62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 4. Odontologia - 8. Periodontia
CARACTERÍSTICAS ANATÔMICAS E FENOTÍPICAS PERIODONTAIS EM UMA POPULAÇÃO AFRO DESCENDENTE
Vítor Marques Sapata 1
Cíntia Santana Dias 1
Cléverson Oliveira Silva 2
1. Depto. de Odontologia, UEM, Maringá/PR
2. Prof. Dr./Orientador Adjunto Periodontia Depto. de Odontologia, UEM, Maringá/PR
INTRODUÇÃO:
A gengiva possui diferentes dimensões e esta característica tem sido alvo de muitas pesquisas, demonstrando a aparência clínica do periodonto em diferentes pacientes, porém, nenhum estudo foi feito até hoje em indivíduos afro-descendentes. O objetivo deste estudo foi avaliar as características anatômicas gengivais em uma população afro-descendente e mostrar os diferentes biótipos periodontais existentes.
METODOLOGIA:
Setenta voluntários da raça negra foram incluídos no estudo. Para cada voluntário foi avaliada a largura e espessura gengival, comprimento da coroa, largura incisal e largura cervical da coroa e profundidade de sondagem. Além disso, através da associação dessas características foi determinado o biótipo periodontal de cada indivíduo.
RESULTADOS:
O biótipo periodontal fino/festonado foi predominante no total de voluntários deste estudo (48%), seguido pelo biótipo intermediário (45%) e o biótipo plano e espesso (7%). Os homens apresentam as coroas mais longas e a gengiva mais estreita.
CONCLUSÃO:
Dentro dos limites do presente estudo pode-se concluir que os indivíduos da raça negra também apresentam os três biótipos periodontais que indivíduos caucasianos, porém numa freqüência diferente. O conhecimento dessas características podem determinar uma forma mais previsível de tratamento, com a obtenção de resultados mais estáveis.
Palavras-chave: Periodontia, Gengiva, Fenótipo periodontal.