62ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 1. História da Cultura
A CULTURA DO RIO GRANDE DO NORTE NO LÓCUS ESCOLAR.
Annie Larissa Garcia Neves Pontes 1
Marluce Barbosa de França 1
Wallas Jefferson de Lima 1
1. Universidade Potiguar - UnP
INTRODUÇÃO:
O Estudo propõe investigar como ocorre a prática docente da disciplina escolar "Cultura do RN"  no sentido de evidenciar a cultura material e imaterial como elemento que representa o passado e estabelece suas relações com o presente a partir da sua preservação uma vez que documentam a História dos grupos sociais da localidade em que estão inseridos. Diante das adversidades que a educação tem enfrentado, a construção de um conhecimento dinâmico e motivador torna-se um desafio cada vez maior, porém, jamais intransponível. No que diz respeito ao ensino, uma das perguntas mais recorrentes entre os alunos é: para que estudar isso ou aquilo? Essa questão, aparentemente simples, tem as suas raízes fincadas na universidade, onde os debates historiográficos, propulsores de novos conceitos, lançam nas mãos dos novos e inexperientes professores uma vasta gama de conhecimentos que se chocam com a realidade do ensino e médio. A necessidade de trabalhar a cultura do Rio Grande do Norte nas escolas fortalece a relação das pessoas com suas heranças culturais e sua história local, estabelecendo um melhor relacionamento destas com estes bens, percebendo sua responsabilidade pela valorização e preservação da cultura estadual, fortalecendo a vivência real com a cidadania, num processo de inclusão social.
METODOLOGIA:
O estudo se iniciou com a revisão bibliográfica sobre o conceito de cultura assim como ocorre o processo de formação docente nesses conteúdos. A seguir foi efetuada a análise do acervo bibliográfico a respeito da "cultura do RN" utilizada nas escolas do município de Parnamirim. A partir daí o campo de atuação da pesquisa se direcionou para as escolas do município de Parnamirim onde inicialmente  realizou-se entrevistas através de questões previamente organizadas sobre a inserção da disciplina Cultura do RN no currículo escolar com os docentes da mesma, a fim de perceber como tais conteúdos vêm sendo trabalhados nestas instituições de ensino. Foi  norteador do processo de pesquisa a polissemia do conceito de cultura para se chegar à sua compreensão e valorização, num processo contínuo de descoberta.
RESULTADOS:

É preciso, assim, que os professores e agentes educacionais que se envolvam na exploração da cultura do RN, em sua atividade pedagógica, registrem e analisem essas experiências, contribuindo para o aprofundamento de conceitos e do embasamento teórico de sua prática. Após as entrevistas realizadas foi solicitados aos professores da disciplina "Cultura do RN" um pequeno diário de campo sobre suas práticas docentes, tais como os questionamentos dos alunos no decorrer da prática pedagógica. A evolução da pesquisa se baseou num processo permanente e sistemático de trabalho educacional centrado na Cultura potiguar. Posteriormente a esta exploração direta da prática docente referente à disciplina "Cultura do RN", tomada como "pistas" ou "indícios" para a investigação, se recorreram novamente então às chamadas "fontes secundárias", isto é, os livros e textos para a confrontação dos dados teóricos e a realidade do trabalho pedagógico.

CONCLUSÃO:
O aprendizado desse método investigatório é uma das primeiras capacitações que se pode estimular nos alunos, no processo educacional, desenvolvendo suas habilidades de observação, de análise crítica, de comparação e dedução, de formulação de hipóteses e de solução de problemas colocados pelos fatos e fenômenos observados.  O processo educativo, em qualquer área de ensino/aprendizagem, tem como objetivo levar os alunos a utilizarem suas capacidades intelectuais para a aquisição e o uso de competências e habilidades, na prática, em sua vida diária e no próprio processo educacional. Os objetos patrimoniais, os monumentos, sítios e centros históricos, ou a cultura imaterial e natural, são recursos educacionais importantes, pois permitem a ultrapassagem dos limites de cada área/disciplina, e o aprendizado de habilidades e temas que serão importantes para a vida dos alunos. Desta forma, podem ser usados como motivadores para qualquer área do currículo ou para reunir áreas aparentemente distantes no processo ensino/aprendizagem. É importante considerar que o estudo de cultura contribui muito na formação de professores e estudantes, tornando esses sujeitos ativos e conscientes, tornando-os atentos com seu entorno, "no mundo e com o mundo" e exercendo de fato sua cidadania.  
Palavras-chave: Ensino, Cultura, Aprendizagem.