62ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 6. Farmacologia - 4. Farmacologia
EFEITO ANTIINFLAMATÓRIO DO ALFA-BISABOLOL EM MODELOS DE INFLAMAÇÃO CUTÂNEA EM CAMUNDONGOS
Gerlânia de Oliveira Leite 1
Mariana Késsia Andrade Araruna 1
Rogério de Aquino Saraiva 1
Irwin Rose Alencar de Menezes 1
José Galberto Martins da Costa 1
Adriana Rolim Campos 2
1. Departamento de Química Biológica, Universidade Regional do Cariri, URCA
2. Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, Universidade de Fortaleza, UNIFOR
INTRODUÇÃO:
Alfa-bisabolol é um álcool sesquiterpeno encontrado no óleo essencial de várias plantas e possui propriedades antiinflamatória e calmante da pele. É um aditivo muito comum em muitos produtos, incluindo cremes, loções, produtos para limpeza da pele, protetores solares, antiperspirantes e maquiagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito antiinflamatório tópico do alfa-bisabolol em modelo de edema de orelha induzido por óleo de cróton e ácido araquidônico.
METODOLOGIA:
O efeito antiinflamatório local do alfa-bisabolol (BISA) foi avaliado através do modelo de edema de orelha induzido por óleo de cróton (OC) ou ácido araquidônico (AA) em camundongos Swiss (n = 6/grupo, 20-30g, ambos os sexos). BISA (35 ou 75mg/mL) foi administrado topicamente (20μL) 60 min antes da administração de 20µL de OC 5% ou (20μL) 20 min antes da administração de 20µL de AA 0,1mg/µL. Passada 1h da administração do AA ou 6h após o OC, os animais foram sacrificados e discos de 6 mm de diâmetro foram obtidos das orelhas para avaliação do edema. Dexametasona (DEXA) 4mg/mL e indometacina (IND) 100mg/mL foram utilizadas como controle positivo. Os dados apresentados são expressos em média ± erro-padrão da média, submetidos à análise de variância (ANOVA), seguidos do teste de Student-Newman-Keuls e considerados significativos quando p < 0,05.
RESULTADOS:
A aplicação tópica de BISA 35mg/ml (0,0097 ± 0,0012*) e DEXA 4mg/mL (0,0046 ± 0,0012***), foi capaz de reduzir significativamente o percentual de edema de orelha induzido por OC, comparado com o grupo controle (0,0141 ± 0,0011). BISA 35mg/mL (0,0048 ± 0,009**) e 70mg/mL (0,0045 ± 0,009**) demonstrou redução significativa no percentual de edema de orelha após 1h em contato com AA, em comparação ao grupo controle (0,0098 ± 0,0014), assim como IND (0,0029 ± 0,0007***). O edema de orelha induzido por aplicação tópica de óleo de croton envolve a ativação da fosfolipase A2, com conseqüente biossíntese de prostaglandinas e leucotrienos. O edema de orelha provocado pelo ácido araquidônico em camundongos desenvolve-se rapidamente e envolve, principalmente, a síntese de PGE2 e TXA4 por ação de COX-1, bem como dos leucotrienos C4 e D4 formados através da via de síntese controlada pela 5-lipoxigenase. Assim, a eficácia antiedematogênica do alfa-bisabolol nestes modelos poderia refletir uma atividade inibidora de enzimas da cascata de inflamação. Porém, outras possibilidades, tais como inibição da lipoxigenase ou interferência com as ações dos prostanóides e/ou leucotrienos pertinentes nestes modelos, necessitariam ser investigadas.
CONCLUSÃO:
Os resultados deste estudo revelam que o alfa-bisabolol possui efeito antiinflamatório tópico in vivo, reforçando o seu potencial terapêutico nas doenças inflamatórias.
Instituição de Fomento: CNPq, CAPES e Funcap
Palavras-chave: Bisabolol, Inflamação, Edema de Orelha.