62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
MARIA ILKA DE MOURA: HISTÓRIA E MEMÓRIAS DE UMA PROFESSORA
Daniel Roney da Silva 1
Mariza Silva de Araújo 1, 2
1. Universidade Potiguar - UnP
2. Profª Ms. / Orientadora
INTRODUÇÃO:

Em meados da década de 1950 o bairro do Bom Pastor, localizado na zona oeste da cidade de Natal, foi marcado pelo desempenho de uma jovem professora que enxergou naquele lugar uma terra fértil para a alfabetização, bem como o ensino escolar em si. Maria Ilka passou a ofertar aos moradores, de graça, o ensino, visto que esta comunidade não possuía escola. Na década de 1986, o governo do Estado do Rio Grande do Norte implantou no bairro do Bom Pastor uma escola publica estadual, esta recebeu o nome da professora Maria Ilka, já falecida na época. Contudo, nos dias atuais é notória que os alunos desta escola, bem como a comunidade, já esqueceram o legado da eximia pedagoga, que deu nome a escola. A presente pesquisa visa resgatar através de documentos, fotografias e principalmente através da coleta de dados orais, realizadas com os poucos moradores do bairro que são contemporâneos de Maria Ilka, informações a muito perdidas, a fim de registrar seu legado pedagógico e social, que lhe dá por direito o título de primeira professora do bairro.

METODOLOGIA:

De junho até dezembro de 2009, foi realizada entrevistas com cerca de cinco pessoas contemporâneas de Ilka, que se prontificaram a ceder um pouco de sua lembranças para o enriquecimento desta pesquisa. Algumas entrevistas foram longas, principalmente as realizadas com os irmãos da professora Maria Ilka, outras mais objetivas, contudo, cada uma delas foi de singular importância na montagem deste "quebra cabeças" de lembranças. As entrevistas foram gravadas e em seguida passadas para o papel, a fim de garantir uma segurança maior para elas. Os parentes da professora Ilka cederam fotografias e documentos que caíram como uma luva ao que estava proposto para o trabalho.

RESULTADOS:

Algumas informações sobre a vida e a obra da professora Maria Ilka de Moura já estão sendo acrescentadas aos alunos da escola que leva seu nome, através do projeto: Quem Foi Maria Ilka? Que teve inicio em dezembro de 2010. Os alunos têm mostrado interesse pela temática, e alguns já estão ajudando a coletar novos dados para a pesquisa.

CONCLUSÃO:

Quando a pesquisa teve inicio foi possível perceber que quase nenhum aluno da Escola Estadual Maria Ilka de Moura, sabia a mínima informação a cerca da patrona da escola. Noventa por cento dos funcionários também desconheciam o legado da educadora. Através deste projeto de coleta de dados, a presente escola tem obtido a oportunidade de registrar e guardar suas memórias, para que as gerações futuras não sejam lesadas do direito de saber como a história desta escola começou.

Palavras-chave: Maria Ilka de Moura, Escola, Memória.