62ª Reunião Anual da SBPC
D. Ciências da Saúde - 1. Enfermagem - 5. Enfermagem Pediátrica
O IMPACTO DA UTI NEONATAL DE MOSSORÓ-RN NO NÚMERO DE ÓBITOS NEONATAIS.
Gabriele Maria Dantas Diniz 1
Marina Dantas Diniz 2
1. Dept. de Enfermagem, Fac de Enfermagem, UERN
2. Dept. de Enfermagem, Fac de Enfermagem, FIP
INTRODUÇÃO:
A assistência aos recém-nascidos prematuros vem demonstrando avanços tecnológicos e humanos muito significativos, elevando o número de bebês prematuros extremos que saem vivos das Unidades de Terapia Intensiva Neonatais (UTIN) do país nos braços de seus familiares. Com isso o Município de Mossoró-RN, que compõe no cenário da saúde local, o campo de referência e contra referência em Obstetrícia, gravidez de risco e prematuridade, suportando uma demanda de aproximadamente 400 partos mensais e elevados índices de mortalidade neonatal, a necessidade de se inserir no espaço da assistência de alta complexidade. Porém, apenas em fevereiro de 2008, foi inaugurada a 1° UTIN de Mossoró com 03 leitos.Nesta perspectiva, buscou-se apontar qual o impacto da UTIN no número de óbitos neonatais.
METODOLOGIA:
Para tanto, foi realizado um estudo epidemiológico, retrospectivo, de caráter quantitativo, onde foram utilizados os arquivos de natalidade e de mortalidade neonatais, e os livros de ocorrência da UTIN, que funciona na Associação de Assistência e Proteção Materno Infantil - APAMI, no período de fevereiro de 2007 a dezembro de 2008. A população alvo deste trabalho foi constituída por todos os recém-nascidos registrados nos arquivos e livros supracitados, nos referidos anos. Para analise, foram trabalhadas as seguintes informações: o número de nascidos vivos, de óbitos neonatais até sete (07) dias de vida e o de transferência para outras unidades de referência. A análise foi realizada de forma absoluta em tabela.
RESULTADOS:
Como resultado, foi constatado que houve uma diminuição bastante considerável do número geral de mortes neonatais, cuja taxa de mortalidade neonatal se encontrava em 28,3/ 1000, já no ano de 2008 o percentual estava entre 19,7/1000. Com isso, a cidade de Mossoró que antes se enquadrava no coeficiente de mortalidade infantil médio, atualmente devido às melhorias da assistência a saúde, se enquadra no coeficiente de mortalidade infantil baixo; percebeu-se também a diminuição drástica do número de transferências de recém-nascidos para outros hospitais de referência. Sendo assim, a criação da UTI neonatal, serviço de alta complexidade em Neonatologia, aumentou a qualidade da assistência aos recém-nascidos nos momentos de assistência intra-útero e pós-parto, melhorando o suporte básico a vida nos cuidados imediatos, assim como suporte avançado para recém-nascidos graves.
CONCLUSÃO:
Contudo, os 03 leitos existentes não suprem a demanda mínima da realidade do município de Mossoró e regiões circunvizinhas, tornando-se necessário pensar em sua ampliação em números de vagas e recursos materiais e financeiros, tornando imprescindível a participação da população e do governo público na aquisição de melhorias no cenário da saúde neonatal e na saúde como um todo.
Palavras-chave: Unidade de Terapia Intensiva neonatal, óbitos neonatais, assistência de alta complexidade .