62ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
NÍVEL DE SATISFAÇÃO COM A IMAGEM CORPORAL DE ADOLESCENTES DO SEXO FEMININO PRATICANTES DE ESPORTES NO CONTEXTO ESCOLAR
Sabrina Lencina Bonorino 2
Maria Cristina Chimelo Paim 1
Daniel Rossi 2
Silvana Zancan 2
Marie Elise Bidinotto 1
Jean Pierre Ávila 1
1. Prof. Dra./ Orientadora - Curso de Educação Física - ULBRA/SM
2. Profª. Graduados pela ULBRA/SM e Especializ. em Educação Física Escolar - UFSM
INTRODUÇÃO:
A insatisfação com o corpo tem sido freqüentemente associada à discrepância entre a percepção e o desejo relativo a um tamanho e a uma forma corporal (ALMEIDA et al., 2005), sendo essa insatisfação bem mais acentuada nas adolescentes. Assim, para auxiliar na compreensão de tal colocação, é necessário analisar o constante desfile de figuras jovens, com corpos esqueléticos ou musculosos apresentados em revistas, cinemas e comerciais. Essa apelação da sociedade, em especial, da mídia, torna muito difícil principalmente para os jovens, considerar a beleza em sua diversidade e singularidade, ou seja, como componente individual, sem se prender a padrões estéticos cada vez mais inatingíveis. Embora, este tema componha-se num objeto complexo para investigações, é provável que a mídia com seus apelos constantes, acabem causando influências sobre os distúrbios na imagem corporal, ou na esfera da alimentação, visto que, ao mesmo tempo em que ela exige corpos perfeitos, muitas vezes estimula hábitos alimentares não-saudáveis. O objetivo do trabalho foi verificar o nível de satisfação com a imagem corporal de adolescentes do sexo feminino praticantes de esportes no contexto escolar.
METODOLOGIA:
A amostra foi composta por 265 adolescentes do sexo feminino, praticantes de Educação Física em Escolas de Santa Maria e região. Todas elas foram escolhidas aleatoriamente e praticam Educação Física regularmente. As adolescentes participantes da pesquisa contribuíram voluntariamente ao responderem o questionário referente ao conhecimento da imagem corporal. Como instrumento de coleta de dados foi utilizado o Body Shape Questionaire (BSQ), em sua versão em português (Cordas & Castilho, 1994). O BSQ é uma escala com 34 itens auto preenchíveis construído para mensurar a preocupação com a forma corporal e com o peso, especialmente a freqüência em que os indivíduos com e sem transtornos alimentares experimentam a sensação de se "sentirem gordos". O BSQ fornece uma avaliação contínua e descritiva em população clínica e não clínica dos distúrbios e graus de satisfação da imagem corporal, que vem sendo avaliada em outros estudos (BOSI et al., 2003). A classificação dos resultados do BSQ é dividida em quatro níveis de interpretação, sendo elas: Satisfação com a auto-imagem corporal; insatisfação leve com a auto-imagem corporal, distorção moderada da auto-imagem corporal, e grave distorção da auto-imagem corporal.
RESULTADOS:
Os resultados encontrados com relação à imagem corporal das adolescentes praticantes de Educação Física escolar mostram que das 265 adolescentes, 33% apresentam satisfação com a aparência de seu corpo; 38% apresentam insatisfação leve com a imagem corporal; 22% apresentam insatisfação moderada da auto-imagem corporal e 7% apresentam grave insatisfação/distorção da imagem corporal. Percebe-se que 29% das adolescentes apresentam insatisfações moderada e grave com sua aparência, um percentual relativamente alto. Assim estar com o corpo em forma atendendo ao padrão de beleza da sociedade é bastante importante para as adolescentes. Atualmente, a forte tendência social e cultural de considerar a magreza como uma situação ideal de aceitação e êxito está influenciando cada vez mais os adolescentes, especialmente as mulheres. Goldenberg (2002) salienta que o culto ao corpo ganhou uma dimensão social inédita e entrou na era das massas, tornando-se uma das características mais marcantes da sociedade contemporânea, já que a aparência funciona como garantia ou não da integridade de uma pessoa, em termos de grau de proximidade ou de afastamento, relacionado ao conjunto de atributos que caracterizam a imagem dos indivíduos em termos do espectro das tipificações.
CONCLUSÃO:
Com posse desses dados poderemos auxiliar os profissionais da Educação Física e de áreas a fins a ter conhecimento do assunto, como abordar o tema com as adolescentes e auxiliar os alunos na construção da imagem corporal, discutir as causas, as conseqüências e os riscos de possíveis transtornos de imagem corporal, valorizando os cuidados a serem tomados que envolvam as transformações corporais. Buscando também atenuar as possíveis psicopatias ou dependência psicológica das atividades físicas ou dietas extravagantes e que os façam conscientizar-se sobre o que realmente é a "busca pelo corpo perfeito" e os caminhos que se devem percorrer para alcançá-lo.
Instituição de Fomento: Prog de Pesquisa Científica e Tecnológica (PROPECT/ULBRA)
Palavras-chave: Imagem Corporal, Educação Física, Esportes.