62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 5. Ecologia - 4. Ecologia
IMPLANTAÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO DO PROCESSO DE COMPOSTAGEM NA ESCOLA MUNICIPAL DO ENSINO FUNDAMENTAL "JOSÉ JERÔNIMO NETO" EM PAULISTA - PB.
Janaildo Soares de Sousa 1
Danielle Araújo de Sousa 2
Fabiana Santana de Almeida Silveira 2
Eucária Farias do Nascimento 1
Hilberto de Assis Ferreira 3
Thiago Kelps Cavalcante Silveira 2
1. Faculdades Integradas de Patos - PB
2. Universidade Estadual da Paraíba - UEPB
3. Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
INTRODUÇÃO:

O planeta Terra encontra-se mergulhado em uma crise ambiental que decorre do comportamento inadequado dos seres humanos sob o ambiente. Estes, guiados pelo modelo econômico que tem como princípio o consumismo exagerado, proporcionam o descarte de grande quantidade de resíduos, que constitui um dos principais problemas ambientais vigentes. Na tentativa de buscar soluções para a problemática dos resíduos sólidos gerados na escola, foi implantado na Escola Municipal do Ensino Fundamental "José Jerônimo Neto" em Paulista - PB, o processo de compostagem em consonância com a Educação Ambiental, tendo em vista que 52 % dos resíduos sólidos totais produzidos por esta Escola correspondem à matéria orgânica. A compostagem constitui uma alternativa viável para o tratamento adequado dos resíduos sólidos de natureza orgânica, além de permitir o melhor aproveitamento dos resíduos recicláveis, reduzir significativamente o volume dos resíduos sólidos, diminuir os riscos à saúde humana e dos demais seres vivos, amenizar a poluição do ar, da água, do solo, visual e a degradação humana.

METODOLOGIA:

Este trabalho consistiu em uma pesquisa participante, realizada na E. M. E. F. "José Jerônimo Neto", situada no município de Paulista/PB, no período de Fevereiro a Outubro de 2007. A referida Escola conta com uma estrutura física formada por 10 salas de aula, cantina, sala de vídeo, secretaria, sala de professores, 04 banheiros e área de recreação. Trabalha com um quadro profissional de 30 educadores, 19 funcionários e 820 educandos, nos turnos matutino e vespertino. Os dados quantitativos e qualitativos foram coletados no decorrer de duas etapas. Primeiramente, o processo de sensibilização foi realizado junto à comunidade escolar, sendo desenvolvido através de reuniões, eventos e conversas informais, nos quais foram debatidos os objetivos do trabalho, além de sua relevância educacional, ecológica, econômica e social. Além disso, os educandos foram sensibilizados por meio da abordagem de vários temas ambientais relacionados à questão dos resíduos sólidos. A segunda etapa tratou-se do delineamento de estratégias para implantar o processo de compostagem, constituindo-se dos seguintes passos: caracterização dos resíduos sólidos, mapeamento do ambiente para distribuição dos coletores para coleta seletiva, escolha do local de construção da composteira e do modelo a ser adotado.

RESULTADOS:

O processo de sensibilização que ocorreu durante toda a pesquisa demonstrou consideráveis mudanças de percepção da comunidade envolvida quanto às questões ambientais. No entanto, há ainda contradição entre o conhecimento e a prática da comunidade escolar, o que ressalta a importância da Educação Ambiental ser realizada de forma contínua, dinâmica, criativa e inserida no currículo escolar. Para que o processo de compostagem ocorresse de forma adequada, foi necessário implantar a coleta seletiva na Escola. Para isso, houve a aquisição de coletores adequados e em quantidade satisfatória. Em seguida foi escolhido o modelo de compostagem, que consistiu em uma composteira formada por 04 compartimentos com 0,5 m2 cada, ocupando uma área de 2 m2 destinada à decomposição aeróbia da matéria orgânica. Dentre os benefícios resultantes da compostagem na Escola, observou-se: diminuição do volume de resíduos sólidos destinados de forma inadequada; consolidação da coleta seletiva; colaboração para inserção da dimensão ambiental no currículo escolar; melhoria das condições do ambiente escola; favorecimento do processo ensino-aprendizagem e aquisição de uma postura comprometida com a sustentabilidade ambiental por parte da comunidade envolvida.

CONCLUSÃO:

Um dos principais problemas decorrentes da relação predatória ser humano-natureza é a geração de grandes quantidades de resíduos sólidos que, na maioria das vezes, são coletados e destinados de modo inadequado, levando à contaminação do solo, da água e do ar. Para que tais danos não venham ocorrer, são necessárias ações transformadoras que proporcionem melhor qualidade de vida, na escola, no bairro, na comunidade e na cidade. Neste contexto foi implantado o processo de compostagem na E.M.E.F. "José Jerônimo Neto" em consonância com a realização da Educação Ambiental, no intuito de destinar corretamente os resíduos sólidos de origem orgânica, contribuindo assim, para a formação de cidadãos ambientalmente responsáveis. Observou-se que a implantação da compostagem na escola contribuiu para a consolidação da coleta seletiva e para a destinação correta dos resíduos orgânicos gerados na Escola. A separação dos resíduos e a adequada utilização na própria escola contribuíram para manter a Escola limpa e reduziu a quantidade de resíduos que chegavam ao lixão da cidade. Além disso, o composto produzido pôde ser utilizado em uma horta escolar e, tanto a compostagem quanto à própria horta, constituíram laboratórios vivos de estudo para as diversas áreas do conhecimento.

Palavras-chave: Resíduos Sólidos, Educação Ambiental, Compostagem.