62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
A PESQUISA CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DE FUTUROS DOCENTES DE BIOLOGIA
Railene dos Santos Menezes 1
Acácio Alexandre Pagan 2
1. Departamento de Biociências- DBC, Universidade Federal de Sergipe- UFS
2. Prof. Dr. Orientador- DBC/NPGECIMA- UFS
INTRODUÇÃO:
Nos cursos de licenciatura a formação dos docentes tem sido prejudicada pela separação entre momentos de ensino, de pesquisa e de extensão, geralmente desconexos. Diante disso, nas disciplinas de Instrumentação e Metodologia para o Ensino de Biologia do Departamento de Biociências (UFS), temos proposto a inclusão de atividades de pesquisa na formação docente. Portanto, neste trabalho, objetivamos realizar uma meta-análise dos resultados obtidos por 26 graduandos do curso de Ciências Biológicas da UFS, em trabalhos de pesquisa desenvolvidos no contexto das referidas disciplinas.
METODOLOGIA:
26 licenciandos buscaram construir um diagnóstico sobre o distanciamento e a aproximação do conhecimento de alunos do último ano do ensino médio frente a sete temas da biologia. Para tanto, eles adaptaram a ferramenta baseada na metáfora de um cone elaborada por Franzolin (2007), que visava analisar a transposição discursiva em livros didáticos. Na construção de indicadores acerca da relação discurso escolar/cotidiano/científico, foi elaborado um questionário de múltiplas escolhas contendo um breve perfil escolar e sociocultural e escalas de Thurstone, construídas a partir de afirmações de nível fundamental, médio e superior, coletadas em livros didáticos de biologia sobre cada um dos temas pesquisados: Agrotóxico e Ambiente, Agrotóxico e Saúde, Origem da vida, Respiração, Cadeia Alimentar, mamiferos e células. Esse instrumento foi aplicado a 296 alunos do último ano do Ensino Médio em Colégios de Itabaiana e Frei Paulo, SE. Os dados obtidos foram processados em um software estatístico. Após a digitalização dos dados cada um dos grupos de trabalho constituídos pelos graduandos analisou um dos sete temas. Neste trabalho buscamos fazer uma analise integrada dos resultados dessa pesquisa.
RESULTADOS:
No tocante à faixa etária dos alunos investigados, houve uma variação entre 15 e mais de 20 anos. A maioria dos alunos tinha 17 anos (34%). Quanto ao sexo, percebeu-se uma predominância do feminino (64,4%). Na parte específica dos questionários, dentre as afirmações escolhidas pelos alunos, os respondentes dos temas: Agrotóxico e Ambiente, 73,7% marcaram respostas de nível fundamental, Origem da vida (47,9% marcaram respostas referente ao nível fundamental, 23,4%- nível médio e 27,7%- nível superior), Respiração (85,4% mostraram discursos de nível fundamental, 10,4%- nível médio) e Cadeia Alimentar, 68,8% escolheram respostas de nível fundamental. Já os respondentes dos temas: Agrotóxico e Saúde (42% marcaram respostas de nível médio, 26%- nível fundamental, 30%- nível superior), mamiferos (47% marcaram respostas de nível médio, 36%- nível fundamental, 28%- nível superior) e celulas cerca de 70% assinalaram afirmações de nível médio e superior. De modo geral, os alunos mostraram discursos científicos aquém do que se espera para o Ensino Médio, no que se refere aos quatro primeiros temas, e apresentaram respostas adequadas ao referido nível de ensino, nos demais. Busca-se compreender quais as bases dessas diferenças, através de análises estatíticas e de uma pesquisa qualitativa.
CONCLUSÃO:
Em sua maioria os alunos mostraram um discurso distante do que parece pertinente quando se pensa sobre a biologia no nível médio. A maioria dos respondentes dos temas: Agrotóxico e Ambiente, Origem da vida, Respiração e Cadeia Alimentar , optaram por respostas cujo discurso era correspondente ao nível fundamental. Já a maioria dos respondentes dos temas: Agrotóxico e Saúde, mamiferos e celulas, marcaram respostas de nível médio. Esse aspecto pode estar ligado a entraves nas atividades de ensino-aprendizagem e/ou a visões de mundo. Além desse diagnostico construído sobre a aproximação e distanciamento do conhecimento dos secundaristas do conhecimento de referencia, a pesquisa desenvolvida pelos alunos de graduação oportunizou o contato com o cotidiano escolar, sendo que ao analisarem aspectos desse cotidiano, os graduandos refletiram sobre as próprias práticas pedagógicas integrando ensino e pesquisa, bem como buscaram por meio de estudo compreender a possível influência de elementos familiares e sociais sobre o conhecimento de alunos do último ano do ensino médio.
Instituição de Fomento: Bolsa PIBIC - Conselho Nacional de Desenvolvimento científico e Tecnológico- CNPq
Palavras-chave: Ensino de biologia , Ensino médio, Aprendizagem por projetos de pesquisa.