62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
PROFESSOR DE BIOLOGIA E SUA PRÁTICA PEDAGÓGICA: AVALIANDO CASOS E COMPREENDENDO CONTEXTOS
Marcela Santos de Almeida 1
Acácio Alexandre Pagan 2
1. Departamento de Biociências (DBC), Universidade Federal de Sergipe-UFS
2. DBC/NPGECIMA- UFS
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa é parte do projeto Universidade e profissão docente: práticas de ensino (pesquisa e extensão) na formação de futuros professores de biologia, graduandos da UFS, Campus de Itabaiana, que se propõe integrar pesquisa e extensão nas atividades de formação inicial dos graduandos do referido curso. Esse projeto está organizado em duas fases: primeiramente, no contexto das disciplinas de Metodologia de Ensino de Biologia e Instrumentação para o Ensino de Biologia, os graduandos desenvolveram pequenos projetos de pesquisa sobre conhecimento de alguns alunos de ensino médio á respeito de temas da Biologia. Em uma segunda etapa, nas atividades de observação, nos Estágios Supervisionados de Ensino de Biologia, esses graduandos procuraram descrever e analisar alguns episódios de ensino-aprendizagem em escolas de Itabaiana e região. Cada um desenvolveu sua própria análise que foi retratada no relatório de atividades. Assim, neste subprojeto de pesquisa buscou-se fazer uma meta-análise da metodologia e dos resultados obtidos por esses discentes. Através dessa metodologia de ensino pela pesquisa na formação de professores, é possível que os discentes, possam questionar teorias e produzir conhecimentos no processo de sua formação acadêmica.
METODOLOGIA:
Foram realizadas por seis graduandos matriculados na componente curricular Estágio Supervisionado de Ensino de Biologia I, observações em sala de aula baseando-se na técnica de estudo de caso episódico. Essa metodologia envolve uma descrição detalhada de algumas situações que servem como uma ferramenta de ensino que favorece a crítica de casos reais do contexto escolar. Com isso, o professor passa a inserir em sua formação acadêmica a atividade de pesquisa o que poderá refletir positivamente em sua prática em sala de aula. Desse modo, após os estagiários descreverem os episódios de ensino presenciados durante o período de 40 horas de observação, conforme previsto no regimento do estágio, eles selecionaram alguns casos que pareceram mais relevantes e a partir dessas cenas, fizeram uma análise crítica das mesmas. Dessa maneira, os episódios identificados foram traduzidos em problemas de pesquisa. Assim, fizemos uma análise integrada dos principais episódios selecionados por esses graduandos, a partir de uma análise temática dirigida por algumas questões: por que esses alunos as escolheram? Como os dados dos seis relatórios desenvolvidos em diferentes escolas podem ser complementares na tentativa de levantarmos inferências sobre o contexto local da Educação Básica?
RESULTADOS:
Foram elaboradas três categorias: A primeira, intitulada Didática do professor e o processo de ensino e aprendizagem versou sobre responsabilidades e competências dos professores em suas atividades profissionais. A segunda, Organização social da escola versou sobre os critérios de afinidade entre os alunos para formação de grupos, bem como situações de preconceito, mais sob o ponto de vista da sexualidade do que de relações étnicas. A terceira categoria engloba as Perspectivas futuras dos alunos, que se mostrou um importante objeto de investigação a ser relacionado com a motivação dos mesmos, bem como dos professores.
CONCLUSÃO:
Diante dos desafios que se pode encontrar na escola, tanto para o professor, quanto para o aluno, é necessário tomar consciência das possibilidades e dificuldades de cada um, e começar a exercitar alguma mudança de atitudes para criar um ambiente viável para o ensino e a pesquisa em sala de aula. Entende-se que nas atividades de ensino pela pesquisa o mais relevante são os resultados do processo. Com as análises dos episódios foi possível compreender que o olhar do estagiário nas atividades de observação pode dar boas pistas sobre suas concepções acerca do ensino/aprendizagem e do ser professor. Aspectos que pretendemos aprofundar.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Práticas pedagógicas , Professor pesquisador , Metodologias de pesquisa.