62ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 6. Química Inorgânica
CARACTERIZAÇÃO DE UMA ARGILA CAULINITA PROVENIENTE DO ESTADO DO PIAUÍ PARA APLICAÇÃO EM CERÂMICA
Rogério Almiro Oliveira Silva 1
Ana Lúcia Nunes Falcão de Oliveira 1
Edson C. da Silva Filho 1
Katiane Cruz Magalhães Xavier 1
Patrícia Santos Andrade 1
Maria Rita de Morais Chaves santos 1
1. Universidade Federal do Piauí/ UFPI
INTRODUÇÃO:
A argila é um material natural formado por partículas cristalinas muito pequenas de minerais chamados de "argilominerais" (ou minerais argilosos). A estrutura de uma argila é composta por partículas de um argilomineral ou por uma mistura de diversos argilominerais. As argilas na presença de água desenvolvem uma série de propriedades devido aos argilominerais, tais como: plasticidade, resistência mecânica a úmido, retração linear de secagem, compactação, tixotropia e viscosidade de suspensões aquosas. A argila caulinita consiste da associação uma folha tetraédrica de sílica com uma folha octaédrica de gibsita ou com uma folha octaédrica de brucita. A argila caulinítica apresenta uma menor quantidade de óxidos fundentes, provocando a formação da fase líquida de modo mais lento e em menor quantidade, possibilitando assim uma densificação mais homogênea das peças, sem deformações. Diante dos aspectos apresentados, o objetivo deste trabalho é o estudo das principais características da argila proveniente do bairro Poty Velho de Teresina - PI, para obter informações sobre suas aplicações na área da indústria cerâmica no Piauí.
METODOLOGIA:
Coletou-se amostras de argilas no bairro Poty Velho, localizado na cidade de Teresina no estado do Piauí, que são utilizadas para confecção de produtos artesanais e na cerâmica. As amostras foram trituradas e peneiradas em uma peneira 0,125 µm de malha para a retirada de maiores partículas, em seguida foram submetidas a um processo de retirada de matéria orgânica pelo método do hipoclorito de sódio. Em seguida, as amostras foram analisadas através da análise Termogravimétrica (TG) e por Difração de raios - X (DRX). A análise termogravimétrica foi realizada em um TGA modelo TGA-2050, fabricado pela TA Instruments, onde a taxa de aquecimento foi de 10 °C/min e partiu-se de uma temperatura de 30 °C até 1000 °C. As análises de DRX foram realizadas em um equipamento da marca RIGAKU-ROTAFLEX com anodo rotatório, utilizando-se radiação monocromática CuKα (λ=1,54056Ǻ) e monocromador de grafite. A plasticidade das argilas foi determinada de acordo com as normas ABNT NBR 7180 (ABNT,1984b) e NBR 6459 (ABNT, 1984c), para a determinação dos limites de Atterberg, que são o limite de liquidez (LL), o limite de plasticidade (LP) e o índice de plasticidade (IP).
RESULTADOS:
Com os resultados obtidos pela TG pode-se observar que ocorreu uma perda de massa dos materiais, observado no intervalo das curvas. O gráfico apresenta um evento que pode ser atribuido à água adsorvida pelo material, em um outro pico é evidenciado a desidroxilação do material, ou seja, a desidratação através da condensação de grupo silanóis. Pela análise de DRX verifica-se que a amostra apresenta picos intensos entre 20º e 22º, entre 25º e 28º e um outro duplo entre 38º e 39º correspondente ao mineral quartzo. O óxido de alumínio existente na argila está em sua maior parte combinado, formando a estrutura dos aluminossilicatos com a caulinita. A argila apresentou valores consideráveis de óxidos alcalinos, que contribuem para a formação da fase líquida. Os óxidos alcalinos terrosos (óxido de magnésio e óxido de cálcio) também podem atuar com fundentes durante a etapa de queima. Os resultados obtidos pelo método de Alttberg confirmaram que a argila apresentou um valor do índice de plasticidade dentro do limite estimado pela ABNT NBR. Nesse caso, a argila apresentou um elevado índice de plasticidade.
CONCLUSÃO:
A argila apresentou uma composição mineralógica constituída de quartzo, caulinita e óxidos que formam os aluminossilicatos, caracterizando assim, a argila como uma caulinita. A amostra apresenta alta plasticidade, e teores de fundentes que proporcionam maior formação de fase líquida. Dessa forma, o estudo das características da argila proporciona importantes estudos na área de cerâmica para o estado do Piauí.
Instituição de Fomento: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - CNPq
Palavras-chave: Argila, Caulinita, Cerâmica.