62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
AÇÃO PARTICIPATIVA NA IMPLANTAÇÃO DO ESGOTAMENTO SANITÁRIO: UMA PERSPECTIVA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Ana Cristina Xavier Leandro de Olivera 1
Ilena Felipe Barros 2, 1
1. Faculdade de Excelência Educacional do Rio Grande do Norte - FATERN GAMA FILHO
2. Profa. Msc./Orientadora
INTRODUÇÃO:
Dentre os recursos naturais ameaçados, a água encontra-se como um problema global afetando países ricos e pobres, sendo os países em desenvolvimento os mais afetados. O crescimento desordenado da população dos centros urbanos reflete no aumento do consumo da água e, conseqüentemente, o aumento de resíduos poluentes que, lançados a céu aberto, origina os esgotos, causando prejuízos à saúde pública e impactos negativos ao meio ambiente. Este trabalho é parte integrante da disciplina Estágio Supervisionado II que tem como objetivo apresentar a intervenção socioeducativa do processo de implantação do sistema de esgotamento sanitário pela Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte - CAERN, no município de Macaíba/RN, com participação e interação da população local, na execução dessa obra. O desenvolvimento deste trabalho é relevante no tocante à sensibilização da população e sua relação com a saúde, o ambiente e a qualidade de vida.
METODOLOGIA:
O projeto estruturou-se no binômio teoria/ prática com os seus objetivos centrados a partir da intervenção de uma melhoria de qualidade de vida. O trabalho exposto se apresenta como proposta desenvolvida nas atividades da disciplina de Estágio Supervisionado II. Sua metodologia é embasada nos pressupostos teórico metodológicos de uma Educação Ambiental de acordo com Mauro Guimarães que nos afirma que os atos individuais terão repercussão no todo sem, no entanto, renegar o poder e a importância também das ações coletivas; aspectos esses complementares a serem considerados em um processo de Educação Ambiental. A intervenção deu-se em dois momentos. O primeiro dividiu- se em duas fases: a) diagnóstico s ócio ambiental na área contemplada com o esgotamento sanitário; b) planejamento para aplicação das metodologias adequadas. O segundo momento houve o agendamento de palestras junto às instituições locais para desenvolver o trabalho de Educação Ambiental junto à comunidade local. Assim, foi planejada a construção de conhecimento sobre a importância do saneamento de esgotos para a saúde humana e ambiental.
RESULTADOS:
As ações interativas sobre a conservação e a preservação do meio ambiente resultaram em benefícios visíveis e significativos para a comunidade local.
CONCLUSÃO:
Diante do exposto, fica claro que tudo que diz respeito ao meio ambiente, está relacionado à vida presente e futura da humanidade. É importante salientar que a questão do esgotamento sanitário se desdobra em problemas reais e tem sido uma preocupação global; estes refletem problemas que afetam milhares de seres e fazem emergir novas formas de contradições sociais como desafios a serem vencidos observando-se que o fator mais eficaz para minimizar a degradação do esgotamento sanitário, está ligado a uma política pública que atenue a contradição crescente entre o capitalismo e o desenvolvimento sustentável, através da educação ambiental para todos.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Esgotamento Sanitário, Ação Comunitária.