62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 10. Microbiologia - 3. Microbiologia
AVALIAÇÃO ANTIMICROBIANA DO EXTRATO ETANÓLICO OBTIDO DOS TALOS DE Solanum crinitum Lam.      
Ana Paula Pereira Gonçalves 1
Príscila Naíara Araújo Cunha 1
Anselmo Ferrer Hernández 1
Carolina Bioni Garcia Teles 1
1. Laboratório de Fitoquímica e Microbiologia, Faculdade São Lucas, Porto Velho-RO,
INTRODUÇÃO:

A Amazônia é o maior reservatório natural de diversidade vegetal do mundo, porém somente 2% já foram estudadas sob algum aspecto. Os extratos e óleos de plantas têm sido considerados novas fontes de princípios ativos naturais com diversos efeitos aplicados. Isso se torna importante, uma vez que microrganismos causadores de patologias estão cada vez mais resistentes aos antibióticos, e associado a esse problema à baixa taxa de descoberta de novas substâncias com potencial antimicrobiano, é de extrema necessidade a busca por novos princípios ativos que combatam o crescimento e a proliferação desses microorganismos causadores de patologias. Dentro da família Solanaceae o gênero Solanum é constituído de diversos metabólitos secundários que apresentam alcalóides glicosilados e flavonóides com grande variedade biológica de interesse tanto ecológico como para a saúde humana. A espécie Solanum crinitum Lam. (Jurubeba) é um arbusto, comum como planta invasora de pastagens e áreas agrícolas abandonadas. O objetivo deste trabalho foi submeter amostra do extrato etanólico dos talos de S. crinitum a avaliações antimicrobianas.

METODOLOGIA:

Os talos de S.crinitum foram coletados no município de Candeias do Jamari-RO linha 55, sentido balneário Rio Preto, passaram pelo processo de prensagem, secagem e identificação taxonômica pelo método de comparação no (HFSL). O extrato foi obtido pelo método de extração sólido-líquido utilizando o aparelho de Soxhlet e como solvente utilizou-se o etanol. Para análise microbiológica foi realizado teste de difusão em disco, onde culturas bacterianas foram diluídas até obter-se uma suspensão bacteriana cuja turvação foi comparada com a escala padrão no 0,5 de Mac Farland e foram semeadas em placa de petri com ágar Muller Hinton. As cepas de microrganismos (ATCC) selecionadas foram plaqueadas. Discos de papel de filtro esterilizados (medindo 0,6mm) foram impregnados em triplicata com a concentração de 0,03g/ml dos extratos, a seguir foram colocados sobre a superfície do ágar inoculado, e incubadas por 24 horas. Foi utilizado como controle positivo para bactérias a Ceftazidima 10mg e como controle negativo o solvente etanol na maior concentração. O diâmetro dos halos foi determinado em mm.

RESULTADOS:

As bactérias utilizadas nesse experimento foram selecionadas de acordo com sua classe e patologia. Após a incubação por 24 horas, os resultados obtidos revelaram a presença de halos de inibição de crescimento contra as cepas de Klebsiella pneumoniae (12 mm) e Pseudomonas aeruginosa (8 mm) frente aos extratos utilizados. Entretanto não houve a formação de halo para Proteus mirabilis, Staphylococcus aureus, e Escherichia coli.

CONCLUSÃO:

Os resultados obtidos revelaram que o extrato de S. crinitum apresentou metabólitos secundários com ação bactericida contra duas cepas das bactérias selecionadas, e sugerem que novas análises microbiológicas combinatórias e purificação de novas substâncias do extrato sejam desenvolvidas, visando à otimização dessa ação da planta.

 

Instituição de Fomento: PIBIC/CNPq; Faculdade São Lucas- RO
Palavras-chave: Microrganismos, Solanaceae, Fitoquímica.