62ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 4. Fitotecnia
AVALIAÇÃO DE CLONES DE BATATA-DOCE (Ipomoea batatas (L.) Lam), ATRAVÉS DA ANÁLISE DE TRILHA.
Lucas da Silva Santos 1
José Pedro da Silva 1
Anderson Teixeira Tenório 1
Everton Talvanes de Barros Almeida 1
Jair Tenório Cavalcante 1
Paulo Vanderlei Ferreira 1
1. Universidade Federal da Alagoas
INTRODUÇÃO:

A batata-doce (Ipomoea batatas (L.) Lam), é uma espécie de origem americana, sendo o México sua mais provável área de origem. É uma cultura de importância econômica e social.

O Estado de Alagoas detém um rendimento médio de raízes tuberosas de batata-doce muito baixo (cerca de 7,7 t/ha), atribuindo-se este fato à falta de estudos voltados para desenvolver cultivares selecionadas para o cultivo na região.

Para se desenvolver cultivares adaptados às mais diversas condições ambientais, é necessário pesquisas através de melhoramento genético de plantas;  contudo, nesses trabalhos, é importante o conhecimento das associações de natureza genética entre os caracteres. A maneira mais segura e eficiente de realizar estes estudos é através da utilização de um parâmetro genético que trate das associações entre esses caracteres, citando-se como exemplo: a análise de trilha.

            Na análise de trilha, inicialmente, efetuam-se estudos sobre os efeitos diretos e indiretos das variáveis primárias sobre a variável básica "rendimento", em diagrama de trilha.

 

Diante destes fatos, o presente trabalho teve como objetivo avaliar clones de batata-doce desenvolvidos em Alagoas, através da análise de trilha, nas condições de clima e solo de Rio Largo-AL.

METODOLOGIA:

O experimento foi realizado no Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal de Alagoas, localizado no Campus Delza Gitaí, BR 104 Norte, km 85, Rio Largo - Alagoas, no ano de 1999. Foram avaliados 14 clones da batata-doce, obtidos a partir de sementes botânicas de populações de polinização livre. São eles: CL - 01 CL - 03, CL - 04 CL - 05, CL - 10 CL - 11 e CL - 12.

O delineamento experimental utilizado foi em blocos casualizados, com 14 tratamentos e quatro repetições.   As unidades experimentais foram constituídas por três leiras de 6,0 m de comprimento com 0,30 m de altura cada, com 15 plantas por leira, no espaçamento de 0,80 m x 0,40 m, considerando-se como área útil a fileira central, avaliando-se sete plantas alternadas e competitivas, a partir da segunda.

 

Após análise de solo, procedeu-se o preparo do mesmo, onde foram efetuadas duas gradagens, não foi aplicado adubo químico, visto que o solo apresentou uma boa fertilidade.

            A partir dos 90 dias após o plantio e até à colheita das raízes tuberosas foram quinzenalmente observados os danos causados pela presença de pragas e doenças, anotando-se a percentagem de danos, para avaliação do grau de resistência dos referidos clones de batata-doce. Os resultados obtidos foram submetidos a análise de trilha Cruz (1994).

RESULTADOS:

Observam-se os efeitos das variáveis primárias (DMR, CR e NRC) sobre a variável básica (RRC). O diâmetro médio da raiz (DMR) está bem correlacionado favoravelmente com a variável básica (RRC) e seu efeito direto é alto, mais de três vezes superior ao efeito direto do CR. Sendo, neste caso, a variável que apresenta maior efeito direto sobre a variável básica, sendo a principal causa de variação no seu rendimento. Existe uma correlação negativa entre o comprimento da raiz (CR) e a variável básica (RRC), porém seu  efeito direto é baixo. Quanto ao número de raízes comerciais (NRC), nota-se que está bem correlacionado favoravelmente com a variável básica (RRC), seu efeito direto é bom, mais de duas vezes superior ao efeito direto do CR. Pode-se, entretanto, selecionar para menor comprimento da raiz (CR), entre as raízes da maior diâmetro (DMR).

Nota-se que existe uma baixa correlação entre as variáveis secundárias sobre as variáveis principais. Tal fato evidencia os efeitos não significativos, isto é, a não interferência no resultado do RRC. Ressalta-se ainda que a variável secundária RRNC apresentou correlação negativa considerável sobre a variável primária DMR, valor este que indica que quanto maior for o DMR, menor será a RRNC, o que é desejável.

CONCLUSÃO:

 

                 O diâmetro médio da raiz é o principal responsável pela variação do rendimento de raízes comerciais, visto que apresentou o maior efeito direto no sentido favorável sobre este;

                 A seleção destes clones de batata-doce pode ser feita apenas com os estudos das variáveis rendimento de raízes comerciais, diâmetro médio da raiz, comprimento da raiz e número de raízes comerciais;

                 As variáveis rendimento de raízes não comerciais, peso da parte aérea, resistência à broca do coleto e resistência à ferrugem branca, não apresentaram efeitos significativos sobre o rendimento de raízes comerciais;

            Os clones de batata-doce mais promissores são: CL 13, CL 14, CL 03, CL 09 e CL 06.

 

Palavras-chave: Análise de trilha, Clones , Correlações.