62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação
EDUCOMUNICAÇÃO NO BRASIL E NA FRANÇA: DAS PRÁTICAS À FORMAÇÃO DE PROFESSORES.
Doriele Andrade Duvernoy 2, 1, 3
Jean Claude Régnier 2, 3
1. Doutoranda da Université Lumière Lyon 2, França
2. Laboratório Pesquisa: ICAR Interactions, Corpus, Apprentissages, Représentations
3. Ecole Doctorale: EPIC- Education, Psychologie, Information et communication.
INTRODUÇÃO:
Esta pesquisa de mestrado em Ciências da Educação pela Universidade Lumière Lyon 2 foi realizada em duas etapas e concluída em 2008. Na primeira etapa da pesquisa, investigamos as práticas reais de educomunicação (éducation aux médias, em francês) num liceu da cidade de Lyon. Buscamos observar nestas práticas as suas relações com as diretivas do Ministério de Educação e a formação dos professores, visando descrever as práticas de educomunicação num estabelecimento escolar francês. Na segunda etapa, tivemos o Brasil e a França como terrenos de pesquisa. Nosso objetivo foi de observar em que medida a formação dos professores nesses dois países favorecia a integração da educomunicação no meio escolar. No entanto, a formação dos professores em si não é uma garantia para a concretização de práticas, e por isso consideramos as representações sociais dos professores sobre as mídias. Buscamos também entender se estas representações constituíam um freio ou um vetor de mudanças para a integração da educomunicação no meio escolar. A educomunicação visa desenvolver nos indivíduos as competências necessárias à um uso crítico das mídias. A relevância desta pesquisa é dada por considerar os impactos das representações sociais sobre a formação e as práticas dos professores.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi guiada pelo Método Etnográfico. A imersão de quatro meses num liceu nos permitiu, com o uso de questionários e entrevistas, observar as práticas dos professores. Os textos oficiais que constituíram a base das nossas observações e das nossas reflexões foram, entre outros: no Brasil, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/96 ), os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN-1997), e as Diretivas Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Na França, a Lei « d'orientation et de programme pour l'avenir de l'école » (Lei 2005-380 de 23/04/2005), o « Socle commun de connaissances et de compétences » (Tronco Comum de conhecimentos e de competências, de 11/07/2006) e o "Cahier des charges de la formation des maîtres en IUFM" (relativo à formação de professores no Institut Universitaire de Formation de Maîtres). Numa perspetiva descritiva, buscamos conhecer o universo semântico e a organização das representações sociais dos professores sobre as mídias, e identificar as disciplinas da formação inicial dos professores que contribuíriam, segundo eles, à concretização da educomunicação. A amostra final desta pesquisa é composta por 173 professores de ensino fundamental e médio.
RESULTADOS:
Constatamos que neste liceu a educomunicação não é integrada às disciplinas escolares e apesar das iniciativas de certos professores, os obstáculos encontrados são frequentes. Mesmo se a educomunicação é inscrita em diferentes textos internacionais e nacionais, ela não encontra uma vaga legítima neste liceu. Como explicar esta não-integração? Devemos então considerar que a sensibilização dos professores à educomunicação é um fator importante, mas condicionado às condições materiais e à uma formação precisa. O desenvolvimento da educomunicação tem por condição a formação dos professores. Quanto à formação dos professores e as disciplinas que contribuem à concretização da Educomunicação, no Brasil, os professores indicaram as disciplinas que constituem os módulos iniciais, já na França a disciplina "TIC" foi a mais evocada. A representação que os professores têm sobre a sua missão e a missão da escola nos ofereceram pistas para entender a integração da educomunicação no meio escolar. Enquanto que na França, para os professores interrogados, a missão da escola é ligada aos valores da República, no Brasil o caráter social da escola foi fortemente evocado. Utilizamos o programa informático SPAD (Système Portable d'Analyse de Données), que permitiu o tratamento de dados textuais.
CONCLUSÃO:
Através desta pesquisa pudemos mostrar que num estabelecimento escolar preciso, as práticas de educomunicação têm um caráter pontual e que as condições nem sempre são favoráveis. Quando existem recursos materiais, os professores não são formados para usá-los, quando são formados, dizem não ter tempo de concretizar estas práticas. Sobre as condições favoráveis à integração da educomunicação no meio escolar, retemos três: o trabalho militante dos alguns professores, as novas indicações trazidas pelo "Socle Commum de Connaissance et de Competences" (França), e o trabalho em parceria entre os professores e os jornalistas. A educomunicação é uma realidade no meio associativo, mas que busca ainda uma vaga legítima no meio escolar. Em conclusão, podemos afirmar que a educomunicação não é privilegiada na formação inicial dos professores. Vários domínios da formação de professores poderiam contribuir à formar profissionais capazes de promover o desenvolvimento da educomunicação. Alguns instituições propõem módulos no quadro da formação contínua, mas sem uma base nacional, estas ações tem um carater pontual, o que não valoriza a educomunicação.
Palavras-chave: Educomunicação, Práticas de ensino, Descrição etnográfica.