo 1
1. Programa de Pós-graduação em Administração da Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:
O Programa de Aquisição de Alimentos, iniciativa do Governo Federal do Brasil, através de sua modalidade Compra Direta Local da Agricultura Familiar, faz parte de uma política pública que visa atender às demandas locais de suplementação alimentar e nutricional de instituições públicas ou filantrópicas. Além disso, visa o desenvolvimento da economia local e o fortalecimento da agricultura familiar, e pode ser considerado uma ação governamental de promoção da segurança alimentar e nutricional. O município de Santa Cruz localiza-se na microrregião da Borborema Potiguar, no Estado nordestino do Rio Grande do Norte. Possui clima semi-árido e uma população total de 31.294 habitantes, sendo 25.594 na zona urbana e 5.700 na zona rural, segundo dados do IBGE (2004). Este município foi assistido pelo programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar no ano de 2006. Dessa forma, muitas instituições públicas e filantrópicas do município de Santa Cruz - RN receberam doações de alimentos produzidos por agricultores familiares incluídos no Programa Compra Direta da Agricultura Familiar. O presente trabalho teve por objetivo realizar a avaliação do aporte nutricional proveniente de alimentos adquiridos a partir do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, durante o ano de 2006, nos cardápios de instituições públicas e filantrópicas do município de Santa Cruz/RN.
METODOLOGIA:
Este trabalho foi realizado a partir da avaliação de todos os cardápios de instituições públicas e filantrópicas da cidade de Santa Cruz-RN, onde estavam presentes alimentos doados através do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar, durante o ano de 2006. A análise nutricional foi realizada a partir de cálculos feitos através do programa de computador "Microsoft Office Excel", sendo utilizados como subsídios os dados de tabelas brasileiras de composição de alimentos, bem como de medidas caseiras. Foram calculados os seguintes dados: calorias totais, macronutriente proteína, micronutrientes ferro, cálcio e vitamina A, além do custo total das refeições contidas nos cardápios.
RESULTADOS:
O Guia alimentar para a população brasileira (2006) refere a hipovitaminose A e a anemia por carência de ferro, como principais carências de micronutrientes na população do Brasil. Ainda, segundo este mesmo documento, o leite é a melhor fonte de cálcio na alimentação, entretanto, no Brasil, tem ocorrido uma redução no consumo deste alimento, bem como de seus derivados, o que repercute negativamente sobre a saúde óssea da população. Por isso, é recomendável à população brasileira, o consumo de alimentos fonte de cálcio. Considerando as avaliações de micronutrientes realizadas, a saber: vitamina A, cálcio e ferro, verifica-se que os resultados do trabalho demonstram que, a partir das doações de alimentos provenientes do Programa de Aquisição de Alimentos, foi possível a promoção de um considerável aporte suplementar não somente do macronutriente proteína, bem como de micronutrientes na dieta alimentar da população atendida pelas instituições beneficiadas, além de redução no custo per capita por refeição, em especial em instituições filantrópicas, onde o custo das refeições, muitas vezes, compõe a maior parte dos custos fixos totais. Portanto, a contribuição dos alimentos doados acaba refletindo positivamente na composição total das refeições, especialmente no macronutriente proteína, já que, segundo Gonçalves e Machado (2007), na sociedade brasileira é notável que o preço é fator determinante do padrão de consumo alimentar de proteínas. Isto pelo fato dos alimentos ricos neste macronutriente serem, em geral, de custo mais elevado que as fontes alimentares dos demais macronutrientes carboidratos e lipídios.
CONCLUSÃO:
Os alimentos doados através do Programa Compra Direta Local da Agricultura Familiar promoveram elevado aporte nutricional nos cardápios das instituições pesquisadas, o que demonstra a importância de um programa governamental de segurança alimentar e nutricional na garantia do direito humano à alimentação adequada.
Palavras-chave: Aporte nutricional, Segurança alimentar e nutricional, Suplementação alimentar.